Viver de Construção

Blog sobre Investimentos e Tranquilidade Financeira ...

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

A Matrix Trabalhista x A Tranquilidade Financeira

.
.

Olá amigos e amigas do blog, boa tarde!

Hoje nós falaremos um pouco sobre os efeitos da saída da “Matrix Trabalhista”, e discutiremos detalhes sobre o tema.


Primeiramente, o que é a “Matrix Trabalhista”?

A “Matrix Trabalhista” basicamente é um estado onde muitos da Blogosfera se encontram, e eu mesmo estava, há alguns poucos meses antes desta postagem.


Ela é definida por aquele perfil de funcionário que “veste a camisa da empresa”, que apesar das decepções encontradas pelo caminho se mantêm firme e forte, contra tudo e contra todos, gerando resultados à empresa, colocando a mesma na frente inclusive de aspectos pessoais, como a Saúde, Família, Planos de Vida, etc.

Eu fui um dos defensores ferrenhos deste estilo de vida.

A minha vida sempre foi “Trabalhar, Trabalhar, Trabalhar”, dar o máximo para ser recompensado.

Jovens, esta metodologia deve sim ser aplicada durante os primeiros anos numa empresa! Você tem que se esforçar SIM para ser o melhor, para aprender, para fazer com que seu nome se torne uma marca, mas, somente durante os primeiros anos.

O meu erro em minha Carreira foi não ter mudado a minha postura, ter continuado a ser este “burro de carga”, enquanto pessoas que não faziam a metade do que eu fazia eram promovidas na minha frente.

Num dado momento da sua Carreira, você obrigatoriamente terá que lidar com a mudança que vivo neste momento, que é justamente impor limites sobre o quanto você conseguirá entregar, justamente para ter mais tempo para lidar com os aspectos gerenciais.

Eu não tenho mais a mínima vontade de lidar com questões técnicas. O meu foco são as questões gerenciais.

A minha luta agora é justamente conseguir incluir na minha equipe de projetos um recurso para ser meu assistente: Enquanto eu participarei das reuniões globais, definição dos requisitos alto nível, esta pessoa será meu braço direito, resolvendo as questões técnicas e cotidianas sob a minha supervisão.

E eu tenho sido bastante chato neste ponto: Em toda reunião gerencial com meu Gerente (e com a ciência de meu Diretor) eu deixo claro que o nível de atividades esta muito alto e eu preciso de um recurso.

Espero que eu consiga.

Será também uma forma de lidar com a parte gerencial que quero, pois, é diferente você ter um recurso dedicado, respondendo a você, do que recursos de projeto, que respondem a você naquele projeto, mas ainda possuem os seus respectivos chefes fora do projeto.

Tenho sempre que agradecer de, até estes citados 30 anos de minha vida, eu ter conseguido gerenciar meus Projetos Empreendedores, fora empresa, pois foram eles que me fizeram chegar aos números atuais.

Eu tenho plena convicção de que, mesmo mergulhado na “Matrix Trabalhista” eu consegui sobreviver e criar um Patrimônio muito bom para as minhas condições justamente por ter realizado estes projetos externos, o Empreendedorismo Parcial.

E eu continuo fazendo mais grana com meus projetos externos, com as Construções, Projetos Digitais, e Outros Projetos, do que com meu Salário.

E o resultado disto é: Preguiça. Desânimo de me esforçar tanto.

É um pouco difícil se esforçar sabendo que você ganha mais do que o seu Salário com a reaplicação de seu Patrimônio.

Qual é a minha motivação diária?

O que eu devo priorizar? Meus Projetos ou meu Trabalho? Se eu ganho mais em Meus Projetos ...

Claro, continuo sim esforçando bastante.

Semana passada fiz “hora besta” (horas extras sem recebimento devido ao meu “Cargo de Confiança”).

.
.

Vou entregar com excelência os projetos que estão sob minha gestão, sim, atenderei bem meus clientes.

Mas, aquela vontade de trabalhar aos sábados, domingos, para entregar com excelência, qualidade, rapidez, estas, se foram.

Pensem comigo: Para que me esforçar de forma descomunal, se, no final das contas a pessoa que será promovida será aquela que não conseguiu entregar todos os resultados, mas conseguiu ter um bom relacionamento com vários gerentes e setores da própria área e das demais áreas da empresa.

Eu já atingi a etapa chamada Tranquilidade Financeira.

Só de ter atingido esta etapa na minha vida, eu já digo: Valeu a pena.

E quem esta ainda na fase de acumulação, que acha “poxa, falta tanto ainda”, pense que: O caminho é árduo, mas, quando você chegar neste ponto de apoio chamado Tranquilidade Financeira, você saberá que seu caminho rumo à Independência Financeira estará mais tranquilo.

Se eu for demitido agora, minha Renda Passiva cobre três vezes as minhas despesas mensais (contas de padeiro).

Se ocorrer algo ruim e a renda reduzir 50%, ainda assim consigo quitar todas as minhas dívidas mensais e viver de forma tranquila, lógico, sem luxos, mas, alimentando, saindo, viajando para cidades próximas, etc.

A demissão traria mais renda, pois tenho bons valores a receber pelos anos trabalhados.

Capital da última casa vendida entrará neste mês (assim espero), e será mais um complementar à renda (este caberá uma postagem, pois, não sei se aplicarei em FIIs ou se deixarei em TD Selic, caso opte por construir novamente, vamos ver).

Mas, eu sei que meus gastos são estes menores agora, mas duplicarão em poucos meses, pois sempre digo que pretendo ter filhos.

Então, ainda falta um bom caminho pra mim ...

Promoção já não vale tanto como antes ...

Continuarei sim trabalhando, mas agora não mais na “Matrix Trabalhista”.

Um abraço e até a próxima postagem!

.
.

VDT – VIVER DE TRABALHO?

43 comentários:

  1. Legal VdC, para quem tem espírito empreendedor é por aí mesmo! E para quem não tem, o negócio é trabalhar ma Matrix trabalhista por um tempo e ir guardando parte do salário, investindo corretamente e sair dela o mais rapidamente possível. Fiz esse percurso de 1998 a 2010. E aí é só curtir a tranquilidade financeira rsrs

    Abraço e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Andre,

      Estou perseguindo este caminho que voce trilhou, e se Deus quiser chegarei la.

      Se eu encaixar nesta etapa uma funcao empreendedora que gere metade do meu salario com perspectivas, da pra arriscar e quem sabe pendurar as chuteiras da CLT rs.

      Valeu, abraço

      Excluir
  2. Quando eu vejo um post novo do vdc eu logo penso... lá vem o sofrido do cara chorar na blogosfera por causa do trabalho dele kkk
    Ta ficando chato seu blog, a cada 10 postagens que você faz, 9 é sobre o seu sofrimento no trabalho e a sua falta de tempo, ta muito repetitivo! Sempre o mesmo assunto.
    Deveria mudar o nome do seu blog para "Viver de reclamação" ou "Viver com falta de tempo" ou então "Viver sem ser promovido" ou ainda "Viver de indecisão". Poxa cara você escrevia muita coisa inspiradora
    Desejo uma onda de criatividade pra você nos próximos posts, e pare com isso, engole o choro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste post eu nem chorei.

      Meu blog é taxado de chato desde a primeira postagem, o que é extremamente normal, afinal, enriquecer leva tempo e é chato pra cacete.

      Que choro é este que nao entendi, to focado nos meus projetos externos que aumentaram significativamente minha renda.

      Sua interpretacao de texto falhou nesta.

      Os proximos posts terao mais assuntos, a minha vida é chata mesmo. :(

      Valeu

      Excluir
  3. É complicado lidar com o mundo corporativo. Toda sua profissão tem sua particularidade, mas a do mundo corporativo é bem peculiar. Você tem o luxo de ficar o dia inteiro na frente do computador, em um escritório caro, com estrutura muito boa. Mas a pressão é constante, as metas são infinitas, e as pessoas são robozinhos. Dá vergonha reclamar, quando você pensa que do outro lado da rua tem um pedreiro trabalhando no sol ou então um médico no hospital mais próximo fazendo um turno de 20 horas e salvando vidas.
    O certo é descobrir uma maneira de ter prazer no que você faz. Arrumar um jeito de fazer seu trabalho te agradar, seja mudando de área ou então estipulando metas próprias para deixar a coisa mais divertida.
    Espero que consiga seu recurso, se isto é o que realmente vai te fazer feliz. Mas saiba que um recurso representa mais responsabilidade e mais preocupação. É o equivalente de ter um filho no mundo corporativo, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola FC,

      O que me deixaria feliz hoje: Nao ter emprego, ter capital separado para gerenciar apenas as minhas obras. Poder ir na hora que eu quiser vistoriar a obra, fazer como ja faço toda a gestao online e via telefone.

      Ir pra academia 08.30 da manha sem hora pra voltar.

      Ir andar atoa no shopping a tarde pra comprar uma casquinha de 1,50.

      Viajar pra cidades proximas durante a semana, enquanto todos trabalham.

      Ir pra cachoeira durante a semana.

      Ir pra um clube durante a semana.

      Este é meu objetivo de vida com a minha familia hehe.

      Foda é isto que voce disse: Alguns matariam pra estar na minha vaga.

      Abraço

      Excluir
  4. Concordo com o Anon, vc é muito chorão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao chorei neste texto.

      Se continuar assim vou criar o blog do choro .com.br.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. VDC com relação ao "choro" entendo quando criticam pq as vezes soa como se vc ganhasse mal ou não tivesse nenhum tipo de valorização profissional. Pelo que leio eu não acho que isso aconteça, acho sim que vc poderia ter sido promovido como diz mas tbm vc se mostra um cara forte, compenetrado que venceu esses desafios.. as injustiças que tem por aí dentro das empresas..
    Vc é bom cara, tanto que já chegou num patamar sensacional pra idade que tem, sem ajuda de ninguém começando do zero..

    Uma coisa de coração que acho que vc não deveria falar é que aporta pouco.. que é o "pobre" da blogosfera.

    A maioria do público do blog com toda certeza nunca fez um aporte igual ao seu.. aliás sonha com isso..

    Claro que devemos ter ambição, mas não fica nessa neura, imagina pra mim então que estou com quase 30 e um montante acumulado de 100 mil ainda..

    Não dá pra ficar se comparando o tempo todo assim.. eu penso que ainda tenho mto pouco, que precisarei lutar mto, mas ao mesmo tempo eu olho em volta no meu círculo de amizade, família e me sinto um vencedor.. Não conheço ninguém próximo a mim que tenha juntado esse montante que tenho hj do zero, o seu então nem pensar.. e se vc olhar ao seu redor vai ver que TBM não tem, ou se tem são raríssimos.. Não é da cultura do brasileiro fazer o que fazemos, buscar o futuro como fazemos.. Todos da blogosfera são de uma forma especiais..

    Vc já ganhou o jogo, só ter calma.. teu 1mi daqui alguns anos vai virar 2..3..5 Mi

    Então se considere um vencedor como vc é! Aliás todos nós pelo simples fato de não estarmos nessa Matrix consumista..

    Parabéns pelo blog que adiciona coisas tão legais pra todos nós leitores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anon,

      Comparado aos “milionários” sim, meu aporte é super baixo. Gostaria de aportar 20K mensalmente ... Minha realidade é bem abaixo, mas realmente meu aporte é bom.

      Sempre fui muito cobrado pelos pais, talvez seja este o motivo, eu me cobro demais mesmo, corro muito atrás pra melhorar as coisas e chegar à IF.

      Realmente família e amigos nos dão esta sensação. Quando a coisa aperta, lembro disto, lembro que tenho saúde, e volto a animar.

      Todos nós da Blogosfera, mesmo os leitores, somos vencedores, por termos dado o primeiro passo: A sabedoria de sair da Matrix.

      Valeu cara, comentários como o seu animam a manter o blog! Obrigado mesmo, de coração.

      Sucesso pra nós!

      Abração

      Excluir
  7. Fala VDC,

    Estou na mesma, demorei para largar o osso e perdi boas oportunidades. O mundo deu algumas voltas e fiquei por cima, agora tomei uma porrada e estou por baixo de novo.

    Ainda estou longe do milhão, mas como ainda sou novo vou trocar de empresa assim que surgir a primeira oportunidade.

    Vou seguir a abordagem mencionada de focar nos primeiros meses e depois empurrar com a barriga.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PN,

      Tá sumido! Desejo sucesso cara.

      Pra quem entrou e é novato, tem jeito não: No mínimo 2 a 3 anos de trabalho com excelência pra seu nome virar uma marca.

      Pra quem precisa aportar e receber promoção, tem que fazer isto, mas também deve ser feito todo o marketing profissional (o que eu não fiz).

      Abração

      Excluir
  8. VDC, não sei se você sabe, mas tá cheio de exemplos por aí, se por algum motivo você sair da empresa, tenha anotado essas horas, pois não existe cargo de confiança em que você é "obrigado" cumprir horário e o principal, todo cargo de confiança é obrigatório você ter autonomia e gestão, não é o seu caso, aliás na área de TI é muito comum isso. leia esse link:https://medeirosadm.jusbrasil.com.br/artigos/173926384/artigo-62-da-clt-cargo-de-confianca e mais esse: https://capitalsocial.cnt.br/cargo-de-confianca/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, bem comum Anon, você esta certo.

      Mas, pra ser sincero, não conseguiria acionar uma empresa que sempre foi correta comigo, sempre pagou em dia, nunca faltou 1 centavo do meu salário.

      A valorização é uma coisa, promoções, mas nesta parte é uma empresa muito correta.

      Abraçaõ

      Excluir
  9. Chamar uma PESSOA de "recurso" é resquício da matrix trabalhista/carreirista.
    Não sou hater, faço essa observação para que você reflita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em gestão de projetos, pessoas são consideradas um recurso. Nada pessoal.

      Excluir
    2. Obrigado CF.

      É isto mesmo.

      Eu tambem sou um recurso.

      Pessoal de TI é o unico que nao tem clientem tem usuario kkkk.

      Recurso é normal de ser usado, nada pessoal como bem disse o CF.

      Alguns termos eu uso mas esqueço que nem todos sao da area, isto é importante esclarecer.

      Obrigado Anon e CF

      Excluir
  10. "São Paulo
    5:03 da manhã sinto a ferrugem, telefone continua calado.
    Chego em casa tomo meu wisky e alimento mais a minha solidão
    O gosto amargo insiste em permanecer no meu corpo
    Corpo...corpo...está nú...
    Gelado com o peito ardendo, gritando por socorro, preste a cair do 14º andar...
    A sacada é curta, o grito é inevitável...
    Eu vou acordar o vizinho, eu vou riscar os corpos, eu vou te telefonar...
    E dizer que eu só preciso dormir..."


    Tanta gente hoje descansa em paz
    Um rock star agora é lenda
    Esse flerte é um flerte fatal
    Esse flerte é um flerte fatal
    Que vai te consumir
    Em busca de um prazer individual
    Esse flerte é um flerte fatal
    É sempre gente muito especial

    Muita gente já ultrapassou
    A linha entre o prazer e a dependência
    E a loucura que faz
    O cara dar um tiro na cabeça
    Quando chegam além
    E os pés não tocam mais no chão
    Esse flerte é um flerte fatal
    Esse flerte é um flerte fatal

    Esse flerte é um flerte fatal
    Esse flerte é um flerte fatal
    Esse flerte é um flerte fatal
    Esse flerte é um flerte fatal

    Esse flerte é um flerte fatal
    Esse flerte é um flerte fatal
    Esse flerte é um flerte fatal
    Esse flerte é um flerte fatal

    Quanta gente já ultrapassou
    A linha entre o prazer e a dependência
    E a loucura que faz
    O cara dar um tiro na cabeça
    Quando chegam além
    E os pés não tocam mais no chão
    Esse flerte é um flerte fatal
    Esse flerte é um flerte fatal

    Esse flerte é um flerte fatal
    Esse flerte é um flerte fatal
    Esse flerte é um flerte fatal
    Esse flerte é um flerte fatal

    Esse flerte é um flerte fatal
    Esse flerte é um flerte fatal
    Esse flerte é um flerte fatal
    Esse flerte é um flerte fatal

    Esse flerte é um flerte fatal
    Esse flerte é um flerte fatal
    Esse flerte é um flerte fatal
    Esse flerte é um flerte fatal

    Flerte fatal
    Flerte fatal
    Flerte fatal
    Esse flerte é um flerte fatal

    Ira - Flerte Fatal

    ResponderExcluir
  11. Olá VDC,

    Como você já tem renda passiva suficiente, acredito que você deveria fazer o que você gosta.
    Por que o medo de pedir demissão?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala CI,

      A renda ainda não é suficiente ... Depende muito de mim a minha renda passiva, e não me sinto preparado ainda pra tentar arriscar, este é o problema maior.

      Meu medo é: Chutar o balde e depois não encontrar uma oportunidade e salário iguais.

      Vou segurando a onda e aportando ao máximo, até chegar a minha hora, mas vai demorar ainda ...

      Só as casinhas podem me salvar, tenho que voltar a focar nisto! Um emprego que eu realmente gosto, eu mesmo gerenciando minhas obras.

      Abração

      Excluir
  12. VDC, vejo a Matrix trabalhista, como um caminho a trilhar para conseguir a liberdade financeira.

    Post bacana!

    Abraço
    Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bagual,

      Sim, a Matrix Trabalhista é necessária: Através dela consegui o capital da primeira obra ... E continuo recebendo salário e aportando. Ponto.

      O problema é a fase que vivo: 30 anos, com este número mágico 1M de patrimônio total (incluindo o imóvel onde moro), cheio de ideias e com a mente dizendo: “Não te valorizam, saia e vá buscar seu próprio caminho. Você é bom” ...

      Este é o problema que tento resolver ...

      Abração

      Excluir
  13. VDC, o pensamento de que ser mandado embora seria uma boa é uma ideia ruim, pois tem-se a impressão que vai receber um bom dinheiro, mas se ficar mais 6 meses no trabalho vai acabar recebendo o mesmo dinheiro como resultado do trabalho.
    O que você tem que fazer é encontrar formas de demonstrar valor para a empresa. Dá uma lida no livro "Tão Bom Que Eles Não Podem Te Ignorar". Talvez você encontre o prazer naquilo que você é realmente bom e com isso passe a ser mais valorizado pela empresa.
    Quando você é realmente valorizado, mais você quer ignorar a empresa e mais ela quer você, pagando por isso. É paradoxal, mas este é o caminho.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá EI!

      Sim, mas neste caso eu digo que seria bom por receber o montante E tocar meus negócios próprios. O ruim seria se os negócios próprios não prosperassem, aí sim eu estaria numa situação mais difícil: Com renda passiva cobrindo os gastos, mas com margem baixíssima e com aporte reduzido.

      Minha situação atual: Como sou um dos “melhores” no que faço, me colocaram para coordenar os 3 piores projetos, os mais críticos e importantes, mas que não vejo tipo meu diretor perguntando como esta, demais gerentes ... Sei não, acho que é importante só pra me fazer trabalhar mais, sei lá.

      Eu gostaria de ter maior valorização. Entrego bons resultados. Talvez falte o marketing mesmo citado, mas, cheguei num ponto que até com estas tentativas de marketing eu desanimei, sinceramente.

      Obrigado pela dica do livro e pela sua experiência transmitida neste comentário, sempre ajuda muito mesmo!

      Abração

      Excluir
  14. Sinceramente VDC, você não tem do que reclamar. Você já venceu.

    Com o seu aporte absurdo você será multimilionário, não importa o que aconteça. Como você falou mesmo que você seja demitido e jamais consiga um emprego novamente sua renda passiva é bem maior do que os seus gastos mensais o que permitiria vc continuar aportando e ficando cada vez mais rico.

    Sinceramente, vc deve parar de reclamar. Foda-se se esses caras serão promovidos e trabalham menos do que vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não venci ... Falta muito!

      Cheguei a este patamar, mas, minha renda “fixa” do salário ainda é baixa, e não dá pra confiar na minha renda passiva atual, que varia bastante.

      Este aporte também é renda excepcional ... Meu aporte “real” hoje seria algo em torno de 8K com reinvestimento (o que ainda é bastante coisa pra mim).

      Se eu pegasse toda a minha renda e colocasse em renda fixa ou poupança, daria sim pra pagar todas as minhas contas, mas o aporte seria minúsculo ... Preciso dobrar a renda passiva ou o patrimônio ...

      Abraço

      Excluir
  15. Digamos que você trabalhe 8 horas nos seus projetos e 8 horas no seu trabalho.
    Tenho a impressão de se você trabalhar 16 horas em um OU outro, você não vai receber o dobro do que já recebe pelas 8 horas atualmente trabalhadas. Na minha opinião, continue focando nos seus projetos, trabalhando o previsto, e pelo qual é remunerado, nas suas 8 horas de empresa, nem mais, nem menos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não daria certo amigo, visto que muitos dos meus projetos externos poderiam ser melhorados justamente se eu usasse o tempo do trabalho CLT, ou seja, poder ter reuniões com potenciais clientes, visitar lotes, casas, obras, pesquisar em campo.

      Tudo que eu tento acaba sendo improdutivo por fazer pesquisando em computador, e as melhores oportunidades em imóveis se encontram pessoalmente, pesquisando no próprio local.

      Por enquanto sim, continuo focado aqui no trabalho mesmo, tem jeito não.

      Abração

      Excluir
  16. VDC,

    Triste porque a renda caiu 23 reais é foda hein rs .. com esses FIIs voando ai por 2 anos ....

    Vamos que vamos ... fiis deram outra puxada forte pra cima né? Dei uma olhada no BBPO e no HGBS ... mas infelizmente ou felizmente .. não estou posicionado em fiis .. só em ações ..

    Eu não sei cara .. eu descobri há uns anos atrás que tinha q ter um bom emprego afinal de contas não queria ficar tendo que viver no aperto .. então no começo vc sai moendo .. trabalhando . .correndo atrás .. tenta se antecipar .. porém.. chega um certo nível da sua vida .. como eu estou por ex.. casado com uma filha q fez 1 ano há pouco .. q não dá pra priorizar trabalho...

    Eu sou o mesmo cara dedicado, sério, onde o cliente me vê com boa postura, competência .. mas hj escolho minhas alocações mais tranquilas ... do q ficar pensando em grana... se tiver que viajar 1 semana e não ver minha filha ..eu entro em parafuso hehe ..

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Rodolfo,

      Sim, assustei.

      Em tempo, fechei posicao em HGBS ... So nao fico triste pois reapliquei em outros FIIs que tambem dispararam rs. A queina de caixa do HGBS ta muito forte, mais que HGRE e HGLG ... Ai optei por sair ate o aluguel real vir a tona.

      Rodolfo, com excecao da sua filha, somos identicos nesta descricao.

      O problema é que logo agora que decidi priorizar menos o trabalho, me colocaram nos projetos mais chatos e complexos, com poucos recursos ... Tenho que me desdobrar.

      Tambem detesto ter que viajar a trabalho atualmente ...

      Abraçao

      Excluir
  17. BVC

    Veja, concordo em grande parte com a sua visão. No entanto, o que concordo em grande parte com a sua visão. No entanto, o que presencio hoje É uma geração que não deseja se esforçar, acredita que três ou quatro meses de trabalho já são suficientes para mostrar o potencial, e que não tem comprometimento com a empresa.

    Percebo também que muitas empresas não fazem a leitura correta de seus funcionários. O que quero dizer aqui é que há um enorme contingente de pessoas mal preparadas e que são colocadas em cargo de gestão. Eu atribuo estou em parte a um despreparo da direção, bem como de cursos formadores muito fracos: cá entre nós, na administração de empresas entram diversas pessoas de baixíssimo nível de estudo.

    A parte que concordo contigo e que muitas vezes o bom funcionário, aquele comprometido, deve se mostrar mais atuante e fazer auto propaganda. Do contrário, aquele Zé mané que só quer aparecer é que vai ganhar A promoção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Guardiao,

      A geraçao Y sai da faculdade e ja quer ser gerente.

      Meu caso: Mais de 10 anos de experiencia.

      Notas altas, entregas excelentes, mas com pouco tempo para mostrar o que faço, me vender.

      Resultado: Mantenho meu emprego, sou considerado excepcional, porem resultados em promoçao nao vejo, infelizmente.

      Abraço e grato pelo comentario, sua experiencia agrega muito aqui

      Excluir
  18. Vejo muita gente aí te chamando de chorão e que você só reclama. Mas discordo e me identifico com você. E assim como você reclamo muito, pois por anos fui burro de carga mas a promoção sempre foi para o amigo do chefe, para o puxa saco... Enfim, e reclamar é do ser humano, e apesar de reclamar, sempre corremos atrás e não ficamos de braços cruzados.

    Tô passando por uma fase difícil, problemas particulares, mas sigo firme e batalhando e buscando o melhor. Ainda não estou no mesmo nível que você de receber uma renda passiva tão boa, mas um dia chego lá.

    Abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola PDC,

      É isto ai. Reclamamos mas continuamos gerando resultados, pelo menos sabendo da verdade.

      Para tudo na vida ha um jeito, uma soluçao. Torço para que de tudo certo amigo, e se precisar de ajuda mesmo que virtualmente voce tem a mim e os amigos da blogosfera.

      Abraçao

      Excluir
  19. VDC
    Durante muito tempo tive a mesma postura que vc, "putz, sou o melhor no que faço mas não sou promovido". Mas ser[a que a impressão que vc passa para os chefes e clientes internos é a mesma que tem de si próprio?
    Demorei um tempo para perceber que a realidade que criamos na cabeça pode ser muito diferente do que as pessoas percebem.
    Tive a sorte de ter um chefe que um dia me disse: vc precisa trabalhar para mudar a percepção que as pessoas tem de você.
    No ambiente corporativo, vc cria uma identidade nas interações com o grupo de pessoas que mais trabalha e, para uma promoção, com o grupo de pessoas que te avalia. Vc pode coçar o saco o dia inteiro, mas se de algum jeito conseguir entregar um resultado "na média" mas influenciar o seu "público alvo" (os que te avaliam)nos momentos que está com ele, e fizer isso de forma consistente, vai ter chances de entrar na lista de promoções. Infelizmente essa é a real, que aprendi a duras penas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Samurai,

      Acredito que sim, pois esta afirmaçao de que sou o melhor no que faço vem dos proprios gerentes e diretor, mas isto so me "ajuda" q receber as tarefas mais complexas, e assim nao tenho tempo de mostrar resultados ou de fazer politica, logo no fim do ano quem é promovido é o mediano que fez politica, e eu fico na fila, para o proximo ano, e o ciclo se repete.

      Estou buscando mudar esta percepçao, mostrar que eu posso ser mais, posso gerenciar uma area ao inves de gerenciar apenas recursos de um projeto.

      Mas, diante das responsabilidades e elevado nivel de atividades, quase nunca consigo.

      Obrigado pela dica, seus textos sempre agregam muito.

      Abraçao

      Excluir
  20. Também pretendo ter filhos, mas só depois dos 40.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola. Eu pretendo ter filhos em 2 a 3 anos no maximo. Bem antes dos 40 para aproveitar mais.

      Abraço

      Excluir
  21. Olá!

    VDC, você já disse que mora num apartamento próprio e também já disse ter vontade de ter uma baita casa. Por que você não constrói uma casa pra você? Prefere AP (casa é apenas uma ilusão)? Se fosse começar tudo de novo hoje, compraria um imóvel ou faria somente investimentos? Grato.

    Ps.: encontrei um site/blog que parece que ter sido escrito por você
    https://www.financiamentoeconstrucao.com.br/

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Anon,

      Se começasse hoje minha primeira compra seria um imovel, como fiz, mas primeiramente juntaria ao menos 60 a 70 por cento do valor de compra.

      Tenho muita vontade de ter uma casa, ter cachorro maior novamente, area com churrasco, quem sabe uma piscina, mas, isto acabaria com todo o patrimonio e eu voltaria a depender do salario.

      Construir uma casa seria uma opçao se eu mudasse para a cidade onde construo e vivesse de construcao, a principio descartado isto, pelo menos por agora.

      Vou ler este site, obrigado pela dica.

      Abraçao

      Excluir

Olá caro leitor! Responderei brevemente! Algumas vezes não recebo a notificação de novos comentários em postagens anteriores a 5 dias, caso não veja seu comentário, me avise pela postagem mais recente, tá bom? Um abraço e obrigado! Viver de Construção

Anúncio Google:

Pesquisar no Blog ...

Postagens Populares ...