Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Sobrevivi ao Circuit Breaker da Bolsa de Valores - "Perda" Mínima e Oportunidade nos Fundos Imobiliários

.
.

Olá amigos,

Como sempre, devendo respostas nos posts anteriores (responderei a medida que tiver tempo e agradeço a participação de sempre).

Eu quero falar algo rápido baseado nesta imagem aqui:


Não analisei Fundamentos da Cemig (CMIG4) para dizer se é uma boa empresa ou não, mas, ela foi uma ação que me chamou a atenção com a queda vertiginosa de 43%, na mínima de ontem (fechou com queda de uns 20%).

Que me perdoe quem discorda, mas, a Metodologia Bastter para o histórico Circuit Breaker de ontem, mais uma vez provou ser a melhor a melhor amiga do pequeno investidor.

Quem seguiu os seus conselhos (e os meus inclusive), não fez nada na bolsa de valores.

Em dias assim não é bom vender nada, e muito menos fazer ‘trade’.

Se eu tivesse dinheiro ontem, teria feito a festa (isto me mostra a importância de ter uma reserva líquida aplicada para este acontecimentos).

O que eu fiz? Foquei no meu Trabalho! Não tenho nada a fazer, sigo comprado e feliz com meus Fundos Imobiliários.

Comecei o dia tomando uma benga enorme de prejuízo, acho que chegou a uns R$ 14.000,00 na manhã.

Mas, após, o mercado ficou menos volátil e acabei fechando com perdas estimadas em R$ 5.800,00.

O meu título ontem foi um pouco apelativo, meio que uma brincadeira mesmo.

Neste momento, olhei rapidamente, e este “prejuízo virtual” já foi reduzido para uns R$ 3.800,00 a R$ 4.200,00.

Ou seja, menos de um mês de aporte ...

Ou dois meses de rendimentos e mais um pouco ...

Por que este “prejuízo virtual” não afeta em nada?

.
.

Os prédios continuam de pé.

Os juros continuam sendo pagos.

E a renda continua sendo creditada em minha conta mensalmente.

A mensagem mais importante é: Não importa se eu tenho 200 mil ou 300 mil em Fundos Imobiliários.

O que importa é a renda passiva que eles nos repassam.

O que você preferiria?

Ter 300 Mil em Fundos Imobiliários, com renda de R$ 2.400,00 mensais.

Ou ter 270 mil em Fundos Imobiliários, com renda de R$ 3.100,00?

Eu preferiria a segunda opção, pois meu foco é: Renda Passiva.

É a Renda Passiva que me possibilitará trabalhar exclusivamente com Construção.

Um Salve ao Bastter e time, um professor para os pequenos investidores ... O gráfico esta aí.

.
.


 Um abraço,

VDC – VIVER DE CALMARIA

29 comentários:

  1. Tudo bem que o Bastter é um expoente conhecido que defende a tese de "comprar boas empresas e não se preocupar com as oscilações do mercado", mas, cá entre nós, isso é o básico, o arroz com feijão pra quem quer investir a longo prazo na bolsa.

    Sinceramente, quem vendeu ação ontem no desespero, não pode ser chamado de outra coisa senão burro.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor,

      A maioria faz isto. Eu mesmo ja fui um destes medrosos, que vendia a qualquer preço no panico.

      Esta parte de nao girar patrimonio e parar de basear tudo em preço é valida por este motivo.

      Um abraço

      Excluir
  2. a unica coisa que fiz foi comprar com desconto kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk boa Veterinario.

      Sorte sua.

      Eu nao tinha dinheiro kkk

      abraçao

      Excluir
  3. Alguem possui XPGA11 na carteira, ela sumiu da minha conta na corretora, acredito q esteja relacionado a incorporação pela Maxi Renda e deve voltar pra minha carteira com algumas modificações e até talvez em outros títulos, nao entendi bem, mas ainda assim fiquei meio preocupado, tenho 10 cotas desse titulo, nao é pouco dinheiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AB,

      Xpga foi incorporado pelo MXRF.

      A diferença em dinheiro sera creditada em sua conta.

      Voce tem MXRF tambem? Eu tinha os dois e mudou tudo ... mas ta tudo certo.

      Abraço

      Excluir
  4. Ao contrario viver Bastteretes compram no topo sem margem de segurança alguma " Afinal preço não importa".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, os seguidores da religião bastter - o que acontece ali é um culto religioso voltado à adoração do Bastter - tão tudo com BBAS3 a R$33,00 e CEMIG a R$20,00, desde de 2013. Claro, que tem CEMIG desde de 2013 não aproveitou pra comprar quanto esta estava abaixo de R$5,00, afinal, o Bastter System tava mandando comprar a ação na qual o investidor tinha menos dinheiro aplicado - menos dinheiro aportado, pq a rentabilidade do ativo não importa. Então, se você tinha R$1.000,00 em CEMIG a R$5,00 e R$950,00 em ABEV3 a R$18,00, a resposta do guru era óbvia: comprar ABEV3!

      Parece que temos um Sherolki Romes aqui!... Essa lógica é clara e linear.. SQN
      Renato

      Excluir
    2. Mestre,

      A metodologia se aplica a maioria ... Nem todos tem o conhecimento que você, que faz jus ao apelido Mestre rs.

      Tem muito seguidor bastter modinha, concordo, mas tipo, eu por exemplo, nao que eu siga estritamente o que ele fala, mas, depois que eu percebi que precisamos de tempo e nao ficar comprando e vendendo, meus investimentos começaram a dar fruto.

      Ações boas podem virar ações ruins ...

      Anon,

      BBAS = Continuam recebendo dividendos

      Cemig = Ja foi boa, hoje é bem meia boca.

      Eu nao uso bastter system ... Mas ele nada mais é do que, você define quais são seus ativos e carteira, aquele que caiu, ele manda comprar.

      O problema disto é: Se o ativo começar a cair pq ficou ruim, vc vai começar a colocar dinheiro no que esta ruim (isto é uma falha no meu ponto de vista).

      Abraçao

      Excluir
  5. Isso é fato só que.... será que não vem mais delações por ai? kkkkk

    Bom mesmo não é só não vender no pânico, bom e comprar no pânico mas mesmo com as quedas de ontem ainda tem muito papel com preços bem esticados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BPM,

      Parece ate estranho o que vou dizer, mas, se viesse uma queda desta no dia do aporte seria maravilhoso kkk (e olha que preço nao importa :) ).

      Ajudou demais esta queda, mas ta voltando tudo.

      Minha carteira ja voltou ao normal.

      Abraçao

      Excluir
  6. Construção, estou pensando em inventar um novo idioma! O que acha disso? Um idioma que seja baseado no português, espanhol, italiano e um pouquinho do francês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ideia muito boa, cara!
      Me procure que eu vou financiar essa ideia.
      Qual o capital inicial? Estou disposto a injetar R$100.000,00 na fase inicial.
      Ninguém nunca fez isso! Nem o J.R.R Tokien e muito menos o Marc Okrand... aliás, por que esses nomes me vieram à cabeça agora? maluquice, né?

      Excluir
    2. Cara, que doidera.

      Mas, tipo, pra que?

      Eu pensava que idiomas nasciam numa faixa de terra, regiao, vai criar assim do nada?

      Conta mais ai, quem sabe rs.

      Abraçao

      Excluir
  7. EXCELENTE POST!!
    E PARABENS PELO BLOG!
    CONTINUE ASSIM, AJUDANDO MILHARES DE PESSOAS COMO EU!
    ABRAÇO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo.

      Continuaremos, numa frequência menor, mas manterei o blog por aqui.

      Abração

      Excluir
  8. Olá VdC

    Toda bolsa está sujeita a bear e bull mas essa nossa economia não dá pra investidor sério querer se posicionar no longo prazo. É muita especulação veja a sacanagem que os caras da brf fizeram comprando dólar e vendendo as ações no dia anterior à queda.

    Mano se isso é nos usa tavam na cadeia so por isso.

    Não dá pra levar essa nossa bolsa a sério. Isso só reforça a minha vontade até de vender os FII. Tenho que me segurar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viver,

      Concordo demais viu amigo.

      É triste, mas é verdade.

      Se segure, apesar de tudo, os FIIs continuarão gerando renda, mesmo sabendo que tem gestores que fazem sacanagem.

      Abraçao

      Excluir
  9. Quem segue a religião Bastter não pode ter aproveitado a liquidação pra comprar mais, afinal, "preço não importa e o investidor tem que querer comprar cada vez mais caro".
    Não é isso que a cartilha reza?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon,

      Você esta certo.

      No meu caso, eu nao fiz nada (nao tinha dinheiro), e hoje meu valor em carteira voltou a ser o mesmo do dia anterior a grande queda.

      Preço nao importou ... regularizou ate rapido.

      O resumo da filosofia é: Quando menos você mexer, melhor.

      Abraçao

      Excluir
  10. VDC! Concordo com alguém ai de cima que disse que não vender em um caso desse é o feijão com arroz. O único papel aceitável de venda, neste caso, seria a própria JBS, e com uma postura em que se assume o prejuizo e parte pra outra. De resto, besteira vender!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Enriquecendo.

      Eu estava ate pensando em fazer "trade" em JBS, mas nao tinha dinheiro (nunca vendo ativos seguros para fazer trade).

      Pode reparar, toda empresa que tem queda abrupta, acaba devolvendo parte do prejuizo.

      Mas, a onda passou, fica para a proxima.

      Melhor ficar quieto fazendo o feijao com arroz mesmo rs.

      abração

      Excluir
  11. Belo post, VDC.
    Renda variável, varia, oras! rsrs
    Eu acredito que esse movimento seja mais em função de tesourarias de bancos e grandes gstores para comprar mais barato... diante disso eu tenho três opções:

    1) Não fazer nada (não esquento a cabeça, é válido e justo)
    2) Ficar em pânico e vender tudo e sair falando que bolsa é cassino.
    3) Aproveitar para comprar a preços mais baixos.

    A vida é feita de escolhas ;)

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AA,

      hoje tudo que "perdi" ja voltou.

      Já passei 3 dias turbulentos assim, desder 2015, e finalmente aprendi que o melhor é nao fazer nada.

      Estas turbulencias nada mais sao que oportunidades onde os espertos ganham e os medrosos perdem, entregando a preço de banana.

      Abraçao

      Excluir
  12. VDC,

    Eu não sigo a linha do Bastter mas entendo o pq disso e respeito o trabalho q ele faz antagonico ao fique girando o seu patrimonio ...

    fica a dica ai .. se não sabe o q é pra fazer.. não faça nada ...

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodolfo,

      Eu que sou um mediano, ou seja, nem ruinzao, nem bom em investir percebi que quanto menos eu mexo nos investimentos, menos cagada eu faço, logo, menos dinheiro eu perco rs.

      O metodo serve como uma luva pra mim rs.

      abraçao

      Excluir
  13. Meu patrimônio e rendimento só melhorou após seguir doutrina bastter influenciadas por Warren Buffett e Benjamin granhan. Quem é contra esse método, favor explicar o seu método ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até diria mas pretendo vende-lo

      Excluir
    2. Beto,

      Dia dos 10% negativos da bolsa. Fiz nada. Hoje, menos de 2 semanas, recuperou tudo que caiu naquele dia rsrs.
      Se eu tivesse vendido (como fazia antes de conhecer o metodo bastter) eu estaria P da vida rs.

      Anon, diz ai, cursos ja tem de montao, dificil vender rs.
      abraçao

      Excluir

Obrigado pela presença! Aprovarei rapidamente seu comentário e responderei brevemente! Grande abraço, VDC - Viver de Construção

Pesquisar no Blog ...

Postagens Populares