Viver de Construção

Blog sobre Investimentos e Tranquilidade Financeira ...

domingo, 26 de março de 2017

Fundos Imobiliários Como Funciona?

.
.
Boa tarde Senhores do Milhão. A Luta Continua!
.
.
O blog 'Blogspot' mais acessado da Blogosfera de Finanças não pode ficar tanto tempo assim sem postagens! 

É como se eu jogasse todo um trabalho no lixo, e mesmo com algumas fases de desânimo, o blog continua firme e forte, ainda mais agora onde recebo dinheiro com ele, mesmo que pouco. É um gás a mais para mantê-lo.

Bom, vamos lá:

Alguns amigos me pediram para voltar às origens, falando mais sobre Fundos Imobiliários, uma série de postagens que pretendo destrinchar aqui no blog.

Para este início, antes mesmo de falar sobre os detalhes, eu queria explicar a vocês como conheci os Fundos Imobiliários, e o que eu estava pensando na época (2015) para começar a investir nos mesmos.

Vamos nesta ...


Investir em Fundos Imobiliários é um Bom Negócio amigos? Vamos começar a discutir sobre ...

Aqui no blog vocês sabem que o modo de passar a mensagem é mais pessoal, logo, falarei sobre a minha experiência com Fundos Imobiliários.

Em meados de 2015, quando conheci a Blogosfera Financeira, eu estava ainda envolvido com a última Construção (meu investimento preferido), mas havia chegado a uma fase muito tranquila, onde eu já tinha todo o capital acumulado para finalizar toda a obra, e com isto as rendas de Salário e Outros Investimentos começaram a sobrar em minha Conta Poupança. Eu precisava dar um jeito nisto. Eu precisava investir!

Pensei em comprar um Novo Lote ... Mas a crise imobiliária já era clara em minha mente e desisti desta ideia.

Pensei em começar a investir em Tesouro Direto, mas particularmente eu achava que seria um investimento de muito tempo para manter o meu dinheiro parado, com retorno baixo no meu ponto de vista, e eu precisava de liquidez.

Pensei em comprar Lojas, mas nas regiões que eu interessava os preços eram exorbitantes, e havia um risco muito grande: Vacância. Basta pesquisar o preço do aluguel de uma loja numa região cara, que você entenderá bem os riscos de manter um imóvel deste vago, ao ponto de donos de lojas aceitarem alugar as lojas somente com o pagamento de uma taxa mínima + IPTU.

Galpões não cheguei a analisar na época, pois eram fora da realidade para mim (valores muito acima das minhas condições).

Salas Comerciais: Estas, dependendo da localização, caberiam no bolso, mas apresentavam um elevado número de vacância, dado ao alto número de salas disponíveis, o que fazia o aluguel cair bastante frente ao preço pago.
.
.


 Aí não tive dúvidas: Eu tentaria comprar Imóveis de Baixa Renda para Locação.
.
.
O fato de você construir, desestimula e muito comprar imóveis de outros construtores / pessoas, pois você vê claramente um desleixo na construção de casas novas, e aquelas casas que lhe interessam são muito caras para locação, logo, o retorno mensal seria muito baixo, apesar da certeza de aumento do preço dos imóveis ao longo do tempo.

Por este motivo eu fui em busca de imóveis de valor menor, entre R$ 50.000,00 a R$ 100.000,00, mas aqui o risco era ainda maior: Não havia documentação, ou seja, não possuem escritura e/ou registro no cartório de imóveis.

Algumas pessoas se especializam neste tipo de negócio, mas, eu sempre serei um investidor moderado, e desta forma eu aceito riscos moderadamente. Decididamente este não seria um tipo de risco que eu aceitaria tão facilmente.

Foi então que, por acaso, navegando pela internet e pesquisando imóveis, fui redirecionado a um site de notícias imobiliárias, que comentava sobre o maior Fundo Imobiliário do Brasil: BRCR – BC Fund.

Aquela ideia de ter um pedaço daqueles prédios maravilhosos era simplesmente inebriante.

E o melhor: Poder comprar em parcelas mensais!

Eu não precisaria esperar poupar R$ 100.000,00 para comprar meu imóvel, e nem mesmo passar por toda a burocracia de regularizar a documentação em cartório, pagar todas as taxas e impostos.

Quando analisei que este investimento era totalmente livre do temido Imposto de Renda, aí sim eu abri um sorriso de orelha a orelha.

Para quem não leu meus posts desde o início do blog, eu digo que já tive um imóvel de aluguel, e eram tantas as taxas que desanimavam mantê-lo alugado.

Logicamente, não entendam isto como “Nunca Compre Imóvel Físico”, pois tive uma valorização fantástica no preço do imóvel que comprei, mas, para fins de geração de Renda Passiva Mensal, sim, os Fundos Imobiliários são imbatíveis!
.
.

Mas, para o momento onde eu vivia, onde, eu já tinha todo o montante para terminar a minha obra, e ainda era totalmente depende do Salário, eu pensei: Preciso gerar Renda Passiva Mensal.


O que poderia ser a minha fonte de Renda Passiva Mensal? Sim, justamente os meus queridos e aclamados Fundos Imobiliários ...

>> Continuaremos destrinchando os Fundos Imobiliários nas próximas postagens! Continuem acompanhando e não se esqueçam, compartilhem no Facebook, se puderem. Em breve criarei a página do Viver de Construção no Facebook e divulgarei aqui.

Um abraço e excelente Domingo,
.
.
VDFI - VIVER DE FUNDOS IMOBILIÁRIOS

19 comentários:

  1. FIIs estão no meu radar de investimento, e com ctza aumentarei posição nos próximos meses...

    Ótimo post.

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VC,

      FIIs são, na minha opinião, um dos melhores instrumentos geradores de renda passiva atualmente.

      Sigo forte neles.

      Abraço

      Excluir
  2. Em 2014,eu tinha dinheiro pra comprar a vista um apartamento em algum bairro da periferia de SP. Olhei custos com impostos, cartórios e outras burocracias brasileiras e decidi adiar a compra. Conheci os FIIs, usei todo o dinheiro e comprei cotas de 25 fundos diferentes. Hoje, com o dinheiro que recebo mensalmente dos fundos, pago o aluguel em ótimo bairro a 200m do metrô. Melhor decisão da minha vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você se livrou de uma grande roubada! Realmente foi a melhor decisão da sua vida.

      Excluir
    2. Aí sim hein anom ... isso sim foi decisão inteligente no momento certo ..

      Excluir
    3. Que isto Anon,

      Que história sensacional hein!

      Eu sou pé atrás com vários investimentos, mas nesta aí você matou a pau, brilhou.

      Eu fico me perguntando às vezes se não seria legal vender meu AP e investir em FIIs, mas fico com medo dos riscos.

      Achei legal demais a sua diversificação, eu tenho 26 FIIs também ... Me sinto mais seguro dividindo o bolo de dinheiro em mais FIIs.

      Abraço

      Excluir
  3. E ai Construção, sempre acompanho seu blog e peço pra vc adicionar meu blog na sua lista, se quiser. É um blog que vai reunir frases da finansfera. Já tem um post lá e tem coisa sua já rs.

    Abraço amigo.

    http://frasesfinansferaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala FF,

      Você era o Anon que comentava aqui sobre as frases? Se sim, parabéns, foi em frente, boa ideia.

      Vou acompanhar seu blog e adiciono sim, normalmente a galera que vai participando aqui eu não demoro a adicionar, só peço ter mais postagens, pois se não às vezes adiciono e a pessoa nem atualiza mais o blog.

      Boa sorte com o projeto e estarei acompanhando.

      Em breve adicionarei aqui ok?

      Abraço

      Excluir
    2. Sim, era eu.

      O objetivo do blog é reunir um pedaço do legado de cada blogueiro de finanças, ou seja, dizer muito em poucas palavras.

      É um blog bem de nicho, pois vi que se o blog fosse: "Frases de reflexão" seria muito amplo, pois existem frases de filósofos, cantores, cientistas, etc...

      Assim fica específico já no nome: Frases Da Finansfera.

      Abraço.

      Excluir
  4. Acompanho seu blog e estou estudando para investir de outras formas. Bolsa e FIIs são minha meta, no futuro. Fico feliz em tocar neste assunto aqui. Parabéns pelo blog. Até breve...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala PI,

      Que bom. O que você deve fazer é pensar bem mesmo antes de investir e se atentar ao prazo / tempo: FIIs e Bolsa são para pelo menos um arco de 10 anos, só assim você consegue ir recebendo os alugueis / dividendos e ir reaplicando.

      É igual planta, precisa de tempo pra ir crescendo.

      Valeu amigo, abraço e sucesso

      Excluir
  5. Quais os atuais fiis que vc tem na carteira VDC?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Frugal,

      Tenho uns 26. Não tenho detalhado mais aqui no blog minha carteira, coloco algumas compras (e raras vendas), mas basicamente: Agencias bancárias, educacionais, hospitais, poucas lajes corporativas, shoppings e papelada comendo solto.

      abraço

      Excluir
  6. Construção, vc era fã da banda rebelde? Lá de 2005,2006.

    Bateu recorde de vendas, graças a novela ganhou popularidade. Em 4 anos eles quebraram até alguns recordes dos beattles e mais uma outra banda famosona.

    Foi uma loucura na época, eu tinha 9,10,11 anos. Era apaixonado pela Mia, Lupita e Roberta. A banda era composta por tres mulheres e tres homens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha não era não, mas sempre achei as moças muito bonitas.

      Teve uma delas que vinha mais aqui no Brasil, pra mim era a mais bonita, mas depois não tive mais notícias.

      Abraço

      Excluir
  7. VDC,

    Eu acho fiis um tipo de investimento sensacional aqui no mercado .. principalmente por causa do fluxo de rendimentos isentos pra pf todo mes ... pra quem pensa em investimento pra quem já tem um bom montante .. talvez seja o melhor produto...

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Rodolfo,

      Eu não vejo outra coisa tão boa quanto os FIIs. Fluxo de caixa certeiro em certa data do mês.

      Isto me deixa tranquilo, pois, se eu aplicar um valor maior e surgir uma necessidade, eu sei que lá pelo dia 20 eu recebo a maior parte e posso sacar pra minha conta, apesar de ainda não ter feito isto (felizmente).

      É o exemplo claro de juros sobre juros mesmo.

      Abraço

      Excluir
  8. Fala VdC,
    Excelente a volta dos posts focados em investimentos/negócios.

    Meu caro gostaria de um "parecer" seu a respeito do fundo HGBS11, tenho a intenção de aportar uns 50k no mesmo, tem algo a dizer?

    Obs: Tenha isso como um papo de amigo, sou "investidor qualificado" e sei que você não recomenda nada...Queria apenas uma opinião bem abalizada de alguém que conhece.

    Anônimo,
    Dono de Hotel, Motel, Churrascaria, rumo aos 600k em FII.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Anon,

      É um bom FII, ainda continua pagando um pouco mais do que realmente arrecada (“queima de caixa”), mas eu gosto do empreendimento.

      Tem um problema famoso do CRI Goiabeiras, que inclusive teve alguma notícia esta semana, ainda não analisei em detalhes, mas aparentemente o FII deixa de receber juros de um CRI e passa a ter participação direta em um shopping.

      Único ponto mais problemático agora é que esta sendo construído um shopping bem próximo a ele, concorrência, mas mantenho em carteira.

      Logicamente, como você disse, esta é a minha opinião, não sou analista rs.

      Abraço

      Excluir

Olá caro leitor! Responderei brevemente! Algumas vezes não recebo a notificação de novos comentários em postagens anteriores a 5 dias, caso não veja seu comentário, me avise pela postagem mais recente, tá bom? Um abraço e obrigado! Viver de Construção

Anúncio Google:

Pesquisar no Blog ...

Postagens Populares ...