Viver de Construção

Blog sobre Investimentos e Tranquilidade Financeira ...

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Investir na Saúde e Conforto vale a pena?

.
.

Boa noite Senhores do Milhão. A Luta Continua!

Eu comecei o ano de 2017 gastando MUITO. Hora de tirar o pé do acelerador de gastos e prover um plano factível de poupança, refazendo meu caixa, para voltar a aportar o quanto antes.


Como descrevi numa postagem anterior, eu adquiri um novo veículo e me desfiz do veículo anterior, ganhando em qualidade, conforto, segurança, mas em contrapartida aumentando significativamente meus gastos nesta troca (girar patrimônio é sempre prejudicial).

Trocar de veículo significou algo em torno de 2 meses sem aporte, onde a minha renda líquida reduzida dos meus gastos fixos cobrirá esta troca do veículo anterior para o atual.

A única notícia econômica boa, da troca de veículo, foi a transferência do seguro, pois foram mantidos os mesmos valores.

O consumo de combustível não esta tão diferente do meu veículo anterior, então não houve uma grande mudança, felizmente, o que também é uma boa notícia.

.
.

Agora a parte ruim: Paguei um IPVA maior, e por ter adquirido um veículo usado, tive que deixar o veículo em uma oficina mecânica de confiança, para uma análise detalhada e troca de algumas peças sugeridas conforme manual de uso e manutenção na quilometragem que o adquiri (melhor prevenir, do que remediar).

Veículo mais caro, manutenção mais cara. E isto se refletiu na proposta que recebi desta manutenção: Algo em torno de R$ 3.500,00 à vista, mas que será confirmado posteriormente, esta era a estimativa inicial.

A boa notícia antes de postar este texto: Fui pessoalmente à oficina para entender em detalhes o serviço que seria realizado após este orçamento, e verifiquei que algumas das peças para troca eram intercambiáveis com outros veículos populares, de bons fornecedores e com garantia de qualidade, e com isto consegui reduzir os valores para algo em torno de R$ 2.500,00, que pagando à vista deve ficar por volta de uns R$ 2.300,00 ... Saberei o valor da facada no dia seguinte a esta postagem.

Além deste gasto, eu farei também o tratamento dentário que citei, mesmo eu tendo uma dentição muito boa, dentes alinhados, eu pretendo fazer esta melhoria estética que faz parte do projeto Estética. Custo? Em torno de R$ 2.000,00 e pouco ...

Além disto, início de ano, pagamos várias taxas, e eu pago sempre à vista, o que me descapitalizou ainda mais.

Pra completar, venho olhando uma nova academia, talvez pensando em me matricular também em aulas de natação (sempre quis aprender a nadar corretamente, eu nado muito mal).

O problema: A academia possui uma estrutura excelente, bem superior a academia que eu estava matriculado ... E esta não aceita matrícula mensal, ou seja, terei que dividir em 12 vezes no cartão de crédito, sendo o preço da mesma quase 100% a mais que a anterior!

Estou bem pensativo, mas é bem provável que eu me matricule, pois são várias modalidades além da musculação, incluindo Spinning e outras opções como artes marciais e outros tipos em grupo.

.
.


O que desanima: Aumentar meus custos fixos mensais.

Resta saber se eu terei tempo para fazer tanta coisa ... Estou pensando se eu conseguiria ir de manhã para a musculação e a noite para outras modalidades ... Vamos ver ...

Agora, se eu acrescentar aulas de natação à parte de outra academia, meu custo com academia triplicará mensalmente ...

Será que vale investir tanto assim na Saúde?

Resumo de tudo: Eu fui bem ‘Matrixiano’ neste início de ano, mas quero voltar a aportar

Comprei carro, fiz revisão, paguei impostos, comprei outros itens que eu precisava, mas, pra mim já deu! Quero me controlar novamente.

O objetivo agora é viver mais, mas não deixando de poupar ...

Um abraço e até o próximo post!

.
.

VDG – VIVER DE GASTOS

23 comentários:

  1. Grande VDC,

    Creio que seus investimentos (a não ser a natação) não são confortos ou saúde, mas luxos.

    O que é bem diferente, já que o luxo serve apenas ao propósito de excitar o ego.


    Não venho aqui na intenção de dizer o que deves fazer ou deixar de fazer, apenas propôr uma reflexão, já que quem trabalha para pagar isso é você e não eu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Anon,

      Que isto, sinta-se livre pra meter a ripa, criticar mesmo hehe, esta é a ideia.

      Isto que estou pensando muito ... Minhas contas fixas são baixas, e aumentar em uma tacada só isto tudo, é bastante coisa.

      Vou pensar bem pra ver se me matriculo ou não, ontem estava mais animado, hoje mais pensativo sobre.

      Vamos ver o que arrumo, mas não vale nada poupar de um lado e começar a gastar do outro.

      Valeu!! Abraço

      Excluir
  2. Boa noite VdC,

    Você chegou em um nível de conforto muito alto, pode-se dar esse "luxo" (que para mim, qualquer coisa relacionada a saúde eu considero como válido), talvez seja prudente, caso faça natação, matricular em uma academia apenas com musculação porque você já estará fazendo cardio na natação (que por sinal, é um #$#@%¨esporte para condicionamento físico).

    O importante é que seus gastos fixos sejam abaixo da sua renda passiva, você é controlado, tenho certeza que não terá problemas com isso.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IE,

      É uma discussão longa esta, pensando pelo lado saúde e bem estar, acho que valeria muito a pena entrar nesta academia mais cara, por ela ter tudo o que preciso e estar mais próxima de casa.

      Meu maior medo é aumento de gastos mensais fixos mesmo, pois este é um item que reduz aporte, mas pra driblar o aumento dos custos com natação + academia eu poderia tentar reduzir outras coisas, ainda a serem pensadas.

      Meu custo é bem baixo mesmo, e só isto me preocupa, mas são duas coisas que eu quero e preciso: Nadar e fazer musculação.

      Fiz as contas de outras academias (natação separada da musculação) e este plano completo fica mais barato, e fica melhor sendo tudo num lugar, dá pra malhar e nadar rs.

      Vamos ver o que definirei, o certo é: Preciso voltar a me exercitar o quanto antes!

      Grato pelas dicas!!

      Abraço

      Excluir
  3. Cara passei o mesmo que você, mas meu motivo foi mudança de cidade. Então tivemos que comprar geladeira, cama, armário, sofá, etc, etc e gastei o equivalente a 4 mêses de aportes. E isso dói e cansa, agora vou voltar aportar de novo que é um vício bom...
    E eu senhora Sofredora fizemos as contas e vai levar mais 07 anos de aportes para um de nós se aposentar de vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala SP,

      Quando me mudei para meu atual imóvel, saindo da casa dos pais, foi meio tenso também, mas eu abri a carteira geral, afinal, seria pra meu conforto.

      Hoje minha casa é bem tranquila e confortável, do jeito que eu queria, e comprei tudo à vista, onde minha esposa me ajudou bastante também (não comprei sozinho, ela ajudou muito).

      7 anos não é muito tempo, vocês estão indo muito bem.

      Abraço

      Excluir
  4. VDC,

    Relaxa... você tem um bom patrimonio.. uma boa renda passiva.. nao vai querer andar de bicicleta pra aumentar o aporte né? Tem q pensar um pouco em conforto, segurança ..também ...

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Rodolfo,

      Mais ou menos né ... Até o post "Viagem para Europa" eu estava parecendo super rico já kkk, tô longe disto, infelizmente rs.

      O que me preocupa mesmo é aumentar gastos fixos.

      Academia com natação, se fosse mensal neste valor, tranquilo, pois, se eu quiser parar, não tem dívida, agora, no que olhei como só fecha plano anual, você compromete 1 ano de prestações, aí fico meio preocupado.

      Consegui melhorar algumas coisas da vida, e espero manter este ritmo agora, poupando, mas vivendo também.

      Valeu pelas dicas!!

      Abraço

      Excluir
  5. Vc acha que gastou muito nesse inicio de ano? Espere so ate ter filho (s) em escola...rss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Anônimo,

      Pois é, meus colegas que são pais dizem que gasta muito mesmo neste início, pois, escola particular sempre sobe o preço e a famosa lista escolar é caríssima rs.

      Mas, tem a parte boa também!

      Daqui há uns 3 anos acho que começo a fábrica de herdeiros ...

      Abraço

      Excluir
  6. Ola Vdc - essa questão de aportes é sempre complexa e a gente acaba sofrendo muito quando deixa de aportar. No ano passado eu tive muitas despesas com presentes de casamento e uma viagem (que nao estava nos meus planos) - isso complicou um pouco no sentido de manter os aportes.

    Entretanto, eu tinha uma meta de R$200K em ativos financeiros (eu tenho outros investimentos que nao estao considerados no meu fechamento patrimonial) e como eu consegui bater essa meta, isso acaba ajudando a manter a tranquilidade.

    Os gastos que voce já fez - ja estao computados no seu fluxo de caixa; ou seja, sao aguas passadas. O que voce pode fazer é verificar se está se sentindo confortavel com os gastos futuros - e pelo jeito estes gastos futuros podem estar te incomodando; então voce pode gerenciar isso e nao efetuar estes gastos agora.

    Acredito que voce colocar a sua meta anual de aportes é uma boa. Assim que voce bater a meta, voce pode ficar confortável de utilizar o dinheiro "extra" para comprar experiencias. A vantagem de comprar experiencias é que nao se trata de um custo fixo ... se fizer uma viagem em um ano, nao necessariamente precisa fazer no proximo - logo sao despesas mais faceis de gerenciar.

    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá EP,

      Gostei da dica, seguindo o que você postou, traçar uma meta de aportes e viver mais relaxado quanto a isto.

      Como juntei durante tanto tempo, fico ainda meio bitolado ao gastar, mas a ideia de separar parte da renda como "extra" pra gastar com coisas que preciso ou que quero, seria realmente muito legal.

      Boas dicas, muito grato!

      Abraço!

      Excluir
  7. Tratamento estético para casado parece bobeira sem sentido nenhum.Vc não é apresentador de telejornal ou modelo.

    Gastar dinheiro à toa não faz bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Anonimo,

      Se você acha que casou e nao deve cuidar mais da estética, sua vida estará fadada ao fracasso amoroso, e aí sim começa a fazer sentido esta questão de casar e ser traído pela esposa, ou viver com uma mulher que não se cuida. Pense bem neste seu pensamento e veja se eu nao estou certo.

      Quando você casa voce sempre deve continuar cuidando da estetica, vestir boas roupas, fazer a barba, e cuidar do corpo, pois aí que esta o problema da maioria dos casais: Desleixo.

      Para um casamento dar certo os dois tem que estar com o corpo bonito, manter a saúde e a aparência, da mesma forma que quando estava namorando.

      Tem que treinar na academia!!! Nao pode deixar você e nem a esposa sem cuidar da saude e do corpo.

      Ser desleixado significa casamento ruim.

      Abraço

      Excluir
    2. Concordo VdC. Muitos reclamam das mulheres, não sei o que, mas é tudo barrigudo relaxado. Aí não tem como né... Eu não quero uma esposa relaxada nesse aspecto, e acredito que ela também não.. haha

      Abraços

      Excluir
  8. Essas taxas de início de ano são tensas mesmo, VDC. Já comecei o ano tomando um soco de R$ 700,00 da anuidade do conselho de classe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Madruga,

      Nem me fala, são tantos impostos e eu pago tudo à vista.

      A troca de carro também é que me fez ter gastos adicionais.

      Abraço

      Excluir
    2. Nossa, você paga isto anualmente? Caro! Vale a pena? A minha área não tem isto rs. Valeu

      Excluir
    3. Pagar para Conselho de Classe é UMA M*RDA, dinheiro perdido =(

      Excluir
  9. Olá VDC,

    Eu tenho um pacote na academia onde frequento que pago anualmente. São 10 mensalidades de R$120,00 o que totaliza R$100,00 por mês.

    Tem incluído a natação, musculação e o resto. Esse resto você nunca fará, mas com certeza só de ter a opção de nadar ajuda muito. Inclusive ajuda sua respiração, como indicou no tópico anterior.

    Seus custos não aumentaram tanto assim e seu bolo só fica maior a cada dia. Relaxa. Não consideraria correto você ficar gastando com luxo, restaurante de nome e essas futilidades. Mas saúde, e preventiva ainda, sempre compensa.

    Abr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá LI,

      Pois é, é isto que estou pensando ... Aparentemente é um gasto mais caro, tipo, vou aumentar 3 vezes o atual custo com academia, mas a academia atual é bem franca, a outra é top e oferece várias coisas, inclusive natação, e artes marciais ...

      Ou seja, se eu pegar firme, posso ir todo dia e fazer coisas diferentes, manterei meu corpo e saúde em dia, e ainda poderei nadar, algo que gosto e preciso.

      Se a natação, a academia top fica o dobro da que pago atualmente ...

      Ainda estou avaliando pra ver se valerá a pena, pois a assinatura com este valor menor é a anual.

      Abraço

      Excluir
  10. Fala VdC!

    Sorte sua que tem um mecânico de confiança, sempre tenho a certeza que sou enganado quando vou em oficinas!
    Eu sei que você fez um post falando do seu tratamento, mas poderia explicar melhor do que se trata?

    Em relação a academia, é isso mesmo que você falou, ver se vai dar tempo de fazer tudo o que você quer, pior coisa é pagar pelo que não se usa!

    Abrç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Turista,

      Sim, isto me deixa mais tranquilo, deixar o carro e saber que farão somente o necessário mesmo.

      Qual tratamento você fala? Com tantos posts até eu me perdi.

      Academia ainda estou pensando...

      Abraço

      Excluir

Olá caro leitor! Responderei brevemente! Algumas vezes não recebo a notificação de novos comentários em postagens anteriores a 5 dias, caso não veja seu comentário, me avise pela postagem mais recente, tá bom? Um abraço e obrigado! Viver de Construção

Anúncio Google:

Pesquisar no Blog ...

Postagens Populares ...