Viver de Construção

Blog sobre Investimentos e Tranquilidade Financeira ...

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Tutorial: Comprando a Liberdade Financeira em 1 Minuto + Aporte do Mês: AEFI (Papo de FII - #7) ...

.
.

Boa tarde Senhores do Milhão. A Luta Continua!

Após vencer a preguiça de ligar o computador, lhes apresento o tutorial de como comprar a sua Liberdade Financeira em apenas 1 minuto! É mais rápido que fazer um miojo. É o método Viver de Construção!

Neste primeiro aporte de Dezembro de 2016, depois de um longo mês sem aportar (somos aportadores natos!), eu fui de AEFI (Aesapar), adquirindo mais 23 lindas cotas, através de um aporte de R$ 3.000,00.

Para que você leitor, que me acompanha há mais de 1 ano, possa entender um pouquinho de como é este momento de compra pra mim, eu gravei e tentei editar um vídeo, para mostrar como eu gosto de ir lá no Home Broker da corretora e comprar rápido, pois detesto ficar esperando, e se você quer se dar bem na Renda Variável deve ser assim: Vai lá, comprou, fechou, e só abre de novo na próxima compra.

Normalmente eu já compro à mercado mesmo, ou seja, compro o valor de venda sem esperar ‘cair’, mas neste caso, como gostam de dizer os compradores de FII, “joguei o anzol” e fisguei as 23 cotas a R$ 129,50.

Veja bem: Eu não abri Infomoney antes da compra. Eu não olhei índice IFIX. Eu não olhei notícias sobre o FII. Eu não olhei a cotação. Eu não olhei a cotação das Ações do Inquilino para usar como base. Eu não olhei juros futuros. Eu não olhei nada, pois não sou mais inteligente que o mercado e não adiantaria nada.

.
.

Detalhe: Bastou eu colocar a ordem, que o vendedor que despejou as cotas que adquiri, vendeu as mesmas por R$ 129,01. Lembrem sempre quando eu digo que sou o ‘Rei Midas’ ao contrário, basta eu comprar, que a cotação cai, por este motivo aderi na minha vida a metodologia “PREÇO NÃO IMPORTA” do Bastter, Nod e companhia.

Sim, temos vídeo no canal ... Pretendo começar a gravar coisas melhores também, vamos ver o que consigo usar dos recursos do Youtube.


Aproveitando, você pode se inscrever no canal, através deste link aqui, basta clicar no botão de Inscrição: https://www.youtube.com/channel/UCfynwaquQzVDz9k_gB1Ieww


Vocês já sabem, mas é sempre importante lembrar que não sou investidor profissional do mercado, e nem recomendo nada a ninguém! Apenas estou divulgando o que eu fiz. Vejam os riscos embutidos nisto.

Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.

Motivo da compra: AEFI faz parte de meu portfólio, e estava um pouco para trás em relação aos demais FIIs, onde resolvi aumentar o percentual do mesmo. Neste mês de Dezembro, haverá reajuste dos aluguéis conforme índice IPCA. Atualmente, vem pagando 0,85% mensais, e com a expectativa do aumento do aluguel anual, a tendência é o valor (yield) aumentar, bem como um ajuste para cima da cotação.

.
.

O mesmo poderá ocorrer com o “irmão” FAED, que já tenho maior exposição, e mantive inalterado na carteira.

Abaixo dados do FII:

AEFI11 – AESAPAR


Fundo Imobiliário criado sob regime de condomínio fechado, com prazo Indeterminado de duração; classificado como sendo um fundo do tipo Tijolo e enquadra-se na segmentação Universidades.
É um FII Multi Empreendimento e Mono Inquilino com uma RMG Nov/26; Renda Mínima Garantida de 0,95% do VGI que foi de 71,5 milhões (Valor Global do Investimento Campinas + Cuiabá), reajustado pelo IPCA.
Sua cota inicial foi lançada a R$ 100,00 e tem por objetivo a construção, aquisição ou adaptação de imóveis com posterior locação a AESAPAR e/ou AELTDA (Anhanguera Educacional, agora KROTON).
A primeira emissão teve como objetivo o desenvolvimento de dois campus universitários:  Campinas e Cuiabá.
Empreendimento Campinas/SP – Aprovação dos projetos legais e obtenção do alvará de construção. O processo foi protocolado no GAPE (Grupo de Análise de Projetos Específicos) da Prefeitura de Campinas, composto por todos os protocolos realizados anteriormente na Secretaria de Planejamento, Secretaria de Urbanismo, SANASA e Secretaria do Verde. Temos a previsão de conclusão do licenciamento no primeiro semestre de 2014, de forma que obras se iniciem imediatamente após obtenção do alvará de construção.
Empreendimento Cuiabá/MT – EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança) em análise junto a Prefeitura de Cuiabá. Modificações no projeto do sistema de proteção e de combate a incêndio implementadas. Aguardando aprovação final do projeto e do EIV. Temos a previsão de conclusão do licenciamento
Em Campinas o terreno está em fase de licenciamento, uma vez que é registrado como propriedade rural e precisa ser loteado.
Serão necessárias obras de benfeitoria para atender ao trânsito no local, quando então estima-se obter o licenciamento completo do terreno.
Em Cuiabá o projeto passa por análise de impacto de vizinhança, para definir entre outras coisas numero de vagas de estacionamento e área permeável.
O FII tem contratos de aluguel atípicos com a Anhanguera Educacional de 15 anos, renováveis por outros 15 anos nas mesmas condições; o aluguel já está vigente durante as obras, não havendo risco de performance ou de custo de obras para o Fundo.
As áreas dos terrenos que o FII AESAPAR é proprietário são:
– Cuiabá: 25.000 m²
– Campinas: 96.400 m²
Gestor: XP Gestão de Recursos Ltda.
Administrador: Rio Bravo Investimentos DTVM Ltda.
Data de início do fundo: 08/12/2011
Valor inicial da cota: R$100,00
Taxa de Administração (inclui Custódia e Gestão): 0,37%a.a.
Benchmark: NTN-B 2017
RI: ri@xpgestao.com.br 

Uma tabela de rentabilidade obtida no site do Tetzner:

.
.

...
..
.

Um abraço a todos e excelente semana!

.
.

VDC – VIVER DE CONSTRUÇÃO

20 comentários:

  1. Olá, VdC, sempre acompanho seu blog e gosto muito dos seus textões, rsrs. Estou pretendendo começar a investir em FII e vi num comentário em uma postagem sua, q vc falava cm escolhia o FII para investir, mas não achei mais...vc poderia dizer quais critérios usa para escolher o FII (sei que o preço não é, rsrsrs) e quais FIIs compõe tua carteira?
    Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Anonimo,

      Preço eu nao olho muito, mas dou pelo menos uma olhada no yield atual, pois preciso de renda passiva maior, entao mesmo e, excelentes FIIs como SHPH e PQDP eu nao entro dada a baixa renda atual frente ao valor da cota.

      No geral, eu tento comprar o que é e esta bom. É mais facil algo que esta bom continuar bom do que algo ruim se tornar bom.

      Voce antes de comprar deve entender de onde vem a renda que o FII paga, entender o tipo do contrato, quem sao os inquilinos, se tem multa ou nao se inquilino sair, se é multi inquilino ou mono, e principalmente responder: Eu quero ser parte deste FII? Ele é perpetuo (tem maiores chances de perpetuar ao longo do tempo)?

      Sugiro ver os relatorios dos FIIs, e ai sim voce podera tomar as decisoes.

      Atualmente tenho 28 FIIs, incluindo bancos, 1 de logistica, 2 faculdades, 2 hospitais, muito papel rsrs e alguns escritorios.

      Abraço

      Excluir
  2. VdC, tenho certeza que quando você vender as casas vai aportar forte em FII hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala CF,

      Andei estudando umas propostas de permuta, e fiz algumas alteraçoes, mas continuo imobilizado.

      Mas ... Pretendo voltar a construir, mas realmente fico sonhando aportar uns 500K em FIIs rsrs.

      Abraço

      Excluir
  3. Cara AEFI também é dos titulares do meu time de FIIs, e será uma das minhas próximas compras pq ele ta ficando pra trás em relação aos meus outros titulares, Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Buenas, VDC! Eu estava sumido de novo kkk! Paciência, não é fácil viajar 5.000 km por mês, mas é daí que vem a mascada para o aporte. Conhece o ditado "o bom cabrito não berra".

    Há um tempo atrás cogitei em comprar AEFI11, mas fiquei fora. Quanto à pescaria eu tô nessa também. Tenho várias ordens colocadas esperando um vendedor morder o anzol. FFCI11 comprei umas 1.000 cotas assim e hoje, na abertura, peguei MFII11 a R$ 103,00 - essa pescaria eu gosto.

    Abraço e boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia VdC,

    Realmente é um bom papel, mesmo que não tenha pesquisado muito sobre este FII, nos meus critérios, você acertou em cheio, tanto é que meu próximo aporte será nele (ou aumentar minha exposição no BBPO11), "combinamos" no NSLU11B também, será que estamos utilizando os mesmos critérios? rsrs

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola IE,

      Todo FII tem seus riscos, mas este aqui vem tendo boa performance e um bom contrato.

      BBPO abriu janela de compra, pena que nao tinha capital e nao vendo patrimonio para comprar outra coisa (evito girar mesmo nestes casos), dada a noticia de que o BB fecharia agencias, o que na verdade é bom para o FII (a maioria entendeu errado eu acho).

      O NSLU esta na minha lista de aportes, mas nele estou tranquilo, pois como o proximo aumento ainda sera no inicio do segundo semestre de 2017 as cotacoes, em teoria, devem se manter estaveis neste patamar 180 a 190, que é o yield que o mercado considera.

      Eu sei que nao olho preço, mas eu acharia muito legal se o FII tivesse uma queda forte, pois com uma açao revisional (duas na verdade), seria um FII que eu poderia comprar mais ainda, se tornando talvez o FII com maior exposicao minha.

      Tenho na minha lista alguns outros FIIs para estudar como BNFS, um de papel da Griffo que esqueci o codigo, se nao me engano, DRIT, FIIB e FVBI, mas, pensando no que tenho conseguido e sabendo que estou diversificado, acho q nao acrescentarei nenhum,.talvez BNFS apenas ... Olhei FAMB, olhei BBFI, mas nao senti firmeza).

      Acho que vou forte em NSLU mesmo ... Nao vou forte em HCRI pois ele nao tem revisional, e este me preocupa eu aumentar posicao e tomar 20% de reducao, entao deixei inalterado, mas sem novos aportes.

      Nao conheço seu blog, se voce fala de FIIs vou passar la e te adicionar aqui.

      Abraço

      Excluir
    2. Olá,

      Então, seria um prazer receber você em meu blog, estou apenas iniciando (fez exatamente 1 semana hoje), mas espero que a leitura te agrade.

      Não falarei exclusivamente de FII's, mas em finanças em geral, só que todos aportes que eu fizer, pretendo divulgar uma análise básica sobre o aporte ou sobre os motivos que me levaram a comprar, no momento estou focado em FII's então sempre terá algo relacionado lá.

      Abraços.

      Excluir
    3. Bacana! Tendo mais conteúdo, me avise, que te linkarei no blogroll. Abraço

      Excluir
  6. Respostas
    1. Olá CF!

      Fazendo uma rápida pesquisa no site da Bovespa, encontrei 133 FIIs :)

      Excluir
  7. Fala VdC,

    Você poderia me indicar alguns sites/livros/material de qualidade para começar a estudar FIIs?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baiano, tudo bom?

      Aprendi "na mão" mesmo rs, lendo algumas coisas no site do tetzner, bastter, e outros, mas o principal mesmo aprendi por mim mesmo.

      Vou começar a consultar alguns bons cursos e materiais para indicar aqui.

      Abraço

      Excluir
  8. VDC,

    Boa cara.. eu no momento to zerado em fiis .. mas .. to sempre entrando aqui ... e em alguns blogs dos nosso amigos pra pegar algumas ideias ... caso resolva voltar as compras ...

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Rodolfo!

      Tem que estar exposto aos FIIs para a mágica dos juros compostos :)

      Meu portfólio tem dado um bom retorno, desde que aprendi um pouco mais, não tive nenhum FII 'bomba' na carteira, espero manter assim.

      XTED me ensinou muito ...

      Abraço

      Excluir
  9. Fala VDC

    Eu tenho AEFI também apesar de não ficar muito confortável pela questão da rmg e que não tem os prédios ainda, apenas os terrenos e depender da Anhanguera os pagamentos.

    Como vc encara isso? releva, ou eu to exagerando?

    MANDA UM ABRAÇO PRO INTERCEPTORFIIS HAHAHAHA
    só voadera nele.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala AA,

      Estou de férias né, aí estou com tempo para ir lá no Tetiz kkk.

      Ele não publica meu nome nem como VDC, fica sempre VCD, não sei por que.

      Meu Deus, este cara é chato demais, só escreve bobeira e a galera lá toda aplaude, impressionante.

      Sobre o AEFI, no momento tudo tranquilo, no final de 2018 começaremos a nos preocupar, esta é uma tarefa que deixarei ao VDC de 2018.

      A RMG vai até 2026 né, mas tem que resolver esta questão do contrato. Do contrário, continuaremos recebendo uma boa renda até lá.

      Não vejo muitos riscos no momento, em 2019 haverá maiores riscos, mas vejo valor no FII e continuarei comprado nele, pelo menos até final de 2018.

      Abraço

      Excluir
  10. Não tenho olhado mais preço, compro o que ficou para traz , o que tiver menor porcentagem na carteira e pronto
    por exemplo se eu fosse aportar hoje seria
    RBRD que hoje esta com 3,25% da minha carteira de fII , depois BBRC com 3,28% e FIGS 3,29% mais amanha tudo pode mudar.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala SM!

      Pois é rapaz, o FIGS mais uma vez tá me pedindo aporte, por que caiu pra caramba, vou aportar uns R$ 200,00 nele pra equilibrar novamente.

      Eu estou esperando, mas as vezes eu mesmo mudo a alocação que a carteira pede: Eu deveria ir de NSLU, HGBS, e aportar um pouco mais em HGRE e HGLG, mas com as quedas recentes, estou de olho em JSRE e CPTS ... Vamos ver.

      Se fosse fazer trade, SPTW esta bem interessante, o ruim mesmo são os imoveis do fundo, a renda ta boa, com revisional já.

      Abraço

      Excluir

Olá caro leitor! Responderei brevemente! Algumas vezes não recebo a notificação de novos comentários em postagens anteriores a 5 dias, caso não veja seu comentário, me avise pela postagem mais recente, tá bom? Um abraço e obrigado! Viver de Construção

Anúncio Google:

Pesquisar no Blog ...

Postagens Populares ...