Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

3 Meses de Férias do Plano de Conquistar a Independência Financeira ...

Boa noite Senhores do Milhão. A Luta Continua!

Agora que reparei que os amigos já vem postando os Fechamentos Patrimoniais, ou seja, chegamos ao fim do mês, e ao fim do ano.

Sim, o título esta certo: Estou de férias da Independência Financeira.

Não que eu vá me entregar à Matrix, me tornar um consumista, gastar mais do que ganho, longe disto.

Continuo do mesmo jeito, mas, preciso viver também, e com isto estou criando uma lista de coisas que quero fazer, e coisas que quero comprar. Nada extravagante.

Aportes deste fim de mês e início de Janeiro irão inteiramente para a Conta Poupança, pois decidi e trocarei mesmo de carro e planejo fazer isto em Março de 2017, e para isto, gastarei entre 2 a 3 meses de aporte, pois comprarei à vista, sem ter que vender ou desfazer de nenhum dos meus investimentos (Girar Patrimônio = Absolutamente não.).

O que eu percebi é que não tenho urgência em ser Livre Financeiramente, pois, mesmo que eu já tivesse Rendimentos Passivos de R$ 10.000,00 por mês, conforme planejado e desejado (e sendo a meta do Blog), eu continuaria fazendo as mesmas coisas que faço atualmente, com a mesma tranquilidade em relação às Finanças (não me preocupo tanto mais, pois já sou naturalmente um poupador).

O pensamento é bem simples: Eu sempre juntei um percentual grande do meu Salário e consegui aportar com inteligência o pouco que ganhava

Agora, eu já nem preciso tanto assim do Salário, pois eu vivo com um custo de vida bem menor do que o valor de Renda Passiva gerada por meus ativos, então, sobra Salário + Parte da Renda Passiva, e tudo isto vira Aporte.

E eu nem conto com a Renda Passiva gerada pelos Fundos Imobiliários, pois até a minha avó de 84 anos sabe que na fase de acúmulo toda a Renda Passiva gerada em Renda Variável deve ser totalmente reinvestida, ou seja, mesmo neste próximo mês que eu não aportarei, eu aportarei

Entenderam a coisa mais legal dos Juros Compostos nesta pequena frase acima? Um Aporte automático!

Como descrevi em postagens anteriores, recebi um pequeno aumento Salarial, que me motivou um pouco mais a buscar uma promoção (pois assim ele aumentará ainda mais), logo, não vou aumentar meu padrão de vida, pois poderei aportar mais, e em consequência gerarei mais Renda Passiva.

O que é importante frisar e eu mesmo vou me lembrar em algumas postagens: Como atingi boa parte do plano de IF, não posso aportar 100% como antes, preciso viver bem, e por este motivo terei 3 meses de férias do plano da Independência Financeira, e onde investirei um dinheiro em coisas que preciso.

Quer um exemplo? Farei um clareamento dentário.

Outro? Farei uma consulta com um especialista, fora do plano de saúde, para um estudo completo do meu organismo, pois em 2017 quero realmente me dedicar e malhar bastante na academia, mas focando também em alimentação. Vou jogar dinheiro fora? Que seja, vou cuidar melhor da Saúde.

Mais um: Veículo. Em Março, trocarei o meu. Eu já poupei demais, e vou comprar um veículo com mais itens de segurança, e mais novo, pois o meu infelizmente esta apresentando problemas, que, por mais que você corrija, tem maior risco de reincidência e de aparecer novos problemas. Ps.: Por que Março? Motivo 1: Buscar um veículo com IPVA e demais taxas já pagas. Motivo 2: Como já defini quanto gastarei, precisarei de 3 meses para juntar o montante no pior dos casos, talvez em 1 mês dê ... Mas acho que serão 2 meses, mas calculei 3 para fazer uma eficiência. 

Meu veículo atual será trocado por um seminovo, assim nem terei que perder tempo vendendo o mesmo, e me sentirei mais seguro fazendo este tipo de transação com uma agência de veículos de um conhecido que me dará toda a garantia nesta troca que farei daqui há pouco tempo.

O que me deixa tão tranquilo é isto aqui ...


Uma pequena mostra da força dos Juros Compostos ...

Nota: Em Janeiro voltarei com força total aos Projetos Digitais, como fiz em Dezembro ...

Nota 2: Eu nunca gastei meu Salário todo em um mês. Tenho vontade de ter um mês para gastar tudo risos ... Difícil mudar a minha mente Poupadora.

Um abraço e excelente sexta-feira.


VDC – VIVER DE CONSTRUÇÃO

31 comentários:

  1. Boa dia VdC,

    Cara, você está corretíssimo no seu pensamento e nas atitudes que pretende tomar, não podemos viver de aportes e esquecer de algo essencial, nossa própria vida, saúde, amizade, família (tá bom, amizade e família não é para todo mundo, sei disso) são coisas importantes que jamais deveriam ser esquecidas.

    Parabéns pela atitude, vai te fazer muito bem, ainda mais no patamar financeiro que você já está.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IE,

      Era algo que eu já tinha em mente, até entendo que a galera mais nova queira aportar 100%, deixar de fazer coisas pra sobrar dinheiro, mas no momento que estou de vida, eu digo que a minha parte pra crescer o patrimônio eu já fiz, e continuarei fazendo, mas acho que cheguei num patamar que não preciso ficar numa preocupação tão grande se aportarei 1000 reais a mais ou a menos.

      Desde o dia que eu tive um pesadelo, onde sonhei que morri, daqueles que você vê o seu corpo ali sabe,e fiquei pensando: "Putz, juntei e juntei, e não aproveitei nada do dinheiro, agora vai ficar tudo aí", eu mudei meu pensamento, realmente eu estava ficando mais pão duro, principalmente ao participar do ranking de renda financeira aqui na blogosfera.

      É legal sim, mas quando você já acumulou boa parte, você pode pegar mais leve com você mesmo.

      Abraço

      Excluir
  2. VDC,

    É isso ai cara .... só tranquilidade ... daqui em diante é aproveitar...

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Rodolfo,

      Graças a Deus! Cara, estou vendo que a melhor coisa a fazer com investimentos é deixar quieto, por mais que algumas notícias ruins ocorram durante um período, se o investimento for bom e te deixa tranquilo, você ficará super tranquilo.

      Veja uma observação que te faço para seus estudos. Um FII de papel que tenho, CPTS11B, emitiu mais cotas, e ainda não aplicou todo o montante arrecadado, e como o número de cotistas aumentou, a renda tem baixado muito, e neste mês de Dezembro, pelo que olhei rapidamente, o rendimento será pífio para um FII de Papel (entre 0,6% a 0,7%, rendimento de tijolo rs).

      O que vai ocorrer? A galera rentista vai socar venda no papel.

      O que eu vou fazer? Nada.

      Mesmo podendo ganhar algo vendendo posição e aplicando em outro, e esperando o fundo pra entrar, no fim das contas isto só vai me dar dor de cabeça e preocupação, logo, não farei nada.

      O que tentarei fazer é aportar alguma coisa quando abaixar o preço, mas, ficarei realmente 3 meses sem aporte, se não, não comprarei o carro que quero.

      E assim vou levando na tranquilidade, só espero que o governo não meta taxação nos FIIs nos próximos anos rs.

      Abraço

      Excluir
  3. Olá VDC,

    Parabéns pelo IF, sempre é bom cuidar da saúde. Este ano gastei uma boa grana com exames e consultas. Não adianta de nada ter uma boa grana e uma saúde péssima.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CI,

      Saúde é um tópico que eu sempre repito aqui, é de suma importância e nesta vida corrida acabamos esquecendo de se cuidar (eu mesmo estou assim neste final de ano, 2 semanas sem academia, comendo porcaria, etc.). 2017 será melhor e voltarei à linha.

      É isto ai, um abraço

      Excluir
  4. VDC, em qual faixa de idade vc está? Eu venho vendo sendo blog a pouco tempo e nunca vi vc ou alguém falando disso.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia...muito legal tirar um tempo para vc...uma dúvida minha, me desculpe a ignorância, mas o que vc quer dizer com projetos digitais?Nessa parte fiquei boiando.
    Valew, e um 2017 repleto de saúde, conquistas e sucesso.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Sim, já juntei por muitos anos, continuarei juntando, mas de uma forma mais relaxada, sem preocupações com aporte.

      Projetos Digitais são a minha fonte de renda externa ao trabalho, obtida na internet, mas realmente nunca provi detalhes aqui sobre, só comento e falo os valores.

      Desejo o mesmo a você, em dobro, e para toda a família.

      Um abraço

      Excluir
  6. Considerações que acho importante.

    - A troca do carro está sim na hora de ser feita, ponto pra você que já tem uma semi IF e como você disse não precisa desesperar. Está em uma situação muito confortável e parabéns por isso.

    - Clareamento dentário: Muito bom eu já fiz e recomendo. As pessoas reparam e você fica menos feio (no meu caso, mais bonito kkk).

    E por último observei o que você falou e fiquei imaginando. Caso você hoje chegasse ao objetivo final da IF, tenho certeza que ainda tentaria a promoção no trabalho e continuaria durante um bom tempo. Força do hábito. E a busca do devido reconhecimento pelo seu esforço não é verdade.

    As vezes imagino como será quando eu conseguir e se realmente largarei tudo, kkkkk. Muito louco isso, pois você trabalha para uma situação acontecer e quando acontece não sabe o que fazer.


    Grande abraço.

    https://lawyerinvestidor.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá LI,

      Legal as dicas.

      Eu estou enrolando no clareamento, eu fui pra olhar isto, e me sugeriram tirar o último dente siso que eu tinha, e após uma outra pequena cirurgia, e finalmente chegou a hora do clareamento.

      O problema é: Eu adoro café.

      Ps.: Ficarei mais bonito também rs.

      Sobre os valores, é verdade. Mesmo com os desejados 10K mês, eu não saberia parar agora, largando a empresa.

      Será um momento delicado, e difícil, começar a viver de renda ...

      Abraço

      Excluir
  7. VDC, sou mais Velho que vc, já atingi minha IF há alguns anos, moro no mesmo apartamento que antes e excelente, decidi comprá-lo, pois queria viver bem e não entendia porque iria morar mal e ter uma conta polpuda, gosto de viver confortavelmente.
    Essa escolha foi acertada, o imóvel se valorizou que foi uma beleza, hj depois de uma baixa nos valores, vale 12 vezes mais que paguei a 13 anos atrás, na época do boom valeu bem mais, além disso ganhei em qualidade de vida moro em um bairro excelente.
    Continuo com o m ano trabalho, a diferença que me estressa menos e me preocupo muito pouco com os percalços do dia a dia, como perder o emprego ou algum contrato.
    Viajo mais e me permito mais luxos.
    Carro nunca liguei, compro sempre um carro zero de médio para baixote fico com ele por 6 ou 7 anos.
    Passeio com moderação e não ligo para roupas, compro coisas boas, mas não diginia moda, eletrônico, os compro e uso por muito tempo.
    Tenha filhos e minha esposa trabalha e Tb ganha bem.
    Se voltasse no tempo, faria duas coisas diferentes, flaxibizaria mais meus aportes, pois até comprar onaoartanebte e ainda alguns anos depois eu era um avarento, que abriu mão de muitas coisas para aportar, as viagens e o convívio com outros povos me fez mudar a visão.
    2. Teria filhos mais cedo, fui pai com 37 anos a primeira vez, hj fico imaginando quanto que eu abri mão da alegria desce pai antes e contas de quando morrer quantos anos meu filho terá, se saberá de virar sozinho, perdi meu pai novobecsei como isso foi um obstáculo.
    No mais e cuidar da saúde, da alimentação e da alegria.
    Não se vive duas vezes, força em seus planos e boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anon,

      Excelente relato.

      Quem comprou bons imóveis e bem localizados há mais de 10 anos atrás, realmente teve uma valorização absurda.

      Chuto: Quem comprar agora também terá grande aumento patrimonial daqui há alguns anos.

      Legal seu relato, eu também não tenho aquele medo completo de perder o emprego, isto é o que eu acho mais legal, você trabalha não por obrigação, eu mesmo trabalho no que eu gosto, lógico, preciso trabalhar ainda, mas, se eu fosse demitido, a renda passiva já me manteria com sobras.

      Comecei a fazer como você, viajando mais e dando estes mimos agora. Este veículo que comprarei em março será um destes mimos, tem tudo que eu preciso, e eu uso diariamente, logo, será um carro confortável, semi-novo, que me permitirá ter mais segurança que meu carro velho atual.

      Poxa vida, que relato fantástico meu caro, daria uma postagem exclusiva.

      A questão da idade pra ser pai venho pensando, eu acho que lá pelos 34, 35 no máximo eu terei o primeiro herdeiro ... Talvez antecipe pra 33, vamos ver.

      Se é pra ser rico e não ter um filho, ok, eu abdico disto. A família pra mim é muito importante.

      Abraço

      Excluir
    2. VDC,
      Nao sei se investimento imobiliario tem futuro nao meu caro ! Olha só, aluguel na casa dos 0,3% am ? Enquanto TD e CDB na casa de 1% ?
      Vc mesmo ja disse que talvez seu nome nao seja mais VDC .as sim Viver de FII. Mesmo o FII tenho observado vacâncias e rendimento na casa de 0.7%. Mesmo o seu meme do Bruce Bane naoe.estimula a aportar em FII, os numeros estão aí ! Pais em recessao, tendência é de vacancia imobiliária ou renegociacao pra baixo no aluguel.

      Abracao,
      Chapa Man
      PS: FELIZ 2017. vamos continuar crescendo juntos.

      Excluir
    3. Fala Chapa Man, bao?

      Depende ... Acho que cabe ter imoveis sim para diversificar.

      Imoveis de baixa renda podem dar 1%.

      O rendimento de imovel é menor, mas tem que considerar tambem a valorizacao futura.

      Desejo um excelente 2017, continue sempre nos provendo seus excelentes comentarios aqui.

      Abraçao

      Excluir
  8. VDC,

    Sempre é bom nos presentearmos. Você faz muito bem!
    Parabéns! Além disso, cuidar da saúde não é gastar dinheiro atoa. Nada adianta poupar e investir sem cuidar da saúde. Se não cuidar da saúde agora quem irá usufruir do dinheiro poupado/ganho será o Hospital/Familiares/Herdeiros.

    Abraços e Feliz 2017.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PF,

      Chega uma hora que devemos nos presentear, afinal, são muitos anos de luta e fora da Matrix financeira.

      Concordo plenamente sobre o tema Saúde, e em 2017 vou voltar com força total, pois neste finalzinho de ano (Dezembro) perdi um pouco o foco e estou há 2 semanas sem ir à academia.

      Abraço

      Excluir
    2. Esqueci de complementar: E um excelente 2017 com muita paz, alegrias e prosperidade amigo! Pra vc e toda sua família. Abs

      Excluir
  9. O dinheiro só serve se ele te trouxer prazer. Nunca se esqueça disso.
    Dica: compre um carro USADO, com até 10 mil Quilômetros de uso. Carro novo é loucura, no meu conceito. Sempre tem alguém endividado, vendendo barato. Pense nisso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala HM,

      Este seu conselho eu lembro sempre, obrigado pela dica.

      Já tive algumas experiências comprando carro zero, agora não faz mais parte da minha vida.

      Muita gente compra e vende com baixa KM mesmo, concordo contigo.

      Abraço amigo HM!

      Excluir
  10. Grande VDC!

    O Negócio é viver em equilíbrio.

    Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Steynd,

      Pois é, estou buscando exatamente este equilíbrio, já juntei até demais pelo salário que eu tinha e tenho ainda.

      Agora é manter o ritmo, mas vivendo mais.

      Abraço

      Excluir
  11. Fala, VdC!!

    Mais uma vez, excelente texto. Sobre os pontos pessoais (que devem sim ser seu foco principal, o grosso do seu bolo da IF já está pronto), tenho perguntas pra você:

    "Quer um exemplo? Farei um clareamento dentário. Outro? Farei uma consulta com um especialista, fora do plano de saúde, para um estudo completo do meu organismo".

    Qual valor de um clareamento dental decente, você já pesquisou? E qual a especialidade do médico que faz estudo completo do organismo com foco em desempenho físico, além do valor de um acompanhamento assim?

    Estou elaborando meu orçamento e também quero fazer algum aporte mais "pessoal" Creio eu que esse seja o investimento mais importante a fazer: aquele que você faz em você mesmo, que vai fortalecer seu corpo, sua mente e prolongar sua estadia na terra.

    Grande abraço, meu caro. E grato desde já pelos comentários sempre didáticos e gentis que você dispõe pra galera aqui.

    Ceariba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anon,

      É esta ideia de já ter um "bolo" pronto que me tranquiliza. As coisas vão se movendo sozinhas, mas estou ciente que ainda falta muito chão para chegar à IF.

      Ainda não pesquisei o valor do clareamento, mas farei numa clínica que gostei do local, ambiente, e doutores, fora do plano médico. Foi onde fiz dois procedimentos com sucesso (um retirando meu último siso, pois, retirar um siso inferior num dentista mais simples foi tão traumático, que deixei o outro, mas desta vez retirei este último siso e foi tudo super tranquilo, e olha que eu sou medroso demais com dentista.

      Sobre o médico "body builder" acho que será em torno de uns R$ 500,00 ... Talvez menos, mas estou chutando para mais (logicamente friso que não ingerirei nenhum tipo de "bomba", quero dicas naturais e acompanhamento pra seguir o caminho normal, de saúde mesmo).

      Excelente frase a sua: Aporte Pessoal. É isto que temos que pensar, não estamos deixando de aportar, na verdade estamos aportando em nós mesmo.

      Satisfeito com seus comentários, eu que agradeço a troca de ideias.

      Abraço Ceariba

      Excluir
  12. Amigo VDC, parabéns mais uma vez pelo post!
    Qto ao clareamento:
    - Fuja de plano de saúde e clínica popular;
    - Previamente ao claramente, verificar se há retracoes gengivais, restaurações com infiltração ou fraturadas, cáries, abrasões ou desgaste excessivo do esmalte dentário, micro fraturas no esmalte, essas situações contribuem para a existência de sensibilidade;
    - Realizar o clareamento com gel clareado associado ao clareamento a leaser. Nunca faça apenas a leaser. Usar gel clareador com concentração 10% ou 15%, acima desta concentração ficará muito sensível.
    - Durante o período de clareamento e logo após o clareamento, usar um creme dental para sensibilidade( sensitive da colgate) é muito bom;
    - Se puder evitar alimentos pigmentantes durante o clareamento como, vinho tinto, beterraba, café, chá, chamarão, coca-cola, seria interessante;
    - Nunca esqueça que assim como nossos tecidos envelhecem, o tecido dentário também envelhece e os dentes com o passar do tempo ficarão amarelados. Portanto, o clareamento deve ser realizado de tempos em tempos, qdo necessário e dentro da técnica preconizada.
    Espero ter ajudado.
    Abraço!

    Bagual.CD.Msc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande amigo Bagual,

      Excelentes as dicas, e estou seguindo esta já: Sem plano de saúde. Pagarei à parte mesmo, numa clinica próxima de casa, com excelentes doutores, materiais de primeira, virei cliente mesmo da clínica, fizeram duas cirurgias que eu estava com muito medo de uma forma que tirou até os traumas que eu tinha anteriores (retirei 3 sisos quando tinha uns 17, 20 anos por aí, e fiquei tão traumatizado que um dos inferiores deixei e só retirei há meses atrás).

      Anotada a dica 2!

      Anotadíssima a dica 3! Já enviei para meu e-mail, e quando for fazer a consulta já terei este seu manual.

      Sobre a dica do creme, pensei que seria Sensodyne, mas posso seguir sua indicação.

      Dica dos alimentos: Muito boa, mas vou sofrer sem poder beber café ... Sou da TI, somos movidos a café rsrs.

      Você não só ajudou, como deu uma verdadeira AULA.

      Pode virar um post suas explicações rs.

      Abraço Bagual e sucesso sempre amigo!

      Excluir
  13. Grande VDC! Ótimo post novamente, mas meu comentário tem outro motivo hoje.

    Com a correria da vida eu acompanho alguns blogs (menos do que gostaria) e desses, não consigo acompanhar todos os posts. Mas o seu é um dos meus preferidos. Temos em comum o gosto por imóveis, acho que patrimônio similar e foco no longo prazo. Talvez isso contribua pelo meu interesse nas suas postagens.

    Buenas, eu gostaria de desejar-te um Feliz 2017, com muita saúde, paz e realizações. Como já falei há uns meses atrás, eu vivi o crescimento corporativo que você está vivendo hoje e isso é muito bom, muito enriquecedor, embora às vezes seja desgastante, mas vai por mim - todas as experiências são boas, algumas são amargas no presente, mas nos preparam para o futuro.

    Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala IV, beleza? Tá meio sumido hehe.

      Somos parecidos mesmo, compartilho dos mesmos gostos.

      Eu sou mais frenético, posto diariamente por gostar mesmo, mas talvez eu reduza a frequência para 2 dias ... Vamos ver.

      Anotei seu nome junto com os amigos que dão excelentes dicas corporativas, como o Economicamente Incorreto e Executivo Pobre, realmente venho ainda passando por esta fase e tentando me adaptar, realmente esta sendo um grande desafio.

      Suas palavras dariam uma postagem à parte ... Show de bola, e anotadas mentalmente.

      Um grande abraço e desejo um excelente 2017, muita saúde, dinheiro, paz e felicidade, pra você e toda a família.

      Um abraço

      Excluir
  14. Grande VDC!
    É isso aí cara, é preciso saber balancear um pouco as coisas. Precisamos aproveitar a juventude.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Guardião,

      Agora é aporte e vida, na mesma medida ...

      O caminho é este mesmo.

      Abraço amigo

      Excluir

Obrigado pela presença! Aprovarei rapidamente seu comentário e responderei brevemente! Grande abraço, VDC - Viver de Construção

Pesquisar no Blog ...

Postagens Populares