Viver de Construção

Blog sobre Investimentos e Tranquilidade Financeira ...

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Um Blog sem Idéias + o Meio Termo da Independência Financeira ...

.
.

Boa noite Senhores do Milhão. A Luta Continua!

Sem ideias …

Uma mente criativa, mas, sem ideias.

Eu não sei o que escrever aqui hoje, e decidi começar a escrever qualquer coisa, para ver o que sai.

Durante mais de 15 meses eu acho, postei quase que diariamente, mas hoje, acho que pela primeira vez, estou sem ideias.

Eu estou fora do Brasil, ‘time zone’ diferente (talvez seja o cansaço de reuniões o dia inteiro em inglês), mas resolvi escrever um pouco hoje, e o post saiu num horário um pouco diferente.

Minha vida financeira esta um marasmo total, neste primeiro mês que fiquei sem aportar, e não tenho muito o que comentar, nem estou tendo tempo de acompanhar o mercado, o que é até bom pra ser sincero.

Talvez pois eu tenha perdido a minha liberdade de escrita, diante dos últimos fatos, e realmente às vezes acho que meu blog é muito estranho, eu falo de tudo aqui, sei lá, às vezes penso que deveria falar exclusivamente de Construção, agradando boa parte dos leitores, outras vezes penso que deveria focar em Fundos Imobiliários, mas já temos outros colegas que escrevem belos posts sobre, como por exemplo, os amigos Living of Dividends e o amigo Viver de FII, sem falar das raras aparições de nosso Mestre dos Dividendos.

Às vezes penso em falar mais focado sobre carreira (Trabalho), mas fico sem graça em “concorrer” com posts tão bons de caras como o Economicamente Incorreto  e o Executivo Pobre, onde aprendo muito a cada post deles.

Às vezes penso em ser mais ‘imparcial’, mas aí eu viraria um site de notícias e não conseguiria bater de frente com o peso pesado Abacus Liquid, do amigo !

.
.

Outras, penso em detalhar e desmistificar o mundo de TI, mas aí eu já entro na praia de um cara que ensina pra caramba, e que me faz pensar: Por que não abri a minha própria empresa de TI. Logicamente estou falando do amigo Viver de Dividendos. Ps.: Há um meme do Viver de Dividendos ao final do post.

Até nos posts focados em frugalidade e liberdade financeira, os bons artigos escritos pelo amigo Frugal Simple já cobririam esta lacuna, até mesmo por que ele é ainda mais positivo que eu, pois aos 31 anos ele se acha novo, eu na mesma idade me acho velho.

O que eu realmente sou? Uma pessoa comum, que por algum motivo desconhecido, mesmo ganhando pouco, mas poupando muito, conseguiu aplicar o dinheiro de uma forma que ele rendeu bastante em 10 anos.

Não detalhar meu patrimônio aqui, que era justamente o intuito do blog para eu ir notando o meu crescimento, me deixa um pouco estranho. Falta algo.

Por mais que alguns leitores anônimos falavam / pensavam que era falso, superfaturado e ‘bla bla bla’, aquilo ali era o meu registro financeiro, era a minha planilha que fica lá guardada em ‘Meus Documentos’, ‘Acompanhamento Financeiro’ disponibilizada com todos 2.000 leitores diários que passam aqui, que me ajudam a manter a cabeça erguida em busca deste desafio que é ser livre ...

Por que eu busco a Independência Financeira? Sei lá. Será que não é por que eu me acostumei a ser assim? Será que eu realmente atingirei a Liberdade Financeira?

Não sei ...

Mas, é importante mesmo é que a Liberdade Financeira, não aquela falsa ideia de parar de trabalhar e viajar todo o mundo, esta não, mas a real, posso dizer que já alcancei, afinal, minha Renda Passiva hoje já é duas vezes o que eu gasto normalmente por mês com mais 20% incluídos aí. Se eu gasto X por mês, hoje já recebo X (+20% de ‘Gordurinha’) + X + X passivamente. E aí, por que eu ainda não sou livre?

Eu acostumei a ser frugal, viver uma vida simples, e por ter ‘perdido’ 10 anos da minha vida na simplicidade, hoje eu juntei mais do que pessoas ‘normais’ teriam juntado na minha situação.

.
.

Às vezes até eu me decepciono um pouco (eu sei que é até pecado, por tudo que Deus me proveu), mas aí lembro de meus colegas, mesma faixa etária, e chego a conclusão que eles não tem nada! E trabalham e ganham a mesma coisa ou até mais que eu. E não tem nada.

Aí normalmente quando bate esta ‘depressão’ financeira, do tipo “estou juntando há tantos anos pra que?”, o que eu faço é: Criar planilhas, e simulações, pra eu ver que o que eu faço vai dar em alguma coisa.

A última que eu fiz ...


Aí minha cabeça fica martelando algumas questões: Será que estou no caminho certo? Será que não deveria voltar a focar nos Projetos Digitais? Será que eu serei realmente Livre Financeiramente daqui há alguns anos? Será que eu deveria tentar mudar de país?

Não sei se tem correlação amigos, mas, neste voo que tive o comandante avisou que passaríamos por uma área de turbulência, mas, nossa senhora, o avião deu uma abaixada e foi forte viu (acho que das piores que já vi e senti), e você repensa toda sua vida: E se tivesse despencado ... Valeu a pena?

O que venho buscando  neste momento, não é nem tanto mais a sonhada Independência Financeira, e sim as formas de conseguir usufruir daquilo que conquistei, com tanta luta em 10 anos, mantendo a mesma ‘pegada’ para continuar aumentando o Patrimônio e a Renda Passiva, até o dia do grande foda-se até logo, mas já usufruindo daquilo que conquistei. É algo complexo demais isto...

Não sei se sou eu que estou apressado demais, mas eu quero ter mais liberdade agora, basta a mim encontrar este ‘meio termo’ citado.

Ficaremos com esta reflexão, e amanhã teremos postagem mais alegre.

Para não fechar o post nesta solidão e tristeza total, impossível não ver esta imagem e pensar no amigo Viver de Dividendos dando uma aula:

“Fala Galera! Aqui é o Viver de Dividendos ...”

.
.



Um abraço a todos e excelente noite!

.
.

VDC – VIVER DE CONSTRUÇÃO

25 comentários:

  1. É amigo, as vezes temos 'recaídas' da vida frugal para a vida fútil, mas devemos ser firmes. Devemos viver, claro, mas com cabeça no lugar e no tempo certo.

    Posso te perguntar quanto tu ganha?! To achando que meu salário está defasado "/

    Ah, belo trabalho hein, viajar com tudo pago é uma ótima, tenta dar uma escapada igual você fez na última viagem. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola AA,

      O dificil é justamente achar este meio termo: Nao posso ficar mais poupando 100%, mas nao posso gastar 100%. Tenho que viver sendo poupador.

      Esta viagem sera mais rapida.

      O valor de salario é bom,.mas poderia ser melhor. nao posso mais postar numeros exatos :(

      Abraço

      Excluir
  2. Esse simulador de juros composto é bacana, usarei ele após o resultado de novembro pra estimar os juros compostos a vencer mensalmente pra chegar no milhão em 12 anos, compartilharei a partir de janeiro o resultado de cada operação comparando com a meta a ser vencida, que nem o pobretão estava fazendo antes de fechar.

    Não sei porquê o choro VDC, o teu milhão já está em alguns meses pra ser alcançado, já passou dos 900k.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala King,

      Ate eu me acho chato tem dia.

      De vez em quando da um desanimo, mas depois eu volto a positividade.

      Aquele grafico do Pobretao dos 500K era legal mesmo, uma peba que durou pouco ne? Ele podia voltar a postar, blog novo, sem relembrar o passado, do zero mesmo, assim seria muito bom acompanhar e ele nao ficaria receoso.

      Abraço

      Excluir
  3. Amigo, fica tranquilo. Tem lugar pra todo mundo no universo. Cada um com seu jeito e seu universo único. Você já é o agregador do ranking, sabe de construção, tem coisas a contribuir em fiis, trabalho, casa, terreno, comportamento e TI. Ninguém aqui é Dr. de nada, somos todos aprendizes.
    Aproveita o clima de paz dos EUA pq aqui é só notícia ruim.

    A mente precisa descansar para ter boas idéias, precisa de paz, de esperanças no futuro.

    Eu com 31 anos e você estamos apenas começando! Daqui pros 40 dá pra fazer coisa demais, conhecer 10 países, atingir a IF, abrir um negócio, emigrar, casar com uma gringa, ehahehaeh separar, se mudar pra outro país, escrever uns 4 livros. Muita muita coisa.

    Essa imagem eu só lembre do VD mesmo ahahahah
    Aproveita a brecha e leia meu post novo de hoje.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Frugal,

      Aqui é outro mundo, pena que retornarei brevemente ao Brasil.

      Nos ultimos dias desanimei com.o blog por causa dos ataques sofridos, pois, parece que nos blogueiros que dedicamos parte do tempo tentando ajudar e ser ajudados somos bandidos, simplesmente por ter conseguido alguma coisa a mais na vida.

      Eu preciso ter a mesma motivacao que voce no quesito idade, sou novo, mas ja me acho velho rs.

      Eu li o anterior, muito bom, lerei o novo, so nao consegui comentar.

      Abraço

      Excluir
    2. Me chegou essa foto pelo Facebook, ri demais kkk

      Mas o legal foi o modelo de aplicação da prova, cada aluno tinha que fazer uma questão pro outro aluno do lado responder. Acho que falta um pouco de criatividade pra alguns professores hj em dia.

      Sobre suas aventuras nos USA posta algumas fotos aí dos States pra nois e se for em NY não deixa de visitar a bolsa

      Daqui a pouco vai precisar de um passaporte novo pra caber tanto carimbo kkk

      Excluir
    3. Kkk eu lembrei de voce na hora.

      Esta criatividade é boa e ajuda a aula a ficar mais interessante mesmo.

      Entao, eu renovei meu passaporte tem pouco tempo, e tive que levar o velho com o visto americano (visa) e o novo. Ja cheguei ao Brasil. Foi bate e volta mesmo, nao deu tempo de ficar la mais tempo pois sairei de ferias e vou para outro pais, agora na america do sul rs (assunto do proximo post).

      Abraço

      Excluir
  4. VDC vc falou no pobretão me lembrei dele.

    O problema do Pobretão é que ele queria ter uma vida de gastos estilo funkeiro ou jogador de futebol.

    O pobretão como ele dizia, era um carpes numa vida de beta, tinha dinheiro para aproveitar um pouco mais, porém se negava a gastar um troco a mais, e daí vinha o sofrimento. Um blog muito bom, espero que um dia ele volte.

    O que a gente tem que fazer é se acostumar a viver na simplicidade, não tem coisa melhor. Quanto mais coisas sofisticadas, caras e esdrúxulas, mais sua vida fica doida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ele poderia voltar, gostava do blog dele, bastaria ele nao escrever mais assuntos tao polemicos.

      Acho que ele proprio nao compraria o camaro, foi coisa do inicio da caminhada, tipo o premio que ele se daria, mas ao ver o quao duro foi juntar a grana acho que ele optaria por viver na simplicidade.

      Tambem sou adepto ao Simplizao Way of Life kkk.

      Abraço

      Excluir
    2. Acho que o Pobretão continua, como Anônimo. Ele faz muita falta mesmo na blogosfera!

      Excluir
  5. Você não tinha idéia sobre o que escrever e acabou fazendo uma boa postagem, VdC. A propósito, obrigado por citar-me, mas seria muito útil vê-lo também falando de alguns fiis, afinal, tem muitos FIIs que eu não acompanho, você fez um post interessante sobre o JSRE, que é um fundo que atualmente não acompanho, podia fazer de alguns outros, com certeza seria de grande valor.

    Ah, e parabéns pela sua independência financeira! Embora você não se sinta totalmente, você já está, pelo menos nos estágios intermediarios de independência financeira.

    De acordo com a taxa de riqueza do "pai rico" (Robert Kiyosaki) se você já tem renda passiva superior as suas despesas mensais, você já é rico, afinal dividindo suas despesas mensais por sua renda passiva você já consegue um valor superior a 1, agora você decide, continuar rumo ao 2 ou 3, ou parar por aí..

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala LD,

      Sua volta agregou muito a blogosfera.

      Sim, de vez em quando criarei o post Papo de FII, é algo que eu gosto.

      Entao, minha renda passiva hoje ja é maior, mas nao me sinto livre ainda, vejo que ainda falta muito a aumentar.

      Mas, ja é algo consideravel, claro.

      Abraço

      Excluir
    2. Ah o calculo tá errado, tem que dividir a renda passiva pelas suas despesas mensais, depois do 1 você atingiu a IF, e quanto maior, mais rico você é...

      Eu me confundi..abçs

      Excluir
  6. Olá VDC, tem dias que é complicado mesmo. Como o colega RN falou: você já tem quase 1 milhão. Já está na frente da maioria das pessoas. Boa viagem.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala CI,

      O blog é o diario virtual e nem todo dia estou na maior alegria e positividade.

      O legal é que eu posto e posso ver no futuro como vim passando nesta ardua luta.

      Bola pra frente e a luta continua.

      Abraço

      Excluir
  7. Fala VDC escreveu bastante pra quem tava sem saber o que escrever hehehe

    brincadeiras a parte, você já tem um a IF! Você não ganha o que gostaria mas, ganha um salário bom. No seu caso eu (cada cabeça uma sentença) começaria a aproveitar um pouco mais (do salário), nada de rasgar dinheiro (nem jogar no mar rsrsrs) mas mudaria algumas coisas no dia a dia ou mesmo nos finais de semana e feriados. Não creio ser algo fácil pois nos acostumamos a vida simples (eu ainda estou entrando nos "eixos") mas já troquei a marca de cerveja no fim de semana por exemplo kkkkkk. Aproveitei descontos bons nesta black friday (ou fraude em 'brasileiro') e comprei uma camisetas novas dando prioridade a qualidade de algumas marcas.

    acho que as férias vão fazer bem pra você por as idéias em dia e reorganizar teus objetivos pra 2017 estar aqui, colaborando com tuas vivências do dia a dia, seja profissional, financeiro ou pessoal.

    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Gaucho,

      Pois é, estou entrando de férias, e venho gastando mais, e vivendo mais também ...

      Este mês não teve aporte, aportei numa viagem pessoal, que vou nos próximos dias.

      Estou meio cansado, quero viver um pouco mais.

      Abraço amigo

      Excluir
  8. Então eu sou um blog de notícias? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quase um Infomoney rsrs! Mas o blog é bom! Me sinto em casa kkk. Abraço

      Excluir
    2. Uo,

      Quase um infomoney .. mas não enviesado! rsrrs

      Excluir
  9. VDC,

    Continue postando sobre qualquer coisa e largue os críticos pra lá .. ninguém agrada todo mundo mesmo ...

    Mais grana que a maioria? A maioria da nossa população tem patrimonio negativo... está enfiada em financiamentos...

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Rodolfo,

      Nao tem jeito mesmo, sempre tem gente querendo te levar pro buraco, pro fundo do polo, eu vou seguir aqueles que passam mensagens positivas.

      Infelizmente dividas sao o retrato da populacao, so de nao ter dividas ja somos vencedores.

      Abraço

      Excluir
  10. Poste do que vier à cabeça. Bem melhor que esses blogs que querem ser um "manual do investimento".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala CF,

      Pois é, o melhor mesmo é manter a mesma linha, ficar criando muitos posts faz perder a identidade mesmo.

      Abraço amigo

      Excluir

Olá caro leitor! Responderei brevemente! Algumas vezes não recebo a notificação de novos comentários em postagens anteriores a 5 dias, caso não veja seu comentário, me avise pela postagem mais recente, tá bom? Um abraço e obrigado! Viver de Construção

Anúncio Google:

Pesquisar no Blog ...

Postagens Populares ...