Viver de Construção

Blog sobre Investimentos e Tranquilidade Financeira ...

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Empréstimo: Usando Cheque Especial para Aportar + Reduzindo a Frugalidade Extrema na Vida ...



Boa tarde Senhores do Milhão. A Luta Continua!



Aproveitando um tempo no trabalho, decidi gerar mais um post para algumas atualizações, deixando vocês leitores deste blog que exibe meu Plano de Independência Financeira atualizados dos últimos passos da estratégia.

VDC, você esta enlouquecendo usando cheque especial para Aportar? Tá maluco?


Calma que eu explico:

Neste mês e seguindo a estratégia do mês passado, estou atuando de forma agressiva nos Dividensos da Sociedade, e aguardando recebimento de todos os aluguéis dos Fundos Imobiliários para a reaplicação.

Atuar fortemente nos Dividendos da Sociedade me deixa totalmente descapitalizado, e eu corro ainda mais riscos usando o Cheque Especial, em situações como esta. No pior dos cenários, eu tenho várias opções p/ cobrir o rombo se a coisa ficar séria (esposa, pai, sogro, retorno de parte dos empréstimos, venda de FIIs, etc.). A que for mais viável, eu aplico. Ter uma renda líquida de R$ 10.000,00 mês te deixa mais corajoso para arriscar desta forma, mas eu sempre tenho os cenários de Plano B caso tudo dê errado.

Aproveitei uma queda de cerca de 20% de NSLU ontem e hoje, o FII de Hospital que esta na minha fila de aportes, e aumentei um pouco mais a minha posição, adquirindo mais cotas, aplicando um total de R$ 2.200,00 e utilizando valores que estavam de sobra na corretora para realizar a compra nestes valores promocionais.

Aparentemente alguma coisa ocorreu, pois justamente no mês onde houve um aumento significativo no valor distribuído por cota a cotação esta sendo castigada a níveis muito estranhos ... Pela perpetuidade do FII, não faz sentido.

Vamos analisar friamente os maiores riscos de aluguel de um Hospital: Ações revisionais na justiça do valor do aluguel. Se fosse pra chutar alguma coisa, eu chutaria isto.

Mais estranho ainda que o HCRI (outro FII de Hospital) também esta sendo castigado. Na verdade isto é até bom, pois permitirá melhores compras, como esta que fiz em NSLU hoje.

Os dois são do mesmo grupo ... Hum ... Faz sentido alguma ação revisional.

Pode ter ocorrido algo na justiça? Pode. Pode ter ocorrido algum outro evento ruim? Pode. Nós, meros investidores pessoa física, só saberemos posteriormente. Faz parte, mas eu opero fundamentos e não preços.

Eu não opero notícias e nos últimos comunicados oficiais esta tudo conforme, então não há nada a fazer. NSLU: Sigo comprado! Paciência se continuar caindo.

O que vale comentar nesta parte é: Meu aporte simplesmente foi engolido e nem alterou os números para cima, na verdade além do aporte novo o valor da carteira esta abaixo do último fechamento, fruto desta queda, e é uma pena que não tenho como aportar mais, e não poderei girar a carteira para comprar NSLU, nem HCRI.

Este mês eu reduziria os aportes (no meus gráficos de controle não contam os reinvestimentos, aporte para mim significa dinheiro novo aplicado), mas venho mantendo uma média entre R$ 5.000,00 a R$ 6.000,00 de aportes, o que considerando minhas receitas é algo considerável. E com esta queda estou no cheque especial (20 dias sem juros), esperando que os valores de amanhã dos Dividendos da Sociedade cubram o rombo de R$ 2.200,00.

De hoje até o final deste mês de Agosto, tenho uma previsão de receitas de aproximadamente R$ 2.800,00 a R$ 3.000,00, fruto dos rendimentos dos Fundos Imobiliários, Dividendos da Sociedade e parte pequena já do Projeto Digital, que começa a apresentar os primeiros resultados.

Como aportei acima da minha capacidade mensal de me deixar com valores sobrando de forma confortável, dependendo do que ocorrer, postergarei algumas compras usando o Cartão de Crédito, que detesto. Estou praticamente sem reservas na Poupança, ou seja, vivendo loucamente.

No Projeto Digital, até o momento já foram R$ 55,34. A expectativa é que eu consiga chegar pelo menos até R$ 100,00 nesta modalidade, o que já pagaria minha conta de TV a Cabo + Internet (qualquer renda é muito bem vinda).

Neste ponto desta conta, cabe um adendo: Eu pago através de débito em conta, e este mês, após a última negociação que resultou em 3 meses de desconto, o valor aumentou novamente. Eu liguei, e usei uma tática diferente desta vez: Liguei direto no cancelamento, como se já tivesse decidido cancelar o pacote. Ao ser questionado dos motivos, eu disse que era devido a crise, pois com este aumento na conta infelizmente não poderia manter o plano. Esta ação deu muito certo, pois recebi uma proposta que me deixou até emocionado: 1 ano com valor fixo de R$ 100,00. Meu plano é o mais básico possível, nem telefone fixo tem, e aceitei prontamente. Mais uma economia. Ponto para a Independência Financeira!


Para os apaixonados com rentabilidade, até o momento estou gerando 1,38% sobre o meu patrimônio líquido, ainda sem contabilizar esta renda descrita acima (previsão), que poderá me levar acima de 3% ao mês. É uma rentabilidade excelente, misturando moderação com alto risco.

Sobre o preço dos FIIs: Eu também estou achando caro, mas o que eu acho não importa, a estratégia é acumular valor nos meses e anos a frente, então não me resta alternativa: Eu tenho que comprar! Esta é a minha estratégia.

Eu segui a estratégia quando os FIIs estavam desabando, não vendi no pânico. Agora estamos em ‘lua-de-mel’ e não deixarei de comprar FIIs, por estarmos vivendo uma fase de alta e por eles estarem caros.

E com um evento deste em NSLU consegui comprar a um preço mais acessível (espero que o prédio não tenha caído, pois a cotação vem desabando e não tenho informações oficiais sobre o que aconteceu).


Atualização do Post antes da postagem: Revisão mesmo do aluguel na justiça Expectativa de redução de 20% nos rendimentos. Ou seja, deve passar de uns R$ 2,00 por cota para R$ 1,70 / R$ 1,80 de novo. Segue o jogo. Menos R$ 5,00 de rendimentos e menos uns R$ 520,00 no total do patrimônio. Nem vou calcular o HCRI pra não ficar triste.

Mudando um pouco o rumo da prosa ...

No geral e na vida pessoal, estou fugindo de problemas e eliminando focos de estresse.

Na última sexta-feira, decidi sair, pois venho vivendo e juntando dinheiro até demais, preciso de vez em quando fazer algo diferente, comprar algo, não quero abdicar de viver por uma Independência Financeira futura, isto não faço.

Na sexta-feira, a noite, pensei: Poxa vida, já entrou mais rendimento, e eu vou passar a noite indo a academia e após ir dormir? Não.

Fui a um restaurante japonês, nem tenho tanto o costume, mas achei uma boa experiência. Foi a minha segunda vez num restaurante japonês, com a minha esposa.

Por estar dirigindo e não beber, vejam só o valor da conta: R$ 44,00. Eu e minha esposa. Muito barato!

Eu sou naturalmente frugal, algo que veio de berço mesmo, aprendi com meu pai.

Estou meio que me forçando a comprar algumas coisas, que não preciso tanto assim, mas que fariam bem ter a mais.

Coloquei na lista comprar um tênis novo, atualmente tenho um apenas para sair, e um apenas para ir p/ a academia. Preciso de mais uma opção para sair.

No mês anterior comprei algumas camisas novas, e até assustei pois gastei pouco em boas camisas de marca. Estou tranquilo neste quesito.

Roupas sociais: Preciso comprar mais algumas camisas, e talvez mais uma calça e um sapato social reserva. Atualmente tenho apenas um para o trabalho, e outro para sair a noite.


Neste quesito acima, eu abro a carteira e compro roupas boas, numa loja de marca de um shopping, alfaiataria mesmo, onde a roupa fica totalmente perfeita e ajustada no corpo ... Ainda mais agora que estou malhando e estou em forma novamente.

Na última vez que fui nesta loja me empolguei e gastei uns R$ 3.000,00, à vista. Às vezes não dá para ser tão frugal assim, e se vestir bem no trabalho virou um diferencial meu. A dica é: Vale muito a pena investir em roupas boas mesmo para o trabalho, para a turma de escritório.

Na minha lista de itens a serem adquiridos, coloquei também a compra de uma blusa de frio nova, apesar de gostar muito, mas muito mesmo da minha atual, e ter uma jaqueta de couro para as temperaturas muito baixas, principalmente se viajar à trabalho para países gelados.

Por último coloquei um headset, para malhar acho que seria bacana, e para participar nas conferências pelo trabalho.

No mais, este ano ainda terei mais férias, e pretendo viajar, nem que seja para perto, como fiz da outra vez.

Aos 30 anos (e eu não sei por que fico repetindo isto em todo texto), chegou a hora de reduzir a frugalidade, mantendo a simplicidade, mas tendo em mente que 10 anos de trabalho e aplicação dos valores com inteligência já renderam uma renda passiva considerável, e que em alguns meses eu posso simplesmente utilizar todo o valor dos rendimentos para fazer algo para mim, afinal, preciso viver.

Um adendo da Saúde: Todos meus exames do check-up estão 100% ok. Estou com a saúde excelente, ainda mais agora malhando diariamente.

Se eu consigo gerar receitas líquidas de R$ 10.000,00 mês, por que não posso num mês de férias gastar R$ 4.000,00 numa viagem? É isto que estou treinando meu cérebro agora, para ele acordar e ver que a fase 100% frugalidade já passou e que agora é 80% frugalidade, usando parte dos rendimentos passivos para melhoria na qualidade da minha vida.


Como falei no último post, estou na expectativa de uma melhoria salarial, que pode ou não ocorrer, e se ocorrer acredito que atingirei a casa dos R$ 11.000,00 a R$ 11.500,00, talvez até chegando nos R$ 13.000,00 no ritmo atual de rendas extras.

No mais, é continuar no ritmo: Aportando, não ficando ‘maluco’ ao ver seus FIIs despencando 20%, e seguir na caminhada rumo ao milhão.

Um grande abraço e excelente semana.

VDC – VIVER DE CONSTRUÇÃO

82 comentários:

  1. Fala VDC a questão do Nslu é revisional na justiça, muito comum no setor hospitalar.
    Tem de estudar valores cobrados pelo m2 na região verificando se estão muito acima do praticado na localidade além da situação do inquilino.
    Sobre o modo frugalidade: Ai que muita gente se perde pois viver bem é muito empolgante, mas não é para qualquer bolso.
    Exemplo: Muitas vezes pessoas de diferentes classes sociais querem competir com salários e condições completamente diferentes.
    Resultado: Acabamos por observar frequentemente pessoas vivendo acima do seu padrão de vida.

    Como trato esta questão de aumento no padrão de vida?
    Simples e racional: Se vou aumentar meu padrão de vida precisarei aumentar minha coluna de ativos: Seja renda ativa trabalho ou passiva investimentos.
    Exemplo tu consegue um aumento no salário , mantém o mesmo padrão de aporte e usa do maiores receitas para melhorar sua qualidade de vida.
    Ou seja tu aumentou a coluna de ativos é isso que realmente importa no longo prazo.
    Como a manada Faz: Aumenta padrão de vida, mas não aumenta ativos para cobrir o mesmo.


    Sobre a questão de compras: Não sei se tua corretora trabalha com margem, pois aqui minha corretora sempre me adianta valor dos rendimentos " Acabei de fazer minhas compras mensais" agora só esperar liquidação em D+3.

    Sobre a questão do cheque especial: Se foste você montaria urgentemente uma reserva de emergência em LFT para cobrir promoções quando aparecerem, pois uma queda dessas é alegria de holder.
    Ai entra aquele operacional ao qual te falei de ter sempre um fundo para compras no contra pé da manada.
    Todo mês tem um ativo dando sopa em minha carteira, este mês iria comprar KNCR , mas ativo saltou de 107 para 111, infelizmente não tinha grana para comprar naquele dia, sobrou RNGO a 79 um tanto caro, porem se cair abaixo de 75 da compra certa levo de baciada todo mês, pois aqui enxergo como compra de vacância, CBOP possui melhores contratos etc porem tenho quase 30 mil naquele FII fora HGRE com 75% do empreendimento.
    Minha estratégia inicial na alta era comprar apenas shopping ABC e SHPH , porem as cotas sumiram do mercado " Ativos de Baixa liquidez" e nos preço atuais é completamente inviável.

    Todo Mês faço um mine estudo com minhas planilhas, quase sempre monto alguns cenários com alguns FII simulando saindo de inquilino ou entrada de novos.

    Uso destes estudo para fazer as compras mensais, conforme mercado muda pergunta eu mudo ativo.

    Como dito anteriormente agora em diante pretendo comprar mais papel, também pretendo começar montar uma reserva de emergência em LFT, mas se um tijolo der sopa mando para dentro sem pestanejar.










    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Fala MD,

      É, era um risco calculado p/ FIIs de hospital. Se continuar nesta queda, meus próximos aportes serão redirecionados para NSLU e HCRI, preciso mesmo voltar a comprar Tijolo, mas os preços de hoje com o risco vacância e a crise me deixam desanimados. Eu também planejo um horizonte muito longo para estes investimentos, então estas quedas momentâneas vejo como oportunidades para aumento de posição.

      Minha corretora não trabalha com esta margem, infelizmente. Isto me prejudica muito nestas quedas vertiginosas, pois eu preciso de pelo menos 30 minutos para conseguir transferir e ter o dinheiro disponível na conta.

      Estou sem fundos pois tenho aplicado muito nos ‘Empréstimos Garantidos’ que tanto cito, isto me deixa descapitalizado.

      Este mês meu objetivo seria manter pelo menos uns 3K na poupança como segurança, mas não teve jeito, com esta compra que fiz.

      RNGO a tendência é retornar aos R$ 75,00 (considerando os últimos meses), normalmente ele vai até R$ 80,00 e retorna ... Fiquei ‘tentado’ em vender para recomprar, mas pretendo seguir uma estratégia mais passiva mesmo, sem movimentações adicionais, além dos aportes mensais.

      ABCP e SHPH baixa liquidez mesmo ... Todo dia aparece entre as maiores altas ou maiores baixas da Infomoney o ABCP, justamente pelo grande spread e baixa movimentação diária.

      Acho que preciso melhorar nesta parte de controle de contratos e vacâncias, nesta parte venho seguindo (ou tentando) suas dicas. Análise de metro quadrado por região (valor) é algo que não domino e que seria muito interessante, até para comparar FIIs da mesma região.

      Sobre o aumento do padrão de vida, pensamos igual. Havendo aumento de renda, minha vida continua a mesma, aumenta mesmo o aporte, mas considerando que já estou na casa dos 30, preciso aproveitar um pouco mais a vida, e me dar alguns mimos de vez em quando.

      A maioria dos meus colegas mais próximos mantêm padrões de vida que beiram a falência, pois dependem exclusivamente do salário, e tem carros muito acima da realidade (R$ 60.000,00 a R$ 90.000,00), pagando prestações, morando de aluguel, saindo 4, 5 vezes por semana e gastando de R$ 100,00 a R$ 300,00 nos barzinhos, por dia ...

      Praticamente gastam todo salário do mês e nem sabem o que é aporte.

      Grande abraço

      Excluir
  2. Voce já pode sim usufruir do seu suor. como voce mesmo disse, fazer uma viagem, presentes, sair com a esposa.... vale a pena após anos de frugalidade... Eu estou pensando em colocar a NSLU11 na minha carteira de FII, porém mais como uma pimenta e com participacao mais reduzida. Hospital tem a questão do paciente ter sempre a razão ao seu lado.... Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caríssimo Victor,

      Hospitais são dos FIIs com maior perpetuidade (pena que só temos dois no mercado, até o momento), mas a questão de revisão de aluguéis é sempre um risco aos investidores de FII, pois como você bem disse, nas ações revisionais o hospital sempre será beneficiado.

      Se nesta ação os valores retornarem aos anteriores (antes do último aumento), estarei ainda satisfeito, pois meu PM em NSLU e HCRI é bem mais baixo, então o yield é maior, mas, o que sempre fico me lembrando é que enriquecimento acontece com aportes regulares e taxa de poupança, ou seja, se tiver pagando 0,67% ao mês, estarei satisfeito.

      O interessante é ver o meu ‘timing’ pra comprar na hora errada, felizmente este consegui, antecipando este aporte, comprar com preços melhores, a R$ 203,00.

      Sobre a vida: Chegou a hora de aproveitar um pouco mais. De sair para um restaurante mais caro (ás vezes!!) sem muita dor na consciência, de viajar mais vezes ao ano ... Sei lá.

      Já fui muito frugal até sem querer (e sem conhecer esta palavra que aprendi aqui na blogosfera), e penso que após juntar um bom ‘pé de meia’, posso desfrutar um pouco dele.

      Continuarei trabalhando normalmente, ainda mais agora com mais desafios, mas o fato de poder ficar uns meses sem trabalhar vivendo com a renda mensal que já obtive me deixa muito tranquilo.

      É esta a mensagem que tento transmitir aqui, de trabalhar muito agora para não ter que trabalhar depois.

      Grande abraço

      Excluir
  3. Amigo VDC, acompanho o seu blog desde o início, mas, agora irei postar, pois, não acho sua escolha correta (eu sei, a vida é sua e faz o que quiser), mas já que se expõe, como seu leitor tenho o direito de dar minha opinião.

    É muito arriscado e não vale a pena este tipo de alavancagem financeira, e outra coisa, seja mais sucinto nos seus posts, as vezes se torna muito repetitivo.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Olá caríssimo Matheus,

      O blog é para troca de ideias mesmo! Eu não acerto em tudo (na verdade erro muito), e esta partilha de informações é justamente para permitir que eu entenda o lado dos demais colegas que leem e vá corrigindo, caso eu esteja errado. Não é tipo lema de empresa, mas de verdade “a sua opinião é muito importante para nós” rs.

      Eu até tento escrever menos, mas não consigo ... É sério!

      Quando o post sai muito pequeno, eu penso em deixar para acumular com outro, talvez seja por que eu junto tópicos diferentes no mesmo: Veja este post como exemplo, eu iria falar apenas da parte de frugalidade e mais pessoal, mas acabei prolongando o texto sobre NSLU por estar pesquisando e vendo a cotação caindo simultaneamente.

      Esta alavancagem é temporária, eu não iria aportar, mas achei que valeria a pena comprar NSLU a R$ 200,00. Amanhã entra renda e cobre este valor (assim espero), mas tenho meus ‘planos b’ como citei para resolver a situação, caso dê algum problema.

      Eu sou veemente contra usar alavancagem, ainda mais com cheque especial, mas digamos que hoje foi um dia especial. Pode até ser que NSLU caia mais, mas eu quis comprar a R$ 200,00 hoje, não daria para esperar até quinta.

      Participe mais, todo comentário agrega muito.

      Grande abraço

      Excluir
    2. Até os comentários justificando do porque dos posts serem grandes é grande rsrs.
      Mas já tornou marca registrada do blog. Deixo o blog pra ler por último mas sempre leio. Muito bom!!

      Excluir
  4. Caro VDC seus posts são bem legais, já venho acompanhando a algum tempo, tenho aprendido muito.
    Você poderia dizer qual a sua marca preferida de roupa social, estou precisando comprar umas camisas e estou meio em duvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pobre Endividado,

      Beleza meu caro? Você esta meio sumido. Espero que esteja tudo 100%!

      A loja que eu compro não sei se tem em todos os lugares, mas é uma marca exclusiva (não é companhia do terno, colombo, etc).

      O bacana é que, por mais que você pague mais caro, a roupa tem caimento perfeito no corpo, modelo slim fit. Foi onde comprei meu terno e roupa para casar, e virei cliente, dado a qualidade do material.

      Comprei camisas entre R$ 250,00 a R$ 450,00 (caro, eu sei, mas roupa de qualidade). As calças são ajustadas para cair certinho no corpo, você compra, eles pegam as medidas e você busca a roupa pronta posteriormente, a calça neste caso.

      Não poderei citar a marca, pois não sei se existe em todo o Brasil (ficaria fácil saber de onde eu sou), mas se for a um shopping, veja se a loja também é alfaiataria, ajustando a roupa para você.

      Meu terno, por exemplo, se eu precisar ajustar, é só levar lá, você compra e não paga mais pelos ajustes.

      Calça, a mesma coisa. Já sai com a bainha e medidas completas.

      Antes eu comprava roupa assim: Ia nestas lojas do centro ou no shopping e comprava aquelas camisas fechadas em pacote, então elas ficavam ou grande demais, ou igual um balão, ou apertadas .. Complicado.

      Abraço meu caro

      Excluir
  5. VDC,

    Sobre fii sem nada a declarar, ainda estou em fase de aprendizagem ...

    Sobre a vida .. é muito importante viver, desfrutar um pouco .. afinal de contas, não vai fazer diferença se você tiver um monte de dinheiro quando estiver no caixão ...

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Rodolfo,

      A lição de hoje do NSLU e HCRI foi: INSIDER TRADING PEGANDO rsrs.

      Volumes fortes na ponta vendedora. Se eu soubesse né, tinha vendido tudo semana passada e recompraria hoje a preços convidativos, mesmo com a redução temporária dos aluguéis, com esta liminar aceita.

      De qualquer forma, para quem acumula, estas movimentações malucas não mudam muita coisa na estratégia de longo prazo.

      Preciso viver mais ... Estou seguindo sim esta dica.

      Grande abraço

      Excluir
  6. VDC, putz, R$ 44,00 no japonês e está com dor no coração? Estes dias saí com a esposa aproveitando que as crianças estava com os avós. Restaurante japonês top e a conta foi R$ 530,00. Isso sim deu dor no coração ... mas valeu a pena.

    Não fique se prendendo tanto aos gastos. Minhas férias no final do ano serão com a família toda nos EUA para passeio e esqui. Não consigo nem imaginar quanto vou gastar, rs ...

    Aproveita esta vida, mesmo que tenha que adiar um pouco a aposentadoria, uma vez que esta já está encaminhada ...

    Abraços

    ps.: cuidado com estes aportes aproveitando queda. Não existe forma mais fácil de perder dinheiro. Siga seu plano e não se importe com preço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola carissimo EI,

      Pois è, assustei com a conta baixa rsrs.

      Sempre fui muito frugal, estou justamente nesta fase de transicao, reprogramando meu cerebro para saber que è hora de gastar um pouco mais, logico, mantendo o espirito da vida simples, sempre.

      Acho que esta pelo menos um pouco avancada minha IF, pelo menos consegui alguma coisa de patrimonio, partindo do zero nao è algo simples.

      Sobre o aporte, eu nao olho preco, mas nos ultimos posts eu ja tinha dito que compraria NSLU e ao ver esta queda de hoje, antecipei um aporte. Pode cair mais, claro, mas nos valores que comprei o yield fica muito interessante, mesmo com a provavel reducao do aluguel.

      Ou seja, fazia parte do plano ... So aproveitei a promocao.

      Abraco

      Excluir
  7. Gente, R$44 para duas pessoas? É sério? Onde você mora? Não consigo lembrar a última vez que saí com namorado e a conta foi menos de R$50. Tô chocada!

    Quanto a ser sucinto nos posts como disse o cara acima: não. Escreva como quiser, do jeito que você gosta. Você está compartilhando suas conquistas, não tentando encantar leitores, então não vejo porquê ficar se preocupando com isso.
    Eu apenas faria postagens separadas para tópicos separados, mas dá na mesma a leitura, já que você separa tudo por categorias.

    E aproveite mais a vida, é o que vale a pena no fim das contas. Você já tem um patrimônio para se orgulhar, não vai fazer mal curtir um pouquinho mais. Tenho a impressão de que você é muito preso à rotina, tem que se soltar mais, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Ryca, tudo bem?

      Pois è, ficou bem barato mesmo, num lugar bom viu.

      Sobre os posts, è minha forma de escrever mesmo, quando escrevo pouco parece que ficou vazio, sei la, faltou algo, e tento passar alguma mensagem no que escrevo.

      Chegou a hora de curtir mais sim, mas acho que voce acertou exatamente o ponto sem me conhecer: Rotina.

      Se eu decidir sair durante a semana, por exemplo, muda tudo. Ai ja ficarei preocupado de faltar na academia, de nao dar tempo de descansar, em que horas chegarei pra nao prejudicar o dia seguinte.

      E realmente nos dias que sai da rotina pra viver foi muito bom.

      Esta frugalidade que eu falo parece ser natural mesmo, nao tenho costume de sair igual o pessoal do trabalho, que vai pra barzinho terca, quinta espetinho, sexta balada, ate os casados vao rsrs.

      Preciso me soltar mesmo.

      Ponto para a sua analise certeira.

      Grande abraco Ryca

      Excluir
    2. Pois é, a rotina é boa pra ajudar a nos manter focados, mas não dá pra viver no casa-trabalho-academia todos os dias, a vida é muito mais que isso.

      É importante ter suas metas e segui-las à risca, mas não adianta querer pular o presente, o que importa é o agora. Então, aproveite o caminho.
      Especialmente comida. Nunca seja mão de vaca com comida, hauhuaha.

      Excluir
    3. Com certeza Ryca.

      A unica coisa que sou mao aberta è com comida kkk.

      Abraco

      Excluir
  8. VdC,

    Excelente post!

    Faz muito bem em buscar aproveitar a vida. Após anos de investimentos é justo se dar alguns presentes de vez em quando, principalmente para evitar arrependimentos futuros que, se acontecem, não tem mais volta.

    Em relação ao que o E.I. disse sobre comprar aproveitando a queda, eu concordo. Pode acontecer do preço cair, cair e não parar mais. Todo cuidado é pouco.

    Boa sorte, VdC!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande IA,

      Ficou muito tempo sumido, fico feliz que tenha retornado à blogosfera de finanças.

      Pois é, já comecei esta reprogramação do cérebro para aproveitar mais, sem dor na consciência. Esta indo bem, aos poucos.

      Sobre a questão do NSLU, a questão não se trata do preço em si, e sim dos fundamentos. Por mais que haja esta ‘bagunça’ de ações revisionais, acredito que ao longo do tempo é um ótimo empreendimento a ser mantido em carteira, digo em relação a 10, 15 anos.

      Todos os FIIs que tenho pretendo manter p/ longo prazo, sem vendas, para evitar pagar impostos e manter estes ativos geradores de renda, então, preço não faz tanta diferença assim, e se continuar caindo será uma excelente oportunidade para eu comprar mais cotas com menor investimento.

      Abraço

      Excluir
  9. Viver de construção, otimo post, também sou casado e me divirto ouvindo esses haters bebês chorões criados pela mamãe xingando os casados kkk. Não deixe se abalar com esses haters continue com o blog, o haterismo deles têm um significado falta de buceta. Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      O pessoal mais novo utiliza a ideia de que se você casar a sua mulher ficará em casa o dia todo, e você terá que sustentar a casa, e dar dinheiro a ela, então nesta visão significa redução de aportes, menos dinheiro sobrando, etc.

      Eu vejo um pouco diferente, mas respeito cada uma das opiniões. O blog continuará sim, continuo animado, apenas com menor tempo.

      Grande abraço

      Excluir
  10. VDC,

    Alguns pontos:

    Veja a recorrência dessas revisionais de hospitais. Os rendimentos vão ficar praticamente os mesmos desde 2011, são 5 anos sem correção da inflação (pouco mais de 40%), acho um setor bem complicado em que os investidores ficam reféns do inquilino e do judiciário.

    Concordo que seus postos são meio verborrágicos mas enfim o blog é seu você manda aqui.

    Pra ser bem honesto acho que você está altamente neurado com isso de investimentos. A blogosfera financeira por definição devota uma atenção imensa a isso, mas pelos posts você parece que vai além, sinal disso foi todo esse raciocínio em cima de ir a um mero restaurante japonês. Sei que no post você falou que tem que mudar esse pensamento de frugalidade mas a meu ver a questão vai além disso, posso estar enganado mas parece que sua cabeça está o tempo todo pensando em investimentos e a liberdade financeira.

    Falo isso porque já fui mais ou menos assim, hoje considero minha relação com o dinheiro bem mais tranquila, creio que o valor acumulado e ter mudado pra renda fixa tenha ajudado.

    Enfim, pare um pouco e reflita, espero que eu esteja errado!

    Abs.,

    VR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá grande VR,

      A questão dos hospitais é sim um risco, cabe ao investidor que tiver posição montada aceita-los. Eu aceito. Se NSLU reduzir os alugueis para R$ 1,70, é um ótimo valor. Se reduzir para R$ 1,50, ainda continua entrando renda, e ao longo do tempo e principalmente na fase do acúmulo mesmo à taxas de poupança, o patrimônio continuará crescendo, e também tenho mais outros 26 FIIs fora dos hospitais, o que me deixa bem tranquilo, pela diversificação que tenho em carteira.

      Verborrágicos eu concordo em partes, penso que cada um tem a sua forma de escrever, e eu opto por um detalhamento grande nos textos que escrevo, que também são separados por assuntos, o que possibilita que um leitor leia ou o texto ou as partes desejadas, mas, como sempre digo, blogs de finanças não são rentáveis, então não busco atrair um grande público p/ leitura, mas sim compartilhar os meus pensamentos, aprender com os comentários, e interagir com a comunidade, como um todo.

      Quando escrevo pouco, parece que não conseguir explicar exatamente o que eu queria passar, não se trata apenas de um texto sabe, é meio que o que esta na minha mente no momento da escrita, talvez por isto seja um pouco detalhado até demais.

      Esta questão de pensar muito em investimentos é engraçada pois, vamos supor que eu tivesse com o mesmo valor e investimento que você, o que eu faria? No momento, continuaria trabalhando aqui onde estou normalmente.

      Veja que não se trata apenas de ‘atingirei a IF e largarei o emprego imediato’, ainda preciso amadurecer a ideia, e venho pensando que estou muito novo para ‘pendurar as chuteiras’, o que penso ser o seu caso também, correto?

      Eu penso muito em investimentos, mas até melhorei bastante, realmente hoje se encontram em segundo plano, pois antes minha cabeça só pensava em negócios e forma de aumentar o patrimônio, 24 horas por dia.

      Este caso do restaurante é mais ou menos esta a ideia que quis passar: Estou tão acostumado a fazer a mesma coisa sexta-feira, e deixar para sair sábado ou domingo, que neste dia, excepcionalmente, eu disse pra minha esposa: Eu quero sair.

      Fiquei por muito tempo com esta ‘regra’: Ou saio sexta, ou sábado ou domingo. Eu colocava uma meta de R$ 100,00 por final de semana (exceto gasolina). Isto quando eu ganhava R$ 1.700,00 por mês.

      Hoje, com rendas líquidas em R$ 10.000,00, é como se eu tivesse o mesmo pensamento ... e olha que nem embuti a inflação neste valor.

      É isto que quero mudar: Ir num restaurante e gastar R$ 200,00, não pode ser um crime, pra quem trabalhou tanto e juntou alguma quantia considerável ...

      É mais ou menos por aí meu caro.

      Hoje você esta tranquilo, já atingiu a IF rsrs.

      Grande abraço VR

      Excluir
  11. VR, esse lance do arrependimento de não ter aproveitado a vida é algo que pode vir a se tornar real na vida de um investidor, de qualquer um na verdade, o que tem a dizer sobre isso? Como evitar esse arrependimento na sua visão?

    Devem existir casos de pessoas que extrapolam de todas as maneiras pois no passado não fizeram o que queriam fazer. Como se pensassem "Foda se o presente, não tenho mais nada a perder "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lyrical,

      O mais importante é ser fiel e honesto consigo, saber o que você gosta de ser/fazer e ir atrás disso, dane-se o resto.

      O ser humano normal pensa muito pouco no futuro, já nós investidores pensamos demais. Pra variar, acredito que a saída está no meio termo. Pensar no futuro mas não deixar de aproveitar o presente.

      Abs.,

      VR.

      Excluir
    2. Acho que o caminho è este mesmo VR.

      Grato pela contribuicao, presença ilustre.

      Abraco

      Excluir
  12. Você esta certissimo, tem que continuar aportando tanto quando estão em baixo tanto quanto estão em alta. É a melhor estratégia.

    Cara, ve se você consegue me dar uma ajuda. Vou reformar e modificar um imóvel comercial. Você costuma comprar onde material? Em depósito de bairro ou em lojas como leroy merlin? Obs: Provavelmente eu vá parcelar a compra. (Tijolo, cimento, massa, piso, azulejo, etc)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala RL, beleza?

      Depende do material que voce quer, e è importante pesquisar precos.

      Lojas grandes tem bons precos, mas alguns itens podem ser mais caros que depositos de bairros.

      Material pesado (areia, brita, pedras, tijolo) melhor comprar direto com as empresas, sem passar por intermediario, mas depende do volume.

      Ceramica, porcelanato, estas casas grandes oferecem mais opcoes, mas, uma ceramica de garagem dependendo compro em deposito mesmo, se for menor a quantidade.

      Chore o preco que casa grande abaixa.

      Sobre os FIIs, preciso comprar todo mes, independente do preco e tentar aproveitar estas quedas fortes ajudam muito no curto prazo.

      Abraco

      Excluir
  13. Olá colega Viver!
    Estou observando esta queda do NSLU, mas gosto de quedas de 50% ou mais tipo do XTED pra comprar, kkk
    Adicionei o seu blog no meu RSS Feed Reader (http://abacusliquid.com/blogosfera/)
    Quando tiver uma oportunidade adicione também o meu novo site no seu reader (http://abacusliquid.com).
    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Uo / Abacus Liquid hehe.

      Assim que ligar o pc adicionarei seu novo blog.

      NSLU ficara entre 170 a 210 reais eu acho, baseado no novo yield.

      Abraco

      Excluir
  14. Sinceramente estou ficando sem graça de ler a blog esfera de finanças. Pois 44,00 reais e o que gasto em um almoço normal.
    So de roupas esse ano gastei uns 10K.
    Tenho um carro que no brasil e considerado de luxo e comprei ele zero.
    Meus gastos mensais ultrapassam os 12K e ainda assim aporto mais que muita gente boa.
    o problema e que estou me sentindo um privilegiado, pois so o que recebo de renda passiva ultrapassa os 4K, mas como gasto mais de 12k. Preciso triplicar meus proventos para ser independente.
    Mas o problema e que quero ser independente mas com o nível de vida que tenho hoje e pra isso preciso de 20K por mês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Anonimo.

      Pra quem gasta 12K, atingir a IF para manter estes valores sera proporcional a este valor.

      Com rendimentos tao altos nao sera tao dificil atingir a IF, se poupar.

      Abraco

      Excluir
  15. Olá VDC

    Também acho positivo vc se presentear as vezes com essas saídas. É uma forma de viver a vida de forma mais leve.

    Uma dica para vc tentar manter o equilíbrio aporte x gastos é vc limitar seus gastos. Mas ao invés de estabelecer uma quantia fixa, como os R$ 100,00 que vc tinha quando era mais jovem, vc pode estabelecer uma porcentagem da sua renda, por exemplo, 5%. Assim, vc pode ir aumentando seus gastos desde que vc também vá aumentando seus ativos. Talvez isso pode até se tornar um incentivo extra para vc ir aumentando cada vez mais seus ativos. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola IX,

      Achei muito boa esta ideia. Eu teria em teoria 500 reais pra gastar com 'superfluos'.

      Ate que nao estou bitolado com investimentos nao, mas aos poucos penso em melhorar cada vez mais.

      Abraco

      Excluir
  16. Agora em relação a NSLU so compro se cair abaixo dos 160,00 reais que e o meu preço médio. O que estou comprando hoje: nem TD, nem FII. Estou comprando ações que considero que estão num bom preço e debentures que pagam de 8 a 10% e um risco é mas também e uma oportunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho PM de 176 em NSLU, mas comprei mais a 203,00 e pouco.,

      Provavelmente pagara entre 1,50 a 1,70 mes, o que ainda è vantajoso no meu caso que invisto pra longo prazo.

      Debentures ainda nao investi diretamente, mas precisa estudar muito o devedor.

      Acoes sou pè atras, ja apanhei muito rs

      Excluir
  17. FII que vendi esse mês: PRSV, BBVJ e BCFF foram mal comprados. Fazer o que. Agora os que comprei não vou revelar.KKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta alta propiciou fechamento de posicoes.

      Eu tenho posicso em BCFF, os demais nunca comprei.

      Abraco

      Excluir
  18. Então em resumo na hora de investir tomo todas as precauções na hora de gastar gasto sem pena.

    ResponderExcluir
  19. Agora quando compro não compro em Shopping compro em outlet ai o casaco que no shopping custa 800,00 no out let voce paga 400.00 reais.

    ResponderExcluir
  20. Gosto de roupa de marca e minhas preferidas são: Reserva, Oakley, Osklen, timberland. Não tem como comparar um calçado da Timberland com outro qualquer.

    ResponderExcluir
  21. Também gosto de viajar com minha namorada que por sinal ganha igual a mim. Ano que vem vamos ficar dois meses na Europa. trabalho pra isso. Pois o tempo de vida não e infinito.

    ResponderExcluir
  22. Em resumo não abro mão de me vestir bem, andar em carro bom, comer em bons restaurantes e viajar. Agora, graças oas meus proventos todo mês minha renda aumenta pois faz dis anos que não tenho aumento de salario.

    ResponderExcluir
  23. Agora se eu e minha namorada tivéssemos diminuição de renda seria muito difícil mudar nosso estilo de vida, pra ser sincero seria um grande sacrifício.

    ResponderExcluir
  24. Outra coisa que não abro mão e de malhar com personal. Pra mim saúde esta em primeiro lugar. Não abro mão de boa alimentação e de malhar.

    ResponderExcluir
  25. Reclamava da vida mas nunca imaginava que era tão privilegiado. Pois juntando a renda da minha namorado e da minha da mais de 40K. Agora que tenho essa consciência minha responsabilidade aumenta. Mas culpa não sinto pois batalhei muito.


    ResponderExcluir
  26. Só de condomínio gasto 1.200,00 reais. Minha conta de celular chega as vezes aos 500,00 reais, pois viajo muito a trabalho.

    ResponderExcluir
  27. Meus presentes para minha namorada são joias e ela me da relógios.
    O ultimo que ganhei foi um Tag Hauer que no Brasil custa 26k mas lá fora voce compra por 10K.

    ResponderExcluir
  28. Pois coleciono relógios.

    ResponderExcluir
  29. o próximo vai ser um Bentley

    ResponderExcluir
  30. Agora tenho muitos problemas com família pois acham que tenho obrigação de sustentar todo mundo. isso e muito desagradável. agora que percebo a inveja e ate raiva que essas pessoas sentem de mim. esse e o lado triste.

    ResponderExcluir
  31. Eu sou engenheiro de formação e me tornei empresário. E minha namorado e médica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, se voce nao tivesse escrito namorada, eu pensaria que voce è um colega mais velho que tenho e que è um dos mais ricos que è proximo a mim.

      Ele trabalha na mesma empresa que eu, ganha pouco em relacao ao que gasta.

      Se ele ganha 9 mil liquido, so o cartao de credito dele è 30 mil rsrs.

      As empresas e rendas dele geram valores muito altos, entao ele tem este tipo de vida que voce falou.

      Gostaria de estar neste nivel.

      Abraco

      Excluir
  32. Agora o que acho mais deprimente são esses blogueiro misóginos. Pensei que mulher era mais recalcada que homem mas me enganei como tem homem recalcado nessa blog esfera de finanças. E na visão distorcida deles mulher ou e uma mercadoria ou um saco de batata que voce tem que carregar nas costas.

    ResponderExcluir
  33. Na realidade escrevi errado sou engenheiro e tenho namorada medica.
    Se bem que não tenho preconceito nenhum de casais homoafetivos o mais importante e a pessoa estar feliz com suas opções. Mas no meu caso adoro mulher e acho que não conseguiria viver sem um relacionamento afetivo. Não consigo viver sozinho.
    Nada contra um homem procurar GP masisso jamais faria meu estilo.

    ResponderExcluir
  34. Nada realidade digitei errado tenho uma namorada medica. Embora não tenha nada contra os casais homo afetivos pois se essa foi a escolha deles e eles se sentem felizes com a suas escolhas quem sou eu pra criticar. Mas no meu aso gosto demais de mulher.

    ResponderExcluir
  35. Mas o tipo de relacionamento que gosto a da companhia, cumplicidade. Gosto de ter alguém pra viajar, ir aos restaurantes. Não tenho nada contra mais acho muito estranho voce transar com uma desconhecida por uma hora pagar sei lá quanto e depois tudo voltar como antes. Mas isso e de cada um.

    ResponderExcluir
  36. Sou do tipo que gosto de chegar ela fazer comermos alguma coisa juntos assistirmos algo e depois se estivermos no clima a coisa rola e é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  37. Se é tudo maravilhoso? Não mesmo mas as coisa boas superam em muito as coisas desagradáveis de um relacionamento. Essa e minha humilde opinião, mas assim que me sinto feliz.

    ResponderExcluir
  38. Agora pergunta o maior medo que tenho hoje. Perder o meu atual padrão de vida. Pois depois que você se acostuma com roupas boas, comida boa, carro bom, viagens, cerveja artesanais. Bares e restaurantes de qualidade. Principalmente morar bem num lugar legal.

    ResponderExcluir
  39. Acho que se a pessoa perder tudo isso de uma hora pra outra ele pode ate fazer uma bobagem. Ao passo que quando não tinha nada disso o que me alimentava eraq o sonho de conseguir.

    ResponderExcluir
  40. Por isso faço coleção de relógios pois um dia fui comprar um que gostei e ele custava cinco vezes o meu salario da época. Me lembro que isso me deixou muito frustrado.

    ResponderExcluir
  41. Então só posso dar um conselho façam de tudo para enriquecer mas sempre de forma honesta e quando conseguirem retribuam ajudando não safado, vagabundo, pilantra, nem tanto dinheiro pra GP. Ajudem velhos, crianças carentes e pessoas doentes que não tem condições de trabalhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Anônimo,

      Concentre suas respostas em um comentário apenas, os próximos comentários do tipo terei que barrar p/ mantermos a discussão sobre cada post, pois serve de base de consulta para outras pessoas sobre cada tema.

      Obrigado.

      Excluir
    2. Não sabe nem comentar num blog, quem dirá juntar algum dinheiro.

      Outro que vem falar de mulher. Escravoceta.

      Excluir
  42. Desculpe mas não tenho mais nada a comentar. Realmente acho que falei ate demais. Mas e que vejo todos os membros fazendo apologia da tal frugalidade estrema como se isso fosse bom. Bom e ter poder aquisitivo pra viver com conforto, saúde e paz. E isso que é bom em ter dinheiro. Ter que renunciar consumo não tem nada de bom e simplesmente necessário. E aqui encerro a minha colaboração.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  43. Caro VDC, acredito fortemente que é essencial nos darmos recompensas ao longo do caminho, de forma a manter a motivação para continuar aportando. inclusive, pretendo abordar isso em um post baseando-se em pesquisas mencionadas em alguns livros que ando lendo. Parabéns pelos ótimos resultados obtidos até aqui.
    Quando puder, visite meu blog. Coloquei no ar há umas duas semanas para compartilhar experiências e manter meu foco na busca da IF.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  44. E acho que o NSLU vai voltar para os 160,00.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que volte nesta faixa. Possibilitara que eu compre mais cotas, e no HCRI tambem. Se manter rendimentos de 1,50 a 1,60 por cota sera excelente.

      Abraco

      Excluir
  45. Valeu pela visita no meu blog VDC. De fato, o processo de enriquecimento não pode ser baseado em poupança extrema, a ponto de deixar a caminhada sofrida e sem graça. Apoio sua iniciativa de curtir a vida tbm. Tudo passa muito rapido nas nossas vidas. Eu tbm não quero ter 60 Amos para começar a "viver". Conforme prometido, postei hoje minha evolucao patrimonial entre janeiro de 2013 e julho de 2016. Tamo junto. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito IM.

      Quando tiver mais posts e participando por aqui me avisa que te adiciono no blogroll.

      A vida deve ser equilibrada, agora cheguei numa fase onde poderei gastar um pouco mais sem muita culpa.

      Abraco

      Excluir
  46. Só entro em NSLU se ele chegar aos 140,00

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho difícil chegar neste valor, mas na cotação atual esta muito interessante.

      Assim que estabilizar o valor de cota, que penso que será entre R$ 170,00 a R$ 190,00, devo comprar algumas cotas, torcendo p/ que seja mantido o aluguel entre R$ 1,60 a R$ 1,70 por cota.

      Calculo algo em torno de 0,7% a 0,9% ao mês, podendo chegar a quase 1% num FII de tijolo ... É considerável.

      Ainda haverá o 'prêmio' de, numa reversão do processo na justiça, ter os rendimentos elevados.

      Meu próximo aporte tem grandes chances de ter 2K aplicado aqui no NSLU.

      Se chegar a R$ 140,00, aí aportarei tudo nele rs.

      Abraço

      Excluir
  47. Grande VDC, audaciosas atitudes hein, não se desespere para a IF senão você acaba tendo uma úlcera de tanto se preocupar e vai ter que gastar com medico kkkkkk, brincadeira, torço pela sua IF.
    Relembrando vários comentários e também seu post após uma viagem que fez, procure aproveitar a vida e vivenciar coisas boas desde que não comprometa seu objetivo, para se ter ideia, neste momento estou em Malta dando uma relaxada em um spa é isso foi planejado e não está atrapalhando em nada minha estratégia. Claro que eu poderia aportar este dinheiro mas aí deixaria de viver esta parte boa da vida também.
    Quanto aos FII, eu não tenho nenhum de hospital, acho que vou dar uma analisada nestes dois que citou mas só quando voltar de Malta kkkkk

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola BPM,

      Inveja boa de voce.

      Sugestao de post: Detalhe sua viagem e os custos. Seria bacana saber.

      Abraco

      Excluir
    2. BPM,

      Apaguei sua postagem por ter vindo com um perfil diferente do usual, pra manter anonimato bloqueei.

      Ficarei no aguardo, sera uma excelente postagem.

      Abraco

      Excluir
  48. Grande VDC!!Parabéns mais um vez pelo blog...e não se deixe levar pelas críticas do pessoal!Você escreve muito bem!Os posts são interessantes...enfim...não são perda de tempo para os leitores. Me identifiquei muito no seu post...sou um pouco mais velho que você, comecei a ganhar bem com 26 anos, morar longe da família, em uma cidade de grande porte. Sempre fui rotulado como pão duro, sei que isso incomoda bastante..e o pior..esse rótulo parece que não sai nunca..rss....tive uma criação bem frugal, tive tudo que precisava, mas hoje vejo que me privei de muitas coisas que eu queria....desnecessariamente...meus pais tinham condições de bancar. O que me fez mudar muito de vida..e não sofrer pelos prejuízos, excesso de gastos, foram duas coisas: terapia com psicólogo (o foco não era a questão financeira, mas surgiu ao longo do tempo) e amizades com pessoas que ganhavam bem e se davam o direito de desfrutar da vida....as vezes rolava algum excesso...mas sempre com os pés no chão e nunca deixando de aportar. Hoje com um patrimônio ainda um pouco menor que o seu, consigo fazer no mínimo très viagens bacanas por ano com a noiva..banco 80% dela numa boa...já cumpri várias metas que tinha quando acabei a faculdade: carnaval de olinda e salvador, estudei na Inglaterra por 3 meses, bebendo pint em libras todos os dias (torrei uns 40000 reais nessa brincadeira) Fui em olimpíada no exterior, baladas, conheço mais de 20 países. Quando alguém chega nesse patrimônio como o seu...não há o que temer...grande abraço e sucesso!!! (OBS:Me arrependo de não ter ido na copa da África do Sul com os amigos....kkkk...o motivo é que eu já tinha ido a Europa no mesmo ano...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IA!

      Obrigado meu caro, eu gosto de contar mais detalhes e opto por textos mais longos mesmo, talvez alguém que escreva tanto como eu seja o Soulsurfer do Pensamentos Financeiros, a maioria escreve mais resumidamente rs.

      Pô que inveja boa ... Parabens pelas viagens.

      De países mesmo eu conheço apenas 2 rsrs. Já é melhor que nada.

      Então, ainda me sinto meio mal ao gastar, mas já venho melhorando, pois percebo que gastar 2K, 3K, 4K não influem em muita coisa no patrimônio, pois ele já se move sozinho.

      Praticamente o meu salário, que vem em aumento gradativo ano a ano, consegue sempre sobrar 100% pra ser aportado, ou seja, mesmo que eu gaste toda a renda passiva gerada, meu salário vai 100% pra aporte. Quem hoje em dia aporta 100% do salário? Tenho que ficar feliz.

      Por mais que eu saiba que não serei um rico desfilando de mercedes, eu sei que terei uma velhice (se Deus permitir que eu chegue até lá) bem tranquila financeiramente.

      Sou taxado de pão duro também ... kkk

      Abraço

      Excluir
  49. Se a pessoa seguir a orientação, não fica sem dinheiro e dá certo. Falo isso porque tenho uma empresa de pinturas residenciais e faço pagamentos semanais sem precisar mecher em especial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo amigo Pintura,

      Tem que planejar bem.

      Sempre tive meus pagamentos de obra quinzenais e também não passei perrengues!

      Abração

      Excluir

Olá caro leitor! Responderei brevemente! Algumas vezes não recebo a notificação de novos comentários em postagens anteriores a 5 dias, caso não veja seu comentário, me avise pela postagem mais recente, tá bom? Um abraço e obrigado! Viver de Construção

Anúncio Google:

Pesquisar no Blog ...

Postagens Populares ...