Viver de Construção

Blog sobre Investimentos e Tranquilidade Financeira ...

sábado, 9 de julho de 2016

Ser 'Bonzinho' Demais só te Prejudica + Novo Recorde Carteira FIIs ...

.
.

Boa tarde Senhores do Milhão. A Luta Continua!

Continuo seguindo o caminho rumo à Independência Financeira na base da tranquilidade. A metodologia de desconsiderar preços e focar em aumento de aportes e acúmulo de patrimônio, até o momento, tem rendido bons frutos, e principalmente, tem me deixado muito tranquilo para fazer o que é mais importante para conseguir aumentar o patrimônio: Trabalhar.

Fiz alguns ajustes pontuais na minha carteira, e ela esta muito ajustada às minhas necessidades, e me sinto muito tranquilo atualmente: Tenho 17 FIIs de tijolo, 3 FIIs fundos de fundo, 10 FIIs de papel, totalizando 30 FIIs.

Como sempre cito, não existe uma fórmula mágica de investimentos que funcione a todos. Eu me sinto mais tranquilo com maior número de FIIs, mas tenho meu capital dividido em três diferentes classes (A, B e C), conforme o grau de confiança que tenho no respectivo FII.

O legal é que eu não planejava ter 30 FIIs ou ter esta divisão por ativos, simplesmente aconteceu. Não foi tão planejado assim.

Também cheguei num momento em que não tenho mais interesse em incluir novos FIIs na minha carteira.

Eu estava em dúvida e queria colocar EDGA, ALMI, pela localização, depois pensei em colocar MFII pelo alto yield, pensei em BBFI pela localização e possível upgrade na locação do imóvel de Brasília. Ou seja, uma verdadeira bagunça, eu queria comprar, comprar e ir acumulando cotas, de forma totalmente descontrolada.

Mas agora encerrei este apetite todo: O portfólio esta montado, e agora preciso alimentá-lo, nada mais.

.
.

Os aportes passam a ser quase em modo automático: Na minha planilha de controle financeiro, eu coloco a ordem dos próximos aportes. Chega o primeiro dia do mês, eu vou lá e aporto. Chega a semana entre o dia 15 a 19 do mês, reinvisto os aluguéis recebidos e se faltar algum valor menor (R$ 300,00 até R$ 500,00), eu aporto novamente p/ completar.

E chegando ao final do mês, sabendo que entrará nova renda maior (Salário + Empréstimos), normalmente o que esta sobrando na conta poupança eu aporto novamente.

Eu praticamente não mantenho grandes reservas em conta poupança, passei a investir muito na modalidade de Dividendos da Sociedade c/ prazos menores, e tem ido muito bem.

Na parte do Trabalho, apesar de considerar ter um bom salário na cidade onde moro, um cargo com destaque e boa visibilidade, já não tenho grandes preocupações em relação ao desemprego, pois simplesmente eu trabalho, desempenhando bem as minhas funções, sempre buscando ano a ano ser melhor do que eu mesmo, e entrego resultados à empresa.

Não fico tão preocupado assim em ser demitido, pois já não dependo tanto assim da renda do Salário.

Hoje digo que ser demitido causaria uma queda  ou paralisação momentânea nos aportes, mas eu conseguiria viver da mesma forma atual, pagando as minhas contas, indo à academia, passeando, jogando futebol, saindo aos finais de semana, mantendo meu veículo.

É este o sentimento que tenho de dever cumprido, de saber que não vivi por 10, 12 poupando em vão.

Ultimamente estou mais tranquilo em tudo, nada esta me afligindo tanto. Venho buscando paz na minha vida!

Tive alguns pequenos estresses no prédio onde moro, até pedi umas dicas ao Doutor Honorários, um dos colegas mais ilustres e gentis da Blogosfera (quem não conhece o blog deste cara super gente boa, veja ao lado no blogroll), pois fizeram uma divisão das vagas de garagem do prédio, contrário ao que esta previsto na convenção de condomínio, e eu simplesmente me rebelei, pois estou cansado de ser o ‘cara gente boa’, o ‘bonzinho’, pois sabemos que pessoas boas demais são sempre prejudicadas.  Cansei de aceitar as coisas p/ não gerar atritos.

Continuo sendo ‘gente boa’, mas se alguém ultrapassar o limite do bom senso me prejudicando, eu vou brigar mesmo, como neste caso das vagas de garagem, onde eu simplesmente estaciono conforme a convenção de condomínio determina, e não seguindo as vagas que me foram destinadas através desta divisão que foi feita pelos síndicos e que simplesmente beneficiou enormemente o outro bloco, e meu bloco foi totalmente prejudicado, ficando com as piores vagas, e vagas que não são livres ... Não aceitei e estou parando tranquilamente nas vagas livres, e disposto a ir à justiça se for necessário, pois não deixarei de lutar pelos meus direitos. Eu comprei um apartamento com este direito, e não aceitarei que seja mudado por 2 síndicos, pois na própria convenção diz que são necessários pelo menos 2/3 dos votos de todos os condôminos p/ que a convenção possa ser alterada.

No futebol, quem joga vai se lembrar daqueles caras que se acham ‘os profissionais’ do futebol. Eu sou muito cobrado dentro de campo, acho que por ter entrado em duas ‘peladas’ como mensalista com pessoas que eu não conhecia, acabei jogando bem e sou sempre muito cobrado, às vezes até mais que os outros no meu entender.

Na última ‘pelada’, um cara que eu já nem gosto muito (foi o cara que me machucou no lance que comentei da costela, e que fiquei 1 mês e meio sem jogar, e umas 3 semanas sentindo dor), veio me encher o saco por alguns lances, um gol que perdi, e outras jogadas lá ... Eu sou o cara mais ‘gente boa’ dentro de campo, eu não reclamo de ninguém mesmo, o cara do meu time pode errar e entregar o gol, eu serei aquele cara que vai chegar perto dele e dizer ‘tranquilo cara, vamos jogar, todo mundo erra, ninguém aqui é profissional, estamos aqui para divertir’. Eu acredito que futebol deve ser um momento de diversão, claro, todo mundo que ganhar para não ficar na ‘de fora’, mas aí um cara que eu não gosto, e que errou várias vezes e eu nem disse nada vir reclamar de mim, não dá.

Estourei com o ‘cara’, falei algumas coisas e ele veio me peitar, eu sentado, eu levantei e peitei ele também. Aqui não meu filho, já deixei passar muitas situações por medo, para evitar conflitos, mas agora não mais. Se fosse para partir p/ a violência, então seriam dois, pois estou cansado de ser humilhado e ter que ficar quieto, ou deixar as pessoas me agredirem, mesmo que seja verbalmente, e ficar por isto mesmo.

Não que eu recomende a violência (sou totalmente contra), mas em algumas situações, ou você se impõe, ou vão fazer o que quiser com você, vão pisar em você.

Após este acontecimento, dois dos caras mais chatos da ‘pelada’ pararam de me importunar dentro de quadra, e agora posso jogar tranquilamente, sem ter que ficar ouvindo os gritos deles. Eles ficaram sem graça depois que eu apelei.

Até outros que são ‘bonzinhos’ como eu falaram que é chato mesmo esta galera reclamando dentro de quadra, e que fiz bem em não aceitar desaforo.

No geral eu resumiria que ser ‘bonzinho demais’ só nos prejudica. Aceitar as situações calado só nos prejudica.

Claro, não estou propondo se achar o ‘macho alfa’, ‘o super homem’, ‘o destemido’ e assumir riscos inclusive contra a sua vida, mas, deixar de ter medo das coisas e agir como homem, defendendo seus direitos e falando alto caso falem alto com você.


Neste blog não falo muito sobre relacionamentos, mas isto vale também para mulheres. Seja bonzinho, compreensivo, mande flores, leve e busque em todos os lugares e veja o que vai acontecer ...Talvez eu explore este tema, algum dia.

O que venho buscando ultimamente é isto, viver em paz! Não deixar que coisas que saiam de meu controle impactem em meu humor, e não me sentir mal em casa após algum acontecimento, por ter deixado de ter dito ou feito algo.  Se eu não mexo com ninguém, não quero que ninguém mecha comigo. Simples assim.

Voltando ao tema financeiro ...

Este mês atingi um número considerável também de renda passiva nos FIIs, conforme último comunicado de distribuição de renda neste mês: R$ 1.314,00.

.
.

Contribuiu positivamente para este resultado a distribuição surpreendente do BRCR, XPGA e um aumento no NSLU, estes foram os mais relevantes que visualizei na atualização.

A expectativa que tenho agora é chegar aos R$ 1.400,00 nos próximos 3 meses, aportando em torno de R$ 5.000,00 por mês em FIIs de tijolo c/ yield de 0,8%, sem considerar os próprios aluguéis que reinvisto e elevam este número acima de R$ 6.000,00 mês de aporte.

Venho aportando muito fortemente em FIIs de papel, que tem contribuído bem para o alto yield da minha carteira, mas preciso voltar aos FIIs de tijolo, que tendem a gerar maior aumento na cotação ao longo do tempo. Já os FIIs de papel tendem a se manter estáveis numa faixa.

Outro número muito interessante atingido hoje, para minha alegria, foi o rompimento da barreira dos R$ 130.000,00 aplicados em FIIs, o que me deixa ainda mais alerta da importância de manter a mesma regularidade nos aportes e evitar ao máximo girar a carteira.

Infelizmente olhando agora, o número já reduziu para R$ 129.901,00, ou seja, das 13:00 até agora às 16:00 eu perdi uns R$ 340,00 ... Renda Variável é isto aí ... Mas no dia ainda estou no positivo. ‘Putz’, olhei de novo, R$ 129.852,33 ... Estão vendo o quão desesperador é olhar preço? Esqueçam preço!

Este número deve ser ultrapassado novamente, pois receberei estes R$ 1.314,00 citados este mês, com os aluguéis.

Nota: Atualização do post p/ postagem neste sábado: Fechou em R$ 130.452,11.

Mas já estou me preparando psicologicamente caso haja alguma má notícia e os FIIs despenquem, mas seguindo as análises de um outro grande blogueiro gente boa, o Rodolfo, do blog Discussão sobre Investimentos (também esta na minha lista de blogs, confira), com suas análises sobre a taxa de juros futura, disse que há maiores probabilidades de continuarmos surfando esta onda altista nos FIIs.

Importante citar que o foco não é o tamanho do patrimônio líquido em si, e sim a renda passiva gerada por ele.

Bom, para um rápido post de atualização, acabei falando demais. Vamos encerrando por aqui.

Mantenham o foco, vocês podem, vamos aportar e viver da nossa renda passiva! Somos vencedores!

Desejo um excelente final de semana a todos.

.
.

Abraço

VDC – VIVER DE CONSTRUÇÃO

51 comentários:

  1. O que me preocupa em manter muito dinheiro concentrado em FII é a possibilidade de tributarem os rendimentos.

    Falou-se muito disso no fim de 2015/começo de 2016, mas felizmente o Senador Romero Jucá, que estava tentando emplacar essa ideia, deu pra trás.

    De qualquer modo isso me deixou com um sentimento de insegurança, pois as regras do jogo podem mudar a qualquer momento.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Madruga.

      Uma hora vao tributar, certeza.

      Eu ja sei disto e pretendo manter as cotas, visto que mesmo com tributacao continuara gerando mais rendimento que imoveis fisicos.

      Abraco

      Excluir
    2. O dia em que tributarem o mercado entra em pânico e se compra com desconto o que ainda tiver valor.
      Sindicos são políticos... Favorecem os amigos, sempre.

      Faz bem em não levar desaforo, mesmo que eventualmente leve a pior numa briga. Isso não importa.

      Não sei se é mais difícil acompanhar FIIs que ações, se tem que cuidar de perto... Mas a verdade é que diversificar nunca é demais. Vi um vídeo do bastter, não lembro o nome, onde ele demonstra que aquele negócio de que, a partir de um número de ações, parar de diversificar não faz sentido.

      Excluir
    3. Devem tributar naquele esquema, cotas compradas antes sem e depois com...ou então só de fiis novos ou novas subscrição de antigos

      Excluir
    4. Ola CF.

      Mesmo tributando, com a experiencia que ja tive alugando meu apartamento, os FIIs mesmo com 20% de tributacao ainda seriam vantajosos.

      Minha sindica e uma mosca morta, os demais sindicos dos outros blocos definem as coisas melhores para eles e minha sindica aceita tudo, em reuniao entre eles.

      Os FIIs eu considero mais facil e mais tranquilo, apesar de ter analises bem mais detalhadas do que as que eu faco.

      O que eu gosto dos FIIs e a obrigatoriedade de distribuicao de 95% mensal do lucro com os cotistas.

      Em acoes voce nao tem esta certeza e nem quando e se serao distribuidos dividendos.

      Claro, sao focos inteiramente distintos, mas acho os FIIs mais seguros justamente por terem imoveis ou outras garantias. Dificilmente um FII ira quebrar e voce perder todo seu dinheiro.

      Sobre a questao da briga: Eu nao aceito desaforo, e ultimamente venho aceitando menos ainda, pois cansei mesmo.

      No trabalho nao ocorre situacoes de estresse, e muito raro isto e com pouca possibilidade.

      Acontece mais no futebol, como falei, e no predio onde eu moro mesmo.

      A academia tem me ajudado muito, pois reduzi medidas, meu peito e ombros dao a impressao de que sou mais forte e perdi aquele jeito de andar meio corcunda, de profissional de TI, alem daqueles peitinhos caidos quando vamos engordando.

      Com bracos maiores e peito reto, impoe mais respeito, pelo menos quem for tentar brigar comigo nao vai achar que e tao facil.

      Acredito tambem que por pegar peso, numa eventuao briga meu soco tera mais forca, do que antes da malhacao.

      Claro, evitarei ao maximo, mas ja me preparo em caso de parar meu carro numa vaga e alguem vir tirar satisfacao botando a mao em mim, ai nao aceito nao.

      Abraco

      Excluir
    5. Ola Unknown,

      Tambem acredito nisto, mas, quando publicarem o titulo da noticia muita gente vendera sem entender.

      Sou a favor de manter pelo menos a posicao anterior a nova tributacao sem taxas.

      Abraco

      Excluir
  2. VDC, foco na renda!

    Se começar a olhar a variação do patrimônio, bate um desânimo hehe

    Comentei isso no Blog dUó.

    Imagina que você em uns 10 milhões investidos, em empresas boas que te pagam dividendos, FIIs com imóveis top e TD acima da inflação.

    Uma variação pra baixo de 10% te faz perder 1 milhão! Imagina perder 1 milhão em alguns meses?
    Se for olhar o patrimônio/rentabilidade, você chora, fica louco.

    Mas o preço, grazadeus, não tem nada a ver com a qualidade da empresa ou imóvel. Ou seja, teu patrimônio pode cair 10, 15, 20%...mas se for um bom ativo, vai continuar te gerando 20, 30, 40 mil reais por mês...agora me diz, ganhando essa renda, vale a pena se estressar com rentabilidade ou o sobe e desce do montante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem o melhor nickname da história.

      Excluir
    2. Ironicamente, eu não tenho salário, trabalho por conta própria. Estou montando meu 'salário' através da renda dos investimentos.

      Excluir
    3. Ola Assalariado,

      Voce esta corretissimo, eu tenho que parar de ficar olhando o valor total em custodia, estou aproveitando este momento de alta pois todo dia que olho esta subindo muito.

      Agora o valor que preciso ne atentar mesmo e o de renda passiva mensal, e este meu foco, nao e preci, nem total do portfolio, e sim este retorno mes.

      Sua resposta foi uma aula, quando for falar disto vou copiar e citar seu nome, e isto mesmo.

      Grande abraco e obrigado pela excelente contribuicao.

      Excluir
    4. E realmente um bom apelido CF.

      Interessante sua historia Assalariado, conte-nos depois.

      Valeu

      Excluir
    5. VDC, curiosamente eu vejo justamente de forma contrária. Não entendo esta tara por yield da carteira! Eu olho o yield apenas como um parâmetro de acompanhamento, mas o que vale é o tamanho do patrimônio. Que fique claro que estamos falando de loooongo prazo, portanto a queda do patrimônio no curto prazo também não significa muita coisa.

      De que adianta ter um bom yield e no final do período seu patrimônio virar pó? Tenha atenção a isso.

      Abraços

      Excluir
    6. Verdade EU, concordo. Excelente exemplo.

      Abraco

      Excluir
  3. Entrei esse mês agora em FIIs, principalmente por "descobrir" que é isento de IR e IOF.

    Tive que pesquisar muito para achar alguma informação relevante certa. Tem muito material lixo sobre investimentos por aí.

    Atualmente eu só compro baseado nos relatórios.

    Atualmente só tenho BCRI11,CXRI11 (penso em vender),FAED11B,MXRF11,XPGA11. Cacei por alguns outros, mas me decepcionei ao saber que o inquilino majoritário de certos papéis é a Petrobras que está de saída. Ou seja, vão ficar vazios.

    Você teria alguma dica ou poderia dizer o que anda comprando atualmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS, siga o blog Desmistificando FII, o Rodrigo é fera. Passei a comprar inclusive os serviços dele que eu achei de graça pela qualidade do que recebo.

      Excluir
    2. Ola Pobre Sonhador,

      Eu conheci por acaso os FIIs no ano passado, apos mais uma perda num trade em Gerdau, li sobre o BRCR na Infomoney, e assim comecei a investir, tomando gosto.

      Ja tive imovel locado, o apartamento que moro hoje, e por experiencia propria digo que, ate o momento, FIIs sao muito melhores, pois voce recebe um yield maior, tem liquidez para compra e venda, pode investir valores menores e principalmente nao paga impostos, como imposto de renda, registro, escritura, ITBI e outros.

      Todos os seus FIIs eu tenho, sao 30 em minha carteira.

      Estou satisfeitissimo com BCRI e CXRI.

      XPGA teve problemas mas acredito que agora vai ... Esta muito abaixo do VP e vem pagando bem, e resolvendo os problemas de seus CRI mais criticos.

      Eu aprendi perdendo dinheiro com o risco petrobras, pois tinha XTED, era risco, eu sei, mas eu realmente acreditei que a Petrobras ficaria neste predio do fundo em Macae.

      Resultado: Ela saiu, e tive que fechar posicao, pois nao vejo futuro para o FII, mesmo tendo outro predio em SP.

      Provavelmente voce esta falando sobre o BRCR, mas ele tem outros ativos e a localizacao da Torre Almirante ocupada pela Petrobras e muito boa, e o predio devera ser ocupado com rapidez.

      O FII tem outras receitas alem da do inquilino Petrobras.

      Sites: Tetzner - Serve para ler e entender o que e o FII. Cuidado com os comentarios, 90% so fala besteira neste site, raras as excecoes.

      Bastter: Ja possui comentarios melhores, mas nao tao frequentes, alem de mostrar numeros dos FIIs. As analises do Nod sao muito boas.

      Fiis: Site que diariamente acesso, por reunir as ultimas noticias dos FIIs a Bovespa.

      E tem a indicacao dada pelo HM acima, parece ser um bom site e vou dar uma olhada tambem.

      Antes de investir, analise be,m e determine seu plano, pois em FIIs o investimento deve ser de pelo menos 10 anos para maturacao, e voce deve comprar o imovel ou FII pelo valor, e nao considerando preco. E algo que venho mudando e dando certo.

      Abraco e sucesso PS

      Excluir
    3. HM,

      Voce ja indicou anteriormente, vou dar uma olhada no site.

      Parece ser muito bom realmente.

      Obrigado pela dica.

      Grande abraco

      Excluir
  4. É isso aí, uma coisa é ser gentil e tratar bem, sem se estressar com pequenos detalhes, outra coisa é ceder parcelas significativas do que conquistou com muito suor.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá DH,

      Sim. Já cedi muito meu espaço p/ evitar brigas, atritos, mas hoje em dia vejo que só fiz papel de trouxa, sendo o bonzinho que todo mundo pisa pois 'é da paz', 'não briga'.

      Agora não!

      Eu reclamo, brigo, discuto. Se levantar a voz pra mim eu levanto também.

      Não aceito mais desaforos.

      E digo que, estou sendo muito mais feliz assim.

      Quem nunca chegou em casa e ficou remoendo uma situação de estresse, onde deveríamos ter feito algo e deixamos passar apenas p/ evitar atritos e ser chamado de 'barraqueiro'.

      Abraço

      Excluir
  5. Olá Viver de Construção, estou começando no mundo dos FIIS e vejo que a informação disponível na web é muito diversa, mas seu blog foi o que gostei mais, tem um lado prático muito bom. Tem algum link pra quem está iniciando aqui no seu blog e também da sua carteira de FIIs? Muito obrigado e continue seu trabalho, ajuda muito pra quem está iniciando! abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Léo,

      Eu cheguei a publicar nos últimos fechamentos minha carteira, hoje não venho postando p/ evitar que o pessoal simplesmente compre sem entender os motivos, pois cada FII que eu tenho eu comprei por uma razão, e pode ser um racional diferente p/ outra pessoa (metas, tempo, valor).

      Mas, um resumo básico seria: Contratos atípicos, FIIs c/ maior perpetuidade e menor variações são os de agências bancárias. FIIs de papel contribuem para aumento de yield, mas tendem a se manter mais estáveis em relação ao preço de compra (não irão aumentar muito durante os anos, é como se fossem limitados a um valor mínimo e máximo).

      Fiis de tijolo tendem a ter uma maior variação com aumento no valor da cota ao longo do tempo, além dos aluguéis.

      Mas, o momento atual de lajes corporativas e galpões esta bem ruim, muita vacância, devido a crise ... Mas, economia são ciclos, acredito que já estamos começando a ver sinais pequenos de melhora.

      Para longo prazo, faz parte.

      Estude bastante antes de iniciar a aplicar, e tente sempre dividir os valores, meu primeiro erro quando comecei foi colocar 23K no BRCR, ao invés de dividir este valor em pelo menos 5 grandes FIIs ...

      Abraço

      Excluir
  6. Parabéns VDC, percebo que vc está em paz e com motivação.Isso é bacana!

    Abraço, sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bagual!

      É bem por aí mesmo ... A cada dia, mesmo na luta da IF, parece que a parte financeira deixa de ser tão importante, é ligar o piloto automático mesmo e deixar o tempo e os juros compostos irem agindo ... Tô vendo isto na prática, e estou bem tranquilo.

      Hoje venho buscando mais paz na minha vida.

      Os projetos digitais, que são rentáveis, são muito estressantes, então quando dá vontade de continuar fazendo, eu vou lá e faço, hoje por exemplo, estou navegando 'atoa' na internet, com preguiça, então vou olhar isto não.

      Acho que viver assim esta sendo bem melhor.

      Grande abraço

      Excluir
  7. Viver de Construção, parabéns pelo aumento da renda e carteira...
    Não se apegue mesmo ao total da carteira e sim ao valor dos investimentos, pois com certeza se for realizar esse valor desce bem, FIIs para comprar e vender tem que ter paciencia, por isso gosto mais das ações tem muito mais liquidez, dessa forma vou subindo meus aportes em FIIs bem devagar..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Place Holder,

      Obrigado amigo. Aos poucos estou conseguindo ir aumentando, seguindo a dica da paciência, persistência, aporte e tempo ...

      Os FIIs são um investimento de pelo menos 10 anos ... Estou completando 1 ano neste investimento, onde peguei a fase da baixa generalizada (fatídico anúncio do imposto nos FIIs) e após surfei a alta forte ocorrida em Fevereiro / Marlo.

      O portfólio vai ficando maior, então uma movimentação de 1% já são cerca de R$ 1.300,00 ... Isto mexe demais com nosso cérebro, e preciso realmente não me ligar tanto no valor do portfólio por este motivo.

      Venho balizando minhas decisões e acompanhando o aumento da renda passiva mês a mês, este sim é um gráfico / controle motivador.

      Realmente ações tem maior liquidez, o mercado de FIIs ainda é muito pequeno comparado às ações.

      Mas, pra quem compra sem pensar em vender (meu caso), a liquidez é um problema maior na entrada mesmo, na compra.

      Abraço

      Excluir
  8. Na futebol que jogo às quartas os caras são muito chatos tipos esses seus amigos reclamam de tudo. O que fiz pra pararem de me aporrinhar foi ser mais chato que eles agora reclamo de todos os laterais, pediu falta comigo reclamo que virou marica que é pra ir jogar vôlei, se erra passe reclamo. Sou assim não mas tive que me adaptar assim eu perturbo tanto que eles não me perturbam mais por falta de oportunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VdD,

      Esta é uma boa dica kkk.

      O problema maior é que eu não reclamo, e o que é ruim é justamente isto: Se eu chuto uma bola e perco o gol, reclamam até comigo. Agora, se um deles faz a mesma coisa, ninguém reclama. Entendeu a diferença?

      Se continuarem sendo chatos em campo vou começar a reclamar também.

      O problema é que deveria ser um horário de prazer, de satisfação ao jogar futebol, acaba sendo mais um momento de estresse, e não estou buscando estresses, apenas paz.

      Abraço

      Excluir
  9. Bom resumo, qnt aos caras da bola, é assim q se ganha respeito, condomínio é um jogo de paciência mas esta em seu direito só assim que muitas coisas funcionam já sobre os Fiis o unico arrependimento que tenho é de não ter entrado logo qnd conheci, na epoca mais ou menos a 1 ano e meio, nessa epoca tudo estava em queda e ainda rondava isso de querer taxar, qnd entrei em março desse ano ja foi um pouco antes dessa subida e posso te dizer q é viciante a compra kkkkkkk os aluguéis nem se fala, eu tenho a referência e acompanho o clubefii que diga_se de passagem tem sido uma mão na roda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PZ, tudo bom?

      Acho que agora vão parar de ficar me enchendo o saco durante os jogos. Tudo bem que podem reclamar, mas estão passando do limite. Reclamam até quando faço gol kkk.

      Não conheço o clube FII, já vi a página, mas não acessei.

      Estou viciado também nos FIIs, hoje inclusive fiz compras, mais R$ 700,00 investidos em BCFF (era dia dele hoje), mas estou com planos de comprar uma casinha até 100K (se eu achar) p/ gastar 50K de FGTS e financiar 50K, se o fizer aí terei meus próprios FIIs rsrs, pretendo construir umas casinhas pra alugar, se houver espaço, ou alugar apenas a casa que comprar mesmo. Direcionarei 1 ano de aportes a este empreendimento, até pagar o financiamento.

      Tomara que eu encontre uma boa casa, estou doido pra ‘entrar nesta dívida’, que será muito boa por sinal.

      Abraço

      Excluir
  10. Futebol para mim é diversão.
    Quando me mudei para Belo Horizonte, fui convidado para uma pelada com o pessoal do serviço.
    Topei, of course, quem não gosta de uma pelada?
    Não sou nenhum craque, mas garanto que não prejudico time algum.
    No entanto, começada a pelada, quando errei um passe, nego já me encheu o saco. Em outro lance, recebi a bola e chutei para o gol, tendo errado o gol, quando me xingaram novamente. Até parece que ninguém ali tinha errado passe e não acertado o gol.
    Após essa segunda chamada de atenção, simplesmente pedi para ser substituído e disse para o colega que me convidou que para mim futebol é diversão. Se fosse para me estressar com o jogo, prefiro ficar no trabalho (lá sim podem me chamar a atenção por erros).
    Nunca mais joguei com o pessoal do serviço.
    Só jogo com a galera com quem eu jogava antes.
    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Pensamos da mesma forma: Ali é diversão, ninguém é profissional, ficar 10 minutos na ‘de fora’ não mata ninguém e dá chance para todos brincarem.

      Acontece comigo a mesma coisa ... Foda que entrei nestas duas ‘peladas’ a convite de um colega do trabalho, então os caras de lá não são meus ‘brothers’, então estes caras mais chatos reclamam com mais vigor. O que eu fico puto mesmo é isto: Se o cara não toca, você sozinho na área, e ele chuta e perde o gol, ninguém reclama, e eles mesmo ficam calados. Aí se você resolve arriscar um chute e não faz o gol, reclamam até.

      Já teve vez que reclamaram até quando fiz gol, que eu deveria ter tocado e que ‘dei sorte’ ao fazer o gol kkk.

      Eu ainda estou durando muito pois 80% da galera é gente boa demais, e a pelada é a mais organizada que já joguei, quadra excelente, perto de casa.

      A outra que jogo já faço ‘parte da galera’, aí já é mais zoeira mesmo, brincadeira, passou desta fase.

      Legal sua história com o futebol, tente voltar e xingue eles também kkk.

      abraço

      Excluir
  11. Boa tarde,
    Eu tenho lido bastante sobre investimentos, porem continuo perdido.
    Tenho cerca de 300 mil reias (que estao em dolar e eu preciso trocar antes que o dolar se desvalorize mais ainda, pois ja'perdi quase 100 mil pq nao troquei tempos atras)>
    Eu gostaria de investir este dinheiro da maneira mais inteligente possivel pois estou sem trabalhar e preciso de uma renda.
    Poderia me ajudar com dicas?
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola.

      A primeira dica e: Nunca siga dicas.

      Pesquise muito e va aplicando seu dinheiro aos poucos.

      Se nao souber o que fazer, deixe na poupanca se desconhecer tudo de investimento, ou se ja tiver corretora Tesouro Selic seria uma boa escolha.

      No mais, depende muito do seu perfil: Qual sua idade, seus objetivos, o que pretende gerar com o dinheiro.

      Eu com este valor em maos, sem ter outro uso, provavelmente iria de 50% renda fixa e 50% FIIs.

      Eu nao sou adepto de acoes.

      Grande abraco e sucesso na aplicacao.

      Excluir
    2. OlA,
      Muito obrigado plea resposta.
      Eu estou prestes a completar 40 anos. Meu objetivo seria fazer este dinheiro girar para que eu posso me manter (uma vida simples, sem exageros) e tambem para que meu patrimonio aumente, pois 300k nao me da' uma IF de fato...
      Eu ate pensei em comprar um terreno e construir uma ou 2 casas nele e depois vender estas casas, pra gerar um capital, mas nao sei se isso de fato seria algo retanvel diante desta crise...
      A verdade é que estou meio perdido. Passo muito tempo pesquisando como e onde investir mas nao sei ainda...
      Obrigado pelo retorno

      Excluir
    3. Ola.

      Sugiro investir na construcao somente se tiver tempo e souber bem, ou ter alguem que lhe auxilie com maior experiencia.

      300K pra construcao, dependendo de qual sua cidade e preco do lote, pode nao ser suficiente. Na minha ultima construcao nao seria suficiente.

      300.000 reais gerariam pra mim cerca de 3.000 mes, provavelmente eu gastaria no maximo 1,5 a 2K, e ainda poderia sportar o restante, mas, de fato a grana e curta, pois haveria meses com maiores gastos.

      Como este e seu dinheiro de toda vida, perder seria muito complicado, entao eu iria como disse de FIIs que ao longo do tempo escolhendo bons FIIs tendem a aumentar o valor e os alugueis (mesmo com o periodo conturbado e com vacancias) e parte em renda fixa, se tudo der errado voce dividiu o valor.

      Com toda sinceridade, va de tesouro selic, com resgate imediato. Se tiver duvidas, deixe na poupanca, pelo menos ira te gerar uns 1700 mes, ate que voce tenha confianca de aplicar todo valor.

      Sugeriria ate que vc fosse aplicando de pouco em pouco, tirando da poupanca e aplicando, pois investir tudo de uma vez pode te deixar preocupado, se vc considerar os precos de sua carteira de FIIs, que podem aumentar e abaixar ...

      Hoje to com 131 mil em FIIs e ainda fico surpreso de ver as variacoes. Hoje mesmo 'perdi' 700 reais rsrs, mas no meu caso eu entrei pela renda mesmo, e independente se cai 300 ou sobe 1000 no dia o importante e eu receber meus alugueis todo mes e reaplicar.

      Agora pergunto: O que vc fazia com uma quantia tao grande de dolar e pq nao vendeu quanto estava uns 4,20?

      Abraco

      Excluir
    4. Vender os dólares agora, na minha modesta (e leiga) opinião não seria um bom negócio, vejo com muita dificuldade descer abaixo de R$ 3,20 então você estaria vendendo no fundo do poço. Se tem medo de cair ainda mais venda uma parte agora e invista com calma pensando nos seus objetivos: Prazos curtíssimos (3 meses) e reservas primárias de emergência(pagar franquia de seguro, arrumar ou trocar eletrodomésticos e etc) vai de poupança, para curto prazo (3-12 meses) estudaria uma LCI ou LCA com pelo menos 85-90% CDI, Médio prazo (12-24 meses) depende se você deseja liquidez ou não, sem liquidez pensaria em LCI e LCA a 90-95% do CDI, com liquidez Tesouro Selic ou um BOM Fundo rendendo acima do DI com baixíssima administração (1% no max). Acima de 2 anos CDBs começam a ser interessantes, geralmente não tem liquidez, no caso de desejar liquidez vá de tesouro selic ou novamente um Fundo DI. A partir de 5 anos consideraria Tesouro IPCA, pensando em complementação de renda com Cupom, em taxa com pagamento no vencimento, no caso de emergência você pode vender a preço de mercado, mas sem garantia de rentabilidade, se puder esperar até 2035 ou 2050 pode ser uma boa oportunidade com a taxa de cerca de 6% já que no longo prazo você trava uma taxa de juros real que pode ser bastante atrativa porque só no Brasil se paga isso (no futuro a tendência é a fonte secar).

      Excluir
    5. Com 300k, com a insegurança que eu percebi em você ( pode ser que eu esteja enganado ), eu iria de 50% renda fixa ( Tesouro Direto ), e 45% de FII e somente 5% em ações, pois acho interessante para aprender sobre, fazer testes, se acostumar ao risco sabe... já que o valor vai ser pequeno proporcionalmente, você usa para aprender mais sobre investimentos.

      Construção acho ótimo, tenho vontade de mexer, só que na minha cidade que é muito pequena, com a atual crise, não gastaria esse dinheiro sabendo da sua situação, é muito arriscado você por a grana e depois ficar com o imóvel encalhado

      Excluir
  12. VDC,

    Que surpresa... fui até citado rs .. obrigado ...

    Sobre a questão da "paz" sempre falo isso ... não preciso ser o cara mais rico do mundo .. com o melhor carrão .. com a casa mais bonita ... só quero viver em paz... tranquilo ...

    Com relação aos juros futuro uso a curva de 2019 pra referencia .. porque fiz um puta estudo e decidi que essa é a melhor do mundo? Não .. pq o título do td mais curto pré fixado que posso comprar hoje é 2019 .. simplesmente por isso ... ela esta zigzagueando .. mas tem consigo fazer novas mínimas... em 12/05 12,20 .. em 27/06 12,16, hoje 12,12 ... a correlação dos fiis é negativa com a curva de juros.. ela cai .. os fiis sobem ... como a projeção de muita gente é 10%.. na média os fiis devem passar por mais valorização... o único risco é a tributação que de vez enqd desenterram isso ..

    Até as ações resolveram subir rs ....



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Rodolfo,

      Voce e referencia hehe, mais posts seus sobre suas teorias seriam muito bem vindos, ajudaria muito a blogosfera de financas.

      Fiis seguem bem a selic mesmo, faz todo sentido, basta acompanhar os graficos de 2010 pra ca. E a curva de juros tambem.

      Espero que os FIIs continuem neste patamar, sem grandes sustos.

      Abraco

      Excluir
  13. Nem ao céu nem a terra. Devolvo o que me dão, seja bondade, educação, arrogância, ignorância ou prepotência. Tem dado certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola VDA.

      Tambem sigo este modelo, trato bem quem me trata bem.

      Por mais que a biblia diga que devemos amar nossos inimigos, infelizmente na pratica se fizermos isto seremos ainda mais pisados.

      Abraco

      Excluir
  14. VDC,

    Vc menciona que está ganhando com "empréstimos garantidos"... não entendi bem. Vc empresta isso pra pessoas físicas de sua confiança ou seria alguma transação em corretora?

    Poderia explicar melhor?
    Obrigado!
    Pãodurismo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pãodurismo,

      Tenho alguns colegas empresários, e eu injeto valores p/ o capital de giro deles, e grandes compras. Eles pagam a vista e me repassam alguns percentuais, que são bem generosos dependendo do valor.

      É bastante arriscado, mas, até o momento tem dado certo e não tenho tido problemas. Pretendo continuar.

      Abraço

      Excluir
    2. Legal... vou fazer uns contatos pra ver se consigo fazer isso. Apesar do risco, realmente as rentabilidaddes podem ser altas.

      Além de vc ser construtor e gostar de investir em FII, me tira uma dúvida... a galera monta a carteira e fora muito em divulgar/medir os aluguéis... mas os preços do papel oscilam, certo? Pois estão em mercado secundário (bolsa)...

      Ao que entendi, é possível que o aluguel se estabilize ou aumente, mas é possível que o papel perca valor... e consequentemente, vc perde patrimônio... correto?

      E outra coisa: se eu quiser me livrar dos FIIs e vender tudo, tenho que pagar 20% de IR sobre a valorização do papel? Li isso numa corretora hoje (Socopa) e fiquei confuso... agradeço se puder comentar.

      Sou muito conservador e estou me informando sobre RV... muito inclinado aos FII.

      Abraço!

      Excluir
    3. Ola.

      Sim, FII e renda variavel, entao voce pode ganhar ou perder patrimonio, mas pra aplicar em FIIs o primeiro conceito e esquecer a questao "perder ou ganhar", esquecer a questao preco e focar em comprar FIIs bons, de valor.

      Eu so comecei a ter "lucros", digo entre aspas pois nao pretendo vender para embolsar este lucro, quando parei com este conceito de comprar algo pra esperar subir e revender. O que vale mesmo e acumular, mes a mes aumentar as receitas provenientes dos FIIs e reinvestir.

      Sobre venda de cotas, ao contrario das acoes nao ha limite sem imposto de renda: Toda movimentacao com lucro, voce paga 20% ao governo.

      FIIs aparentemente estao recuperando as perdas de 2013,2014, mas sao investimentos de longo prazo.

      Calculo que em 8 anos, independente do preco das cotas, mantendo o nivel atual de rendimento, eu terei todo meu dinheiro aplicado de volta na forma de alugueis, claro, se mantidas as mesmas taxas atuais.

      Eu ja tive imovel alugado e os FIIs se encaixaram como uma luva, alem da variedade: Tenho predios com lajes corporativas, hospitais, agencias bancarias, fundos de fundo, e papel, que e a minha renda fixa, apesar da variacao dos precos.

      Sobre os emprestimos, e uma atividade de muito risco, dependendo da pessoa que for seu tomador de emprestimo,.mas de fato e muito rentavel.

      Abraco

      Excluir
    4. Valeu pela resposta!

      Sobre os empréstimos, troquei uma idéia com meu irmão, que conhece muita gente do interior... e ele disse que só faria isso se fosse pra familiares, pois conhece vários casos de pessoas que pegaram $ emprestado, não tinham como pagar... e passaram a perseguir quem emprestou (é mole???)... disse que muito emprestador morreu de graça.

      Depois dessa, desanimei rsrsrsrs vou ficar onde estou mesmo.

      Excluir
  15. Parabéns pela carteira e pela renda passiva, muito bom mesmo VdC...

    Estou na luta tentando aumentar a minha também, espero em algum tempo superar também essa barreira do R$1K mensal...

    TamoJunto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola LD,

      Obrigado amigo.

      Esqueca rentabilidade, busque aumentar o aporte e assim consequentemente voce estara aumentando a renda passiva.

      Atingi 1K tem pouco tempo ja esta em aproximadamente 1.300K, esta subindo muito bem, de forma tranquila.

      Valeu

      Excluir
    2. VdC, infelizmente esse ano está muito ruim pra aportar, as despesas estão aumentando muito e não tem sobrado quase nada, por isso tá difícil pra mim, mas sempre que dá eu tento aportar um pouquinho...

      Parabéns novamente pela renda passiva, muito boa!!

      Abraços!!

      Excluir
  16. Vou adicionar seu blog na lista dos meus blogs parceiros, VdC, se possível adiciona o meu! Tamojunto rumo a IF e nos FIIs :)

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou dar uma lida nos seus posts e te adiciono quando usar o computador.

      Abraco

      Excluir

Olá caro leitor! Responderei brevemente! Algumas vezes não recebo a notificação de novos comentários em postagens anteriores a 5 dias, caso não veja seu comentário, me avise pela postagem mais recente, tá bom? Um abraço e obrigado! Viver de Construção

Anúncio Google:

Pesquisar no Blog ...

Postagens Populares ...