Viver de Construção

Blog sobre Investimentos e Tranquilidade Financeira ...

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Pare de Operar Notícias: Seu Dinheiro Agradece

.
.

Boa tarde senhores do Milhão. A luta continua.

Estou de volta, não demorou nem 4 dias o fim do blog, realmente escrever aqui é algo que considero prazeroso e que vale a pena sim tentar alertar os leitores sobre as armadilhas do mercado, além de continuar trocando ideias com os demais investidores.

O número de comentários no último post me deixaram satisfeitos, pois mostra que muita gente lê sim, mas não tinha tempo mesmo de comentar.

Outra coisa que vi: Eu esperava uma enxurrada de comentários maldosos e depreciativos, não tive nenhum comentário excluído, ou seja, o público deste humilde blog é realmente diferenciado.

Seguindo uma nova abordagem para o Blog, onde pretendo comentar assuntos diversos, além de manter meu Post fixo sobre Obra, Trabalho, Dividendos da Sociedade, Vida Pessoal, Trades, terei alguns outros posts variados, como este primeiro, baseado na minha visão do mercado.

O mercado é irracional. Eu já comentei isto algumas vezes e volto a repetir, pois tivemos novos capítulos nesta novela já conhecida.

Se uma coisa eu tenho a oferecer a quem lê este humilde blog é: Pare de operar notícias na bolsa de valores.

Mostrarei alguns casos que confirmam esta irracionalidade do mercado e como a maioria parece ter prazer em perder dinheiro em bolsa de valores:

.
.

Caso 1: Possível Imposto de Renda sobre Fundos Imobiliários

Ontem houve a informação de que, na surdina, um deputado colocou em pauta uma medida que visava começar a taxar aplicações financeiras de renda fixa, além dos fundos imobiliários.

O que o mercado fez? Operou com notícias ... IFIX ontem caiu quase 5%, uma verdadeira catástrofe no que tange aos fundos imobiliários, cuja variação em média é sempre baixa, independente das movimentações dos principais índices, como IBOV.

Meus fundos e da maioria dos blogs de finanças simplesmente despencaram, variando entre 3 a 6% de queda, o que é muito, mas muito incomum.

Na minha cabeça ontem, uma voz dizia “vende, vende, acaba com o prejuízo, vende isto, aplica em outra coisa, saia da bolsa”.

É este o pensamento que devemos evitar, e é por este motivo que o Bastter sempre comenta que não devemos olhar cotação, justamente por que a maioria não consegue dominar o emocional.

Apesar desta luta interna, meu racional prevaleceu, pois este é um investimento que pretendo levar por muitos anos, por acreditar numa valorização dos imóveis (eu construo e vejo o mercado e sei que os custos de construção e materiais estão em crescente, logo, o mercado em si tem maior probabilidade de crescer junto).

E outra frase que eu sempre uso: Não importa a rentabilidade no início da formação da bola de neve dos juros compostos, o que importa no início é o tamanho do aporte.

E mais uma frase, plagiada do Bastter: Pare de girar seu patrimônio.

Ontem eu pensei: Beleza. Vendo agora com prejuízo. E o que é que eu vou fazer com o dinheiro? Aplicar na poupança para ter 0,6%? Ir para outro investimento “mágico” que me faça recuperar o prejuízo na venda? Ir tentar fazer um Daytrade na base do “Tudo ou Nada”, ou seja, se o trade der certo, ótimo, se não der, vira investimento para longuíssimo prazo?

Nada disto. Manterei meu investimento intacto, pois antes de comprar algo eu penso muito bem, e não tomo decisões precipitadas.

Como já foi dito uma vez no filme Tropa de Elite, não exatamente assim, mas isto é o que me lembro: “O pau pode tá quebrando, você vai chegar na tranquilidade, em formação, sem desespero”.

Como transformar esta frase para o mercado financeiro: “O pau pode estar quebrando, a bolsa derretendo, você não vai tomar atitude alguma durante o pregão, pois o seu plano de risco deve ter sido feito antes do pregão”.

Outro ponto: Quando seu ativo, que era bom, passa a estar numa situação ruim, você não vende tudo de uma vez. Você deve sair da mesma forma que entrou, ou seja, aos poucos.

Difícil pensar assim? Sim e muito. Por isto a maioria perde dinheiro. E eu já estive deste lado que perde dinheiro, pois eu teria vendido tudo ontem, no fundo, em pânico.

Tecnicamente falando, nada mudou em relação aos fundos. A tal reunião de taxação foi postergada para Fevereiro de 2016, e muitos que operaram com a notícia aprenderam uma lição: Não opere notícias.

Por que também é importante não operar notícias: Você realmente pensa que grandes investidores, fundos que gerem bilhões de dólares e investem no Brasil, não saberiam desta informação de forma privilegiada e antes do mercado? Muitas das vezes estas notícias já estão precificadas, mas a chamada manada gera um desespero tão grande, que acarretou numa queda vertiginosa como a de ontem, visto que, ao contrário das ações, a liquidez e volume de fundos imobiliários é bem menor.

Se realmente houvesse a taxação de 17,5%, isto significa que os rendimentos cairiam 17,5%, mas, nos fundos com rendimento acima de 0,8% ainda seria viável permanecer, abaixo disto, realmente compensaria manter o valor na poupança.

O que demonstra a irracionalidade do mercado: Se ontem o IFIX caiu 5% com a notícia da taxação, com a notícia da taxação deveria subir pelo menos próximo ao patamar anterior, e no momento não passa de 1,7% de alta.

.
.

Caso 2: A prisão do banqueiro Andre Esteves

Quando a notícia da prisão do banqueiro Andre Esteves surgiu na mídia, o impacto foi imediato: As ações do BTG Pactual despencaram, no ano de 2015 já são quase 50% de queda (no momento, com a subida de 11% da ação BBTG11 este número esta em 42%).

O que me causou uma surpresa foi que, o BRCR, que é um fundo apenas administrado pelo BTG Pactual, despencou dos R$ 108,00 para R$ 100,00 ... Uma queda absurdamente alta em relação aos demais fundos administrados pelo mesmo BTG Pactual.

Neste momento acaba de sair a notícia de que Andre Esteves foi solto. A ação chegou a subir mais de 11% ... Agora esta 7% ... E quem sabia deste alvará de soltura, antes do mercado, pode ter lucrado no mínimo 8 a 10% ....

O que me causa estranheza é: Quando o banqueiro foi preso, o BRCR caiu 6%. Agora, soltam o banqueiro, e não sobe mais que 1,5%, e olha que são duas notícias consideradas “boas”: A soltura do banqueiro e a postergação da votação da taxação dos fundos imobiliários.

.
.

Caso 3: Variados

Já presenciei e vivenciei vários investimentos de pessoas gananciosas que terminaram em falência.

Alguns casos que gosto de relembrar: Banco Cruzeiro do Sul

O Banco Cruzeiro do Sul, na época, eu frequentava um fórum de investidores. Se posso prover uma dica para vocês também é: Fuja de fóruns sobre investimentos. A maioria são perdedores, gente que já perdeu tanto patrimônio e se acostumou a continuar na lama enfiando dinheiro bom em negócios ruins.

.
.

Lembro que havia uma expectativa muito alta da compra do Banco Cruzeiro do Sul por um dos outros grandes bancos (Bradesco, BTG, etc.).

O que uma pessoa do fórum fez: Ele vendeu um apartamento bem abaixo do preço, pegou o dinheiro e colocou todo em ações do Banco Cruzeiro do Sul. Aparentemente ele já tinha algum negócio em mente, me parece que ele venderia o apartamento para comprar um maior, e como já estava negociando a venda, reduziu o valor para o comprador, e com o dinheiro na mão a brilhante ideia foi: Com a compra do Cruzeiro do Sul, meu capital irá duplicar, e eu não precisarei financiar o novo imóvel ...

Na teoria o plano era realmente bom, e tudo indicava um final feliz.

Mas ... Chegou o fatídico dia, onde pela falta de acordo para a compra do falido banco, foi decretada a falência do Cruzeiro do Sul ...

Não tive notícias do usuário do fórum, a última notícia foi a de que ele se separou (a mulher não aceitou e pediu a separação).

Vi casos de OGX, MMX, LLX, MILK, Mundial ...

Resumo do Post:

O resumo de tudo o que foi descrito é: Não opere notícias.

O que melhor se aplicou ao meu perfil foi realmente investir em fundos imobiliários, baseados em fundamentos, e não mais em análise técnica.

A paz que tenho atualmente é muito maior, do que quando operava Daytrade ou SwingTrade com ações.

Neste ponto tenho que concordar com a filosofia Bastter: O que te enriquece é trabalhar, poupar, viver, caminhar, e investir em valor.

.
.

Um abraço a todos

VDC – VIVER DE CONSTRUÇÃO

20 comentários:

  1. VDC sobre FII taxação esta no preço das cotas.
    Agora a maior parte dos fundos pagara algo em torno de 0,70% 0,80% de yield já com alíquota de imposto.
    Dada que a selic vai subir em janeiro e nosso Brasil se tornou lixão, boa parte do mercado embuti no preço dos ativos este risco.
    Que comprou agora vai exigir um premio de risco maior isso é natural.
    A manada sai vendendo, porem investidores institucionais que já eram taxados vão comprar mais e agradecer.
    Os traders viram para cima para vender no lucro também.
    Quem investimentos seriam afetados FII, debêntures,lci, lca, também, taxas do TD de acordo com o tempo de investimento.
    Além de CRI e outros instrumentos, resumindo o governo ta quebrado precisa arrecadar.
    A taxação é quase certa dada realidade dos cofres públicos seria uma espécie de confisco forçado.
    Lembrando que o jcp da ações também seriam afetados de acordo com medida.
    Agora porque em sã consciência preço teriam que ficar inertes sendo que os ativos agora valem menos?
    O bastter fala muito mas sempre diz a mesma coisa! preço importa, mas não é fator fundamental.
    Não cai na lábia do extremismo fundamentalista do bastter,apenas siga sua estratégia.
    Lembrando que buy holder vitorioso olha preço! nunca vi alguém vencer no mercado comprando a esmo sem olhar preço.
    Tranquilidade aportes mas não esqueça de embutir a alíquota o preço dos ativos.
    O que valia ontem não vale mais hoje assim é o mercado.





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Anonimo. Eu discordo em muitas coisas da metodologia Bastter, mas neste caso a variacao brusca de preco ocorre nao pela precificacao em si, mas principalmente pelos pequenos investidores que vendem a qualquer preco em panico.

      Se a Selic subir, sera mais uma porrada nos combalidos FIIs, entao sera a hora que terei que pensar muito bem se valera a pena manter uma parte do patrimonio, principalmente se houver reducao do yeld.

      So tem um cenario que me faria vender tudo, que seria fazer caixa para um empreendimento maior, construir um predio, por exemplo, mas so se eu resolver alavancar mesmo, pois no meu plano ainda terei 3 a 5 anos de casas geminadas para formar o capital suficiente ...

      Abraco

      VDC

      Excluir
  2. Outra coisa legal nesses casos que as quedas são por pura especulação voce pode até comprar mais do Fundo ou da Ação Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste caso sim, pois nao houve a confirmacao da tributacao para uma posterior analise dos fundamentos.

      Eu aproveitei e comprei 2 FIIs, no proximo post citarei.

      Abraco

      VDC

      Excluir
  3. Eu sempre ouvia, "a bolha vai estourar!!!" E um Zezinho aqui na contramão da galera, passou a construir mais ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola VDA. Eu tambem ouco isto ha mais de 6 anos. Fico pensando se eu tivesse dado importancia, achi que nao teria metade do atual patrimonio. Abraco

      Excluir
  4. Oi VDC, que bom ver seu blog "funcionando". Eu acho sua estratégia vencedora no longo prazo e acompanho seu blog para confirmar esta minha expectativa. Quero ver voce sempre crescendo. Acredito em quem produz coisas tangíveis para a economia. Só tenho a concordar com a questão de hoje. Operar noticia é uma burrada. Ao contrário, estar bem informado sobre a economia , para fins de definir estratégias de longo prazo, é outra coisa totalmente diferente. O que me preocupa é justamente ver o desespero do governo para arrecadar as custas do cidadão (investidor, trabalhador, empregador, empreendedor).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola. Com certeza, sao coisas totalmente distintas. Para o proximo ano a tendencia e piorar, uma simples medida como a CPMF afetara meu custo de forma consideravel, pois eu movimento muito capital em transferencias. Esta uma situacao desanimadora mesmo. Abraco

      Excluir
  5. Bom....penso que mesmo com uma possível taxação dos fundos imobiliários... Continuará na minha carteira como investimento na área imobiliária. Exemplo: alguém compra um imóvel por 200 mil reais, será que conseguiria alugar por 1200 ? Cerca de 0.6 % de rendimento, fora as dores de cabeça com inquilino. Vamos torcer pra que essa indecência de taxação não seja aprovada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Beto. Esta correto, alem de ter IPTU anual, o que derruba ainda mais o rendimento bo aluguel de imoveis nesta faixa. A unica faixa de imoveis que fica proximo ou ate acima de 1% sao os de baixa renda, assunto dominado pelo Viver de Aluguel.

      Caso haja taxacao dos FIIs, a probabilidade de comecar a investir nesta modalidade do VDA e bem alta, por eu ja conhecer um pouco do negocio.

      Abraco

      Excluir
  6. Muito bacana o artigo. Bons exemplos.
    Operar notícias sempre foi a maior fria. Notícias da grande mídia ou já foram precificadas ou é pura fantasia mesmo.
    Em geral, nem da tal "operação" eu gosto, sou um investidor, não gosto de competir com robôs quantum, mas respeito quem o faz com responsabilidade.
    Operar a notícia não é seguir a manada, é ser a própria manada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Carvalho. Eu ja operei noticias, uma vez em HRTP3, nem preciso comentar o resultado ne? Ja fiz muita coisa errada rs. Abraco

      Excluir
  7. Só as sardinhas operam noticias. Te garanto que nenhum institucional saiu vendendo FII ontem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Uo, e sempre assim ... Sardinha e mestre em comprar no topo e vender no fundo em panico, comprar no trade e se tornar B&H, entrar na analise tecnica e mudar para fundamentos ... O problema e que entram na bolsa para enriquecer, e nao para aumentar o capital ao longo do tempo. Abraco

      Excluir
  8. Ontem mesmo realizei a compra de 15 cotas do JSRE11 por conta do desespero e hj realizei as compras restantes deste fii para eu finalizar este mês. É incrível que qualquer notícia o movimento é brusco para o positivo ou negativo. Sigo meus conceitos e estudando minhas aplicações!
    O que importa é eu estar empregado, de bem comigo mesmo e aportando sempre, pq lá na frente tenho certeza que colherei os frutos.

    Abs!

    ResponderExcluir
  9. A filosofia que sigo é bem simples: Compre um ativo pelo seu valor, não se importe pela sua variação de preço e nem noticias!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. As vezes penso que ir contra a ''correnteza'' é o mais indicado..

    ResponderExcluir

Olá caro leitor! Responderei brevemente! Algumas vezes não recebo a notificação de novos comentários em postagens anteriores a 5 dias, caso não veja seu comentário, me avise pela postagem mais recente, tá bom? Um abraço e obrigado! Viver de Construção

Anúncio Google:

Pesquisar no Blog ...

Postagens Populares ...